segunda-feira, 14 de março de 2011

O sacerdócio wiccano

Muito bem, diletos e eventuais leitores. Aqui eu dei espaço para o texto do Herne falando sobre os aspectos do sacerdócio no texto "O que constitui o sacerdócio". O texto tem elementos importantes para se entender o sacerdócio em um aspecto mais "acadêmico".
A guisa de contraponto e esclarecimento, eu considero igualmente importante o texto da Mavesper Cerydwen faando sobre o sacerdócio wiccano, um aspecto mais específico, um texto que contém elementos fundamentais e que devem ser divulgados.
1) A etimologia de sacerdócio estar ligada a sacrifícios de vítimas nada tem a ver com a definição atual, cotidiana e vernacular de sacerdócio. Todos nós aqui estamos carecas de saber o que é sacerdócio, é uma palavra que transcendeu e muito seu significado etimológico, razão pela qual debater em cima disso é perda de tempo. Wicca tem sacerdócio. [1]
2) Questão bem diferente é saber se Wicca tem sacrifício, em termos de imolação sacrificial. Respondo em duas partes.
2a) Sem sombra nenhuma de dúvida a Wicca tem seu maior mistério centrado no sacrifício que é o Grande Rito. Na sua forma não simbólica o Grande Rito demonstra, até mesmo nas palavras ritualisticas, que o sacricífico realizado é o semen do Deus, que pelo orgasmo fertiliza o Corpo da Deusa, que é o altar ancestral erigido para esse fim, onde toda a espécie humana já celebrou. Creio que vocês conhecem o texto classico do BoS gardneriano. O sacrifício do Deus Solar não se resume na compreensão do Samhain, mas se faz a cada dia, em mil formas, em todos os ciclos de morte-vida -renascimento que vievmos no universo - desde cada uma de nossas células que morre, até nossos entes queridos, modos de vida, crenças.
As palavras ritualisticas tipícas do GR revelam bem que o corpo da mulher é o altar e o gozo do homem o sacrifício. Alias, essas palavras, com algumas variações mistéricas, são proferidas durante o ato sexual sagrado.
Alias, o BOS gardneriano para em certo momento, quando sacerdote e sacerdotisa vão realizar o ato sexual sagrado. na hora do orgasmo, o sacerdote avisa a sacerdotisa da iminência do orgasmo e ela diz : "Eu sou o altar" e ele responde : "E eu sou o sacrificio" e goza. Mais literalidade que esse sacrifício eu acho dificil alguem conceber! [2]
Creio que pela simples leitura vocês chegarão à conclusão de que somente alguem que jamais leu rudimentos sobre Wicca ousaria afirmar que ela não realiza e celebra como o centro de seus mistérios o sacrifício do Deus de Chifres.
2b) Wicca admite vítimas sacrificiais, ou seja, morte de animais realizada ritualisticamente? Aqui eu respondo que parte da Wicca realiza sim sacrifícios animais. Notadamente as tradições com maior influencia do craft inglês, onde há o animal totêmico do coven, que deve ser morte e ter seu crânio fazendo parte da estaca de 7 em 7 anos. Outras tradições de bruxaria ampliam esse tipo de sacrifício para feitiços ou outros fins. Mas muitas linhagens de Wicca eliminaram as vítimas sacrificias, permanecendo apenas com o sacrifício do GR, simbólico ou concreto. [3]
BB - Mavesper Cerydwen, na Sociedade Wicca.
Notas e comentários esparsos:
[1] Por um lado eu tenho que concordar com a Mavesper. O sentido da palavra não pode ser reduzido ao estudo de sua etimologia, mas ao seu conteúdo e contexto histórico. Por outro eu devo discordar, pois nem sempre as definições "atuais", "cotidianas" e "vernaculais" estão corretas.
[2] O GR não é um sacrifício, mas uma reencenação do mistério central da geração do mundo. E até hoje não foi divulgado o BoS gardneriano, o que existe é a citação de um trecho do livro de Aidan Kelly, o "Crafting the Art Magical - Book I", onde ele analisa um texto supostamente de autoria de Gerald Gardner - "Ye Book of Art Magical".
[3] E aqui se desfaz uma das maiores ilusões e enganos que são propagados através de textos, livros e sites da internet que a Wicca "não aceita sacrifícios de animais".

Nenhum comentário: