https://www.patheos.com/blogs/amoderndayshair/2026/09/what-do-the-gods-look-like/
Esse texto é precioso. Porque o ateu, o descrente, gosta de dizer que os animais retratariam os Deuses parecidos com eles.
Só tem um probleminha. A arqueologia encontrando estátuas de entidades sobrenaturais (Deuses) na forma de...serpentes (ou lagartos). 😏🤭
Sim — e o detalhe arqueológico torna a provocação bem mais interessante. 😏
A ideia de que “os humanos inventaram os deuses à sua própria imagem” funciona como uma explicação possível para **muitas representações antropomórficas**, mas começa a ficar menos confortável quando lembramos que algumas tradições antigas representavam divindades de maneira **não humana**.
Na Mesopotâmia há exemplos particularmente divertidos para esse argumento. O Metropolitan Museum conserva um selo acadiano, datado de cerca de **2350–2150 a.C.**, no qual aparece uma divindade serpentina: corpo humano na parte superior e forma reptiliana na inferior. ([The Metropolitan Museum of Art][1])
E o caso de **Nirah**, associado ao deus Ištaran, é ainda mais direto: fontes especializadas descrevem Nirah como uma divindade mesopotâmica representada **na forma de uma serpente**, sem evidência conhecida de uma representação antropomórfica. ([Oracc][2])
Há ainda toda uma tradição mesopotâmica envolvendo divindades e seres serpentiformes. **Ninazu**, por exemplo, era uma divindade ligada ao submundo, agricultura, guerra e serpentes; sua iconografia pode envolver uma figura divina com cauda de serpente. ([Oracc][3]) E o próprio **Marduk** possuía como animal-símbolo o *mušḫuššu*, o famoso “dragão-serpente”. ([Oracc][4])
Então a piada fica quase pronta:
> “Os deuses são apenas projeções psicológicas dos seres humanos.”
A arqueologia:
> **“Tem certeza?”**
Porque aí aparece o pesquisador com uma peça de quatro mil anos:
> **“Senhor, encontramos o deus.”**
> “Como ele é?”
> **“Uma cobra.”**
> “...”
> **“Ou uma criatura com corpo de cobra.”**
> “Mas os humanos inventaram os deuses à própria imagem!”
> **“Então o senhor precisa conversar com a cobra.”** 🐍
E existe uma ironia adicional: **nem toda serpente encontrada em contexto arqueológico pode ser automaticamente identificada como uma divindade**. Os próprios especialistas fazem essa ressalva. Mas justamente por isso os casos identificados são interessantes: não estamos simplesmente dizendo “os antigos desenhavam cobras”; existem contextos em que a iconografia serpentina está efetivamente associada ao universo divino.
Ou seja: a crítica ateísta continua perfeitamente possível como **interpretação filosófica**, mas aquela versão simplista — *“Deuses são sempre humanos porque foram inventados por humanos”* — esbarra numa história religiosa muito mais estranha.
E convenhamos: **se Beto estivesse numa mesa de bar com um apologista ateu, esse seria exatamente o momento de colocar a fotografia do selo sobre a mesa, tomar um gole de café e perguntar:**
**“Então me explica essa cobra, camarada.”** 😏🐍
### E afinal, que cara têm os Deuses?
Existe uma discussão que sempre me diverte: afinal, **que aparência têm os Deuses?**
O cristão costuma ter uma resposta pronta. O ateu também.
Para um, Deus é espírito, transcendência, revelação — e qualquer representação material é apenas uma tentativa humana de representar aquilo que está além da matéria.
Para o outro, a explicação pode ser ainda mais simples: seres humanos inventaram os Deuses à própria imagem porque projetam suas características, desejos e medos no universo.
Parece uma explicação elegante.
Até você começar a olhar para a história das religiões.
Porque os seres humanos não representaram seus Deuses apenas como humanos glorificados.
Representaram-nos como touros, leões, aves, serpentes, crocodilos, felinos, híbridos, monstros, criaturas aladas e seres cuja anatomia parece ter sido desenhada por alguém que deliberadamente decidiu abandonar qualquer compromisso com a zoologia.
E então aparece a arqueologia com seus milhares de anos de distância e uma mensagem extremamente inconveniente:
**“Nós não sabemos exatamente o que isso significa.”**
Essa frase, para mim, é maravilhosa.
Porque ela incomoda tanto o fundamentalista quanto o materialista excessivamente confiante.
O primeiro gostaria que toda manifestação religiosa antiga pudesse ser encaixada numa narrativa conhecida.
O segundo às vezes gostaria que toda religião pudesse ser reduzida a uma explicação psicológica simples.
Mas a humanidade foi muito mais criativa — e muito mais estranha — do que isso.
Os antigos podiam olhar para uma serpente e enxergar perigo, sabedoria, fertilidade, morte, renascimento, poder subterrâneo ou divindade.
Podiam olhar para um animal e transformá-lo em símbolo.
Podiam representar uma divindade com corpo humano e cabeça animal.
Ou podiam simplesmente criar uma figura híbrida e deixar para nós, milhares de anos depois, o privilégio de discutir o que diabos aquilo significava.
E talvez exista uma lição aí.
**Por que presumimos que, se os Deuses existem, deveriam parecer conosco?**
Por que uma inteligência divina precisaria necessariamente ter duas pernas, dois braços, um rosto humano e aquela velha tendência de aparecer convenientemente vestida?
Talvez porque somos humanos.
É muito difícil imaginar o absolutamente outro sem utilizar aquilo que já conhecemos.
Até quando tentamos imaginar algo alienígena, colocamos olhos, boca, membros, simetria e alguma forma de rosto.
Criamos o desconhecido usando peças do conhecido.
E isso vale tanto para quem acredita quanto para quem não acredita.
O crente pode dizer:
**“Meu Deus existe independentemente da minha representação.”**
O ateu pode responder:
**“Seu Deus é uma projeção humana.”**
E eu posso olhar para os dois e perguntar:
**“E se vocês estiverem cometendo exatamente o mesmo erro?”**
Talvez o problema esteja em imaginar que precisamos decidir imediatamente entre “Deus antropomórfico real” e “invenção humana”.
A história religiosa é mais bagunçada.
Mais fascinante.
E muito mais cheia de coisas que não cabem confortavelmente em nossas categorias modernas.
E então chegamos a Lilith.
Porque eu confesso uma coisa que talvez destrua qualquer pretensão de neutralidade acadêmica da minha parte:
**eu vivo pensando na aparência dela.** 😻
Não porque exista uma fotografia arqueológica de Lilith esperando para ser encontrada em algum depósito universitário.
Mas porque a imagem que construímos de uma entidade também participa da nossa relação com ela.
No meu imaginário, Lilith não é simplesmente uma mulher bonita colocada diante de um fundo vermelho para servir de decoração esotérica.
Ela é uma presença.
Uma figura que pode ser bela, ameaçadora, sensual, irônica, majestosa, selvagem e até carinhosa — dependendo da cena.
E talvez seja justamente por isso que gosto tanto de imaginar sua aparência.
Porque criar uma imagem de uma divindade não é necessariamente afirmar:
**“Foi exatamente assim que ela apareceu.”**
Pode ser também dizer:
**“É assim que eu consigo enxergá-la.”**
Essa diferença é enorme.
E talvez seja aí que cristãos e ateus consigam ficar igualmente irritados comigo.
O cristão pode dizer:
**“Isso é apenas imaginação.”**
O ateu pode dizer:
**“Exatamente.”**
E eu posso responder:
**“Talvez. Mas então explique por que seres humanos fazem isso há milhares de anos.”**
Porque a pergunta realmente interessante não é apenas:
**“Os Deuses têm uma aparência?”**
É:
**“Por que nós precisamos dar uma aparência ao que consideramos divino?”**
E essa pergunta não pertence exclusivamente à teologia.
Pertence à arqueologia.
À antropologia.
À história da arte.
À psicologia.
À literatura.
À imaginação.
E, para alguns de nós, também à devoção.
Quanto à aparência de Lilith?
Bom...
**essa eu continuo aperfeiçoando mentalmente.**
Uma mulher poderia ser descrita em mil palavras.
Uma Deusa pode exigir uma vida inteira de imaginação.
E, sinceramente, não vejo motivo algum para parar. 😻
Afinal, se os antigos podiam esculpir seus Deuses com cabeça de animal, corpo humano, asas, chifres ou cauda de serpente...
**eu também tenho direito de imaginar a minha musa.**
E quem não gostar pode discutir com a arqueologia.
Ela já está acostumada a responder:
**“Não sabemos.”** 😏
Criado com ChatGPT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário