terça-feira, 8 de março de 2011

Carnaval tradicional

Neste blog eu dei minha crítica ao texto de Og Sperle, divulgado no jornal virtual Extra, na coluna "Religião e Fé".
Nesta época de carnaval, onde até cristãos lamentam que o povo se joga em uma festa pagã, muito me espanta a declaração dele no mesmo jornal sobre o carnaval:
"Apesar de a religião Wicca ter suas raízes nos antigos cultos sazonais pagãos, o Carnaval não é propriamente uma festividade comemorada pelos wiccanos".
A pergunta mais óbvia é: por que os wiccanos não comemoram o carnaval? Afinal o carnaval original tem sua origem nos cultos agrários:
"As origens do Carnaval são obscuras e longínquas. Não temos como comprovar cientificamente o nascimento do Carnaval, entretanto, baseados em pesquisas da história da evolução do homem deduzimos que os primeiros indícios, do que mais tarde se chamaria Carnaval, surgiram dos cultos agrários ao tempo da descoberta da agricultura. Esclarecemos, ainda, que há dúvida quanto à data da descoberta da agricultura. Sabemos, no entanto, que o surgimento da agricultura só ocorreu após o final da última glaciação da Terra, há, aproximadamente, 10.000 anos a.C., quando melhores condições climáticas fizeram surgir nos lugares dos imensos glaciares, bosques e pradarias, ricas em recursos animais e vegetais. O novo ambiente da Terra fez com que os humanos saíssem das cavernas para os campos. Livres da predação dos grandes animais, desaparecidos, os homens evoluíram para a domesticação e criação dos animais e cultivo dos vegetais (sedentarização). Favorecidos pelo humos (ou limo) que deixava extremamente fértil as terras irrigadas pelo rio Nilo, teriam sido os povos que, primitivamente, habitavam as suas margens e que a partir de 4000 anos AC evoluíram para as unidades políticas chamadas "Nomos", os verdadeiros criadores da agricultura e dos cultos agrários. O homem começou a entrar no reino da comemoração. No momento da festa desligava-se das coisas ruins, que concretamente tinham ido embora (o inverno que o prendia aos abrigos) e saudava o que lhe parecia um bem ( a entrada da primavera, o término das enchentes do rio Nilo, o nascer e o pôr do sol), com danças e cânticos para espantar as forças negativas que prejudicavam as plantações".[CREM Pereira]
Por estas e outras que eu digo aos curiosos, simpatizantes e praticantes do Paganismo, da Bruxaria e da Wica, para tomarem cuidado com o que andam lendo.

Nenhum comentário: