domingo, 13 de março de 2011

Feriados pagãos na Ucrânia

Se você reclama de encontros online, bares decadentes e feriados pelo mundo não são o suficiente para achar o/a parceiro/a certo, pense em como era para seus ancestrais. Presos em uma vila, eles tinham poucas opções: ou suas esposas vinham da casa do ferreiro ou do oleiro? Para ter uma vidência eles tinham que confiar nos oráculos e outros métodos de auscultar a Mãe Natureza. E estas tradições tornaram-se tão enraizadas nos ucranianos que nem mesmo 100 anos de Cristianismo ou a influência do Comunismo puderam se livrar disso.
Para as celebrações de rituais pagãos mais gostosos, visite a Ucrânia no verão para o festival de Ivana Kupala. Em dezembro, o Dia de Santo André é outra oportunidade para uma boa quiromancia enquanto se despede ao sol para o inverno. A Epifania, celebrada em janeiro, ajuda a limpar os pecados - em lagos e rios gelados - mas não antes de uma boa dose de vidência. E quando paradas decadentes varrem as ruas da Europa e dos EUA, os ucranianos  vigiam pelos seus antepassados comendo panquecas durante a celebração da Semana da Panqueca.
O jeito mais fácil de experimentar o sobrenatural é reservar uma viagem a Kiev em julho. Celebrado depois do solstício de verão no dia 6 de julho, Ivana Kupala faz reverência ao Deus dos frutos da terra. Lendas dizem que se você se aventurar dentro da floresta e achar uma samambaia florindo - embora seja praticamente impossível - comece a cavar. Esta samambaia magica esconde um tesouro. O rito apareceu em filmes, desenhos e livros infantis, todos contribuindo para sua grande popularidade no país.
Ninguém realmente se aventura nas florestas a não ser em 7 de julho. Com o advento do Cristianismo as igrejas adotaram alguns elementos da tradição religiosa e popular para forçar os pagãos para a nova religião. Os ortodoxos celebram este dia como o Dia de São João Batista, quando crentes se batizam em rios e lagos. Mesmo assim o feriado moderno ainda é mais associado com magia do que com religião. As pessoas vestem camisas tradicionais e caminham ao museu a céu aberto Pirohovo na região de Kiev. Um modelo da Ucrânia do século XIX, o museu fica em 150 hectares de terras verdes e lagos rodeando casas de telhados rústicos, velhos moinhos e legítimos bares ucranianos.
Durante o dia, as mulheres tecem coroas de flores e lançam nas águas tentando adivinhar de onde seu futuro parceiro virá. Depois de testarem suas habilidades em tecer coroas, as participantes são desafiadas a colocar uma vela acesa no meio dessa tiara natural. Aquelas cujas velas queimarem por mais tempo e cujas coroas flutuarem mais longe creem que terão uma chance maior de se casarem em um ano. Os homens não se ocupam com coroas; ao invés disso eles tentam pegá-las com a esperança de se casarem com uma artífice em particular. Em outro ritual, casais pulam sobre uma fogueira, mãos dadas, para purificar a alma e mais sorte na vida.
Se, entretanto, em 13 de dezembro, sua vida amorosa não progrediu, Santo André pode dar uma mãozinha aos Deuses pagãos. O feriado é celebrado pela Europa, na Escócia, Grécia e Romênia o santo (um dos 12 apóstolos de Jesus) é honrado em orações na igreja, bares ou mesmo com um feriado bancário, em algumas vilas remotas do oeste da Ucrânia as pessoas atirarão uma bota por cima do telhado e murmurarão cânticos à luz de velas para achar um marido ou esposa. Antes de Santo André, há o sol e os pagãos precisam de uma data para darem uma festa de agradecimento em sua honra antes que ele vá dormir para o inverno. Você pode reservar uma viajem étnica para uma vila nas montanhas dos Cárpatos para ver estes rituais em ação.
Na Epifania, em 19 de janeiro, se você ainda não estiver alegremente casado/a, existem outras maneiras de espiar em seu futuro romântico. Um rito popular instrui às mulheres a irem passear e perguntarem aos passantes pelo nome, onde creem que será o nome de seus noivos. Depois se banham na água gelada para purificar seus pecados. Muitos ucranianos, especialmente os políticos que as piadas dizem ter mais pecados que todos, entram em buracos no gelo - cortados na forma de uma cruz - para honrar o batismo de Jesus Cristo no rio Jordão. O Hydro Park em Kiev, o complexo de entretenimento construído pelos soviéticos nas margens do rio Dnipro, é o lugar para ir se você quiser dar um mergulho ou ver outros mergulharem.
Em fevereiro e março chega a primavera pagã e também a Quaresma da igreja. O feriado de Maslyana frequentemente cai na última semana antes dos quarenta dias que precedem a Páscoa. Comer panquecas com carne, cogumelos ou doces recheios e ver danças folclóricas e jogos no museu de Pirohovo em Kiev nesta ocasião é uma alternativa mais autêntica do que se fantasiar para o Mardi Gras.
Fonte:
BBC [link morto]

Nenhum comentário: