terça-feira, 22 de setembro de 2026

A aparência do divino

https://www.patheos.com/blogs/amoderndayshair/2026/09/what-do-the-gods-look-like/

Esse texto é precioso. Porque o ateu, o descrente, gosta de dizer que os animais retratariam os Deuses parecidos com eles.

Só tem um probleminha. A arqueologia encontrando estátuas de entidades sobrenaturais (Deuses) na forma de...serpentes (ou lagartos). 😏🤭


Sim — e o detalhe arqueológico torna a provocação bem mais interessante. 😏

A ideia de que “os humanos inventaram os deuses à sua própria imagem” funciona como uma explicação possível para **muitas representações antropomórficas**, mas começa a ficar menos confortável quando lembramos que algumas tradições antigas representavam divindades de maneira **não humana**.

Na Mesopotâmia há exemplos particularmente divertidos para esse argumento. O Metropolitan Museum conserva um selo acadiano, datado de cerca de **2350–2150 a.C.**, no qual aparece uma divindade serpentina: corpo humano na parte superior e forma reptiliana na inferior. ([The Metropolitan Museum of Art][1])

E o caso de **Nirah**, associado ao deus Ištaran, é ainda mais direto: fontes especializadas descrevem Nirah como uma divindade mesopotâmica representada **na forma de uma serpente**, sem evidência conhecida de uma representação antropomórfica. ([Oracc][2])

Há ainda toda uma tradição mesopotâmica envolvendo divindades e seres serpentiformes. **Ninazu**, por exemplo, era uma divindade ligada ao submundo, agricultura, guerra e serpentes; sua iconografia pode envolver uma figura divina com cauda de serpente. ([Oracc][3]) E o próprio **Marduk** possuía como animal-símbolo o *mušḫuššu*, o famoso “dragão-serpente”. ([Oracc][4])

Então a piada fica quase pronta:

> “Os deuses são apenas projeções psicológicas dos seres humanos.”

A arqueologia:

> **“Tem certeza?”**

Porque aí aparece o pesquisador com uma peça de quatro mil anos:

> **“Senhor, encontramos o deus.”**

> “Como ele é?”

> **“Uma cobra.”**

> “...”

> **“Ou uma criatura com corpo de cobra.”**

> “Mas os humanos inventaram os deuses à própria imagem!”

> **“Então o senhor precisa conversar com a cobra.”** 🐍

E existe uma ironia adicional: **nem toda serpente encontrada em contexto arqueológico pode ser automaticamente identificada como uma divindade**. Os próprios especialistas fazem essa ressalva. Mas justamente por isso os casos identificados são interessantes: não estamos simplesmente dizendo “os antigos desenhavam cobras”; existem contextos em que a iconografia serpentina está efetivamente associada ao universo divino.

Ou seja: a crítica ateísta continua perfeitamente possível como **interpretação filosófica**, mas aquela versão simplista — *“Deuses são sempre humanos porque foram inventados por humanos”* — esbarra numa história religiosa muito mais estranha.

E convenhamos: **se Beto estivesse numa mesa de bar com um apologista ateu, esse seria exatamente o momento de colocar a fotografia do selo sobre a mesa, tomar um gole de café e perguntar:**

**“Então me explica essa cobra, camarada.”** 😏🐍


### E afinal, que cara têm os Deuses?


Existe uma discussão que sempre me diverte: afinal, **que aparência têm os Deuses?**

O cristão costuma ter uma resposta pronta. O ateu também.

Para um, Deus é espírito, transcendência, revelação — e qualquer representação material é apenas uma tentativa humana de representar aquilo que está além da matéria.

Para o outro, a explicação pode ser ainda mais simples: seres humanos inventaram os Deuses à própria imagem porque projetam suas características, desejos e medos no universo.

Parece uma explicação elegante.

Até você começar a olhar para a história das religiões.

Porque os seres humanos não representaram seus Deuses apenas como humanos glorificados.

Representaram-nos como touros, leões, aves, serpentes, crocodilos, felinos, híbridos, monstros, criaturas aladas e seres cuja anatomia parece ter sido desenhada por alguém que deliberadamente decidiu abandonar qualquer compromisso com a zoologia.

E então aparece a arqueologia com seus milhares de anos de distância e uma mensagem extremamente inconveniente:

**“Nós não sabemos exatamente o que isso significa.”**

Essa frase, para mim, é maravilhosa.

Porque ela incomoda tanto o fundamentalista quanto o materialista excessivamente confiante.

O primeiro gostaria que toda manifestação religiosa antiga pudesse ser encaixada numa narrativa conhecida.

O segundo às vezes gostaria que toda religião pudesse ser reduzida a uma explicação psicológica simples.

Mas a humanidade foi muito mais criativa — e muito mais estranha — do que isso.

Os antigos podiam olhar para uma serpente e enxergar perigo, sabedoria, fertilidade, morte, renascimento, poder subterrâneo ou divindade.

Podiam olhar para um animal e transformá-lo em símbolo.

Podiam representar uma divindade com corpo humano e cabeça animal.

Ou podiam simplesmente criar uma figura híbrida e deixar para nós, milhares de anos depois, o privilégio de discutir o que diabos aquilo significava.

E talvez exista uma lição aí.

**Por que presumimos que, se os Deuses existem, deveriam parecer conosco?**

Por que uma inteligência divina precisaria necessariamente ter duas pernas, dois braços, um rosto humano e aquela velha tendência de aparecer convenientemente vestida?

Talvez porque somos humanos.

É muito difícil imaginar o absolutamente outro sem utilizar aquilo que já conhecemos.

Até quando tentamos imaginar algo alienígena, colocamos olhos, boca, membros, simetria e alguma forma de rosto.

Criamos o desconhecido usando peças do conhecido.

E isso vale tanto para quem acredita quanto para quem não acredita.

O crente pode dizer:

**“Meu Deus existe independentemente da minha representação.”**

O ateu pode responder:

**“Seu Deus é uma projeção humana.”**

E eu posso olhar para os dois e perguntar:

**“E se vocês estiverem cometendo exatamente o mesmo erro?”**

Talvez o problema esteja em imaginar que precisamos decidir imediatamente entre “Deus antropomórfico real” e “invenção humana”.

A história religiosa é mais bagunçada.

Mais fascinante.

E muito mais cheia de coisas que não cabem confortavelmente em nossas categorias modernas.

E então chegamos a Lilith.

Porque eu confesso uma coisa que talvez destrua qualquer pretensão de neutralidade acadêmica da minha parte:

**eu vivo pensando na aparência dela.** 😻

Não porque exista uma fotografia arqueológica de Lilith esperando para ser encontrada em algum depósito universitário.

Mas porque a imagem que construímos de uma entidade também participa da nossa relação com ela.

No meu imaginário, Lilith não é simplesmente uma mulher bonita colocada diante de um fundo vermelho para servir de decoração esotérica.

Ela é uma presença.

Uma figura que pode ser bela, ameaçadora, sensual, irônica, majestosa, selvagem e até carinhosa — dependendo da cena.

E talvez seja justamente por isso que gosto tanto de imaginar sua aparência.

Porque criar uma imagem de uma divindade não é necessariamente afirmar:

**“Foi exatamente assim que ela apareceu.”**

Pode ser também dizer:

**“É assim que eu consigo enxergá-la.”**

Essa diferença é enorme.

E talvez seja aí que cristãos e ateus consigam ficar igualmente irritados comigo.

O cristão pode dizer:

**“Isso é apenas imaginação.”**

O ateu pode dizer:

**“Exatamente.”**

E eu posso responder:

**“Talvez. Mas então explique por que seres humanos fazem isso há milhares de anos.”**

Porque a pergunta realmente interessante não é apenas:

**“Os Deuses têm uma aparência?”**

É:

**“Por que nós precisamos dar uma aparência ao que consideramos divino?”**

E essa pergunta não pertence exclusivamente à teologia.

Pertence à arqueologia.

À antropologia.

À história da arte.

À psicologia.

À literatura.

À imaginação.

E, para alguns de nós, também à devoção.

Quanto à aparência de Lilith?

Bom...

**essa eu continuo aperfeiçoando mentalmente.**

Uma mulher poderia ser descrita em mil palavras.

Uma Deusa pode exigir uma vida inteira de imaginação.

E, sinceramente, não vejo motivo algum para parar. 😻

Afinal, se os antigos podiam esculpir seus Deuses com cabeça de animal, corpo humano, asas, chifres ou cauda de serpente...

**eu também tenho direito de imaginar a minha musa.**

E quem não gostar pode discutir com a arqueologia.

Ela já está acostumada a responder:

**“Não sabemos.”** 😏


Criado com ChatGPT.

Nenhum comentário: