quinta-feira, 24 de junho de 2021

Cinco Razões

Eu fiz uma enquete no Patreon que indicou que as pessoas queriam que eu fizesse alguns posts sobre como ir do Cristianismo para o Paganismo. Se você é novo no paganismo, pode não saber todas as razões pelas quais o paganismo é muito melhor do que o cristianismo. Neste post, apresento cinco razões excelentes pelas quais o paganismo é melhor que o cristianismo.

1. O pagão não tem pecados

Os pagãos não precisam se preocupar com pecados, porque não há nenhum no paganismo. Sim, nós temos as 9 Nobres Virtudes e outros enfeites, mas quando se trata de alguém nos julgando, isso simplesmente não acontece. Não significa que os pagãos não tenham regras que devem obedecer quando se trata de moralidade, mas eles estão mais interessados ​​em honra, juramentos e comportamento correto do que se preocupar se alguém vai nos julgar por não sermos tão bons como poderíamos ser com nossa família ou contamos mentiras inocentes.

Se existe algo parecido com o pecado no paganismo, é o juramento, o assassinato e o adultério. Então, os bandidos acabam tendo seus cadáveres roídos por Níðhǫggr, o dragão / serpente em Nastrond, presumivelmente quando o dragão não está roendo a raiz de Yggdrasil.

O cristianismo, por outro lado, tem pecado. Grande momento. Mentira? Esse é um pecado que pode danificar sua alma. Fale com seus pais? Pecado. Jure usando “Deus” ou “Jesus Cristo,” e você blasfema. Indo para o inferno com certeza sem algum tipo de absolvição. Os católicos são grandes no confessionário e nos sacramentos. Sem eles, você está definitivamente na lista de punição eterna.

2. O pagão tem Hel[heim], mas não é um lugar de tormento

Quando as pessoas morrem, elas vão para um lugar de descanso em Helheim . Se eles morrerem em batalha, eles irão para o Fólkvangr de Freyja   ou para o Valhalla de Odin. Freyja fica com a primeira escolha daqueles que morrem em batalha. O resto se junta a Odin em Valhalla para lutar e festejar.

Alguns dos mortos vão para os salões de seus deuses ou deusas patronos. Apenas as pessoas realmente más acabam em Nastrond para serem mordidas por Níðhǫggr. (Quebradores de juramentos, adúlteros e assassinos.) O que as pessoas em Helheim fazem? Eles fazem as mesmas coisas que faziam quando estavam na Terra, mas é mais pacífico e não tão difícil para eles.

O Cristianismo tem céu, inferno e purgatório. O paraíso para aqueles que seu deus considera dignos de conviver. Inferno para quase todos os outros. Purgatório para aqueles que pecaram um pouco ou que tiveram o azar de não serem batizados, tendo pecado original. Com exceção do purgatório, o céu e o inferno são eternos.

3. Você tem mais de uma alma

Parece incrivelmente estranho no contexto cristão, mas os pagãos acreditam que temos mais de uma alma. Já vi vários escritos diferentes que dizem respeito à alma, mas pelo que posso deduzir , nossas almas consistem em hugr (razão), mynd (memória - também vi minni), hamingja (sorte), fylgja (buscar), hamr (a pele ou corpo físico) e ørlög (ações nas quais o destino se baseia). Provavelmente há outros que ainda não descobri, mas esses parecem ser os principais. Sim, provavelmente pulei alguns. Lide com isso.

Essas almas são amarradas e se separam quando morremos. Alguns vão para nosso lugar de descanso, seja Helheim ou um dos salões dos deuses; outros permanecem nesta Terra para reencarnar em outro corpo. A hamingja e a fylgia normalmente reencarnam quando morremos. Hamingja ou sorte - boa e má - muitas vezes pode seguir famílias ou clãs. Hugr e mynd geralmente vão para a nossa vida após a morte. Outras partes de nós mesmos morrem, como o hamr e o lic (que é o corpo).

O Cristianismo acredita que você tem uma alma e o destino dessa alma depende se você acredita no deus deles e se comporta da maneira que o deus deles deseja que você se comporte. Se estrague tudo e você praticamente vai para o inferno.

4. Você não precisa fazer proselitismo

Uma das coisas boas de ser um pagão é que você não precisa converter ninguém. Na verdade, a conversão é algo que não fazemos porque imaginamos que você vai descobrir por conta própria ou não. Existem outros deuses e outras religiões para verificar se você não acredita em nossos deuses. Acreditamos no que acreditamos, e se você quiser acreditar, tudo bem. Se você não fizer isso, tudo bem também. Todos nós descobriremos no final quem está certo e quem não está. Ou se os ateus estiverem certos, não saberemos e nem nos importaremos.

Nossas vidas se concentram no aqui e agora, ao invés de obter recompensas eternas ou tortura. Preocupamo-nos com a nossa honra e com a forma como nos comportamos, não porque alguém vai nos castigar, mas porque somos os nossos feitos.

Os cristãos, por outro lado, exigem que não apenas acreditem em seu deus, mas também "espalhem as boas novas". Muitos sabores do Cristianismo exigem que seus seguidores saiam e irritem outras pessoas a fim de convertê-los.

5. Não se relaciona com um só Deus? Você tem outros

No Cristianismo, você tem a Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Não se relaciona com esse deus? Bem, se você é católico ou episcopal, você tem santos, mas além disso, se você não se relaciona com o deus deles, você está muito ferrado.

O paganismo tem vários deuses , criaturas e ancestrais com quem conversar. Não é fã de Odin e Thor? Experimente um dos outros deuses ou deusas que ressoam com você. Não está interessado nos deuses? Existem espíritos da terra e ancestrais. Você pode fazer amizade com os wights e ancestrais e usar seu conhecimento e inspiração para ajudá-lo.

Existem muitas outras razões pelas quais o paganismo é melhor do que o cristianismo, mas eu me desafiei com cinco razões. Você pode ter outros motivos que não mencionei. Conte-me sobre eles nos comentários.

Original: https://www.rationalheathen.com/2019/08/15/5-reasons-why-heathenry-is-better-than-christianity/

Traduzido com Google Tradutor.

2 comentários:

A Marreta do Azarão disse...

Fazia muito tempo que eu não passava por aqui. Bom ver que você ainda mantém o blog na ativa.

betoquintas disse...

Saudações, Azarão. Eu te agradeço a visita.