quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Rainha e intersexual

Por Larissa Pereira, Dayene Gonçalves e Giovanna Adelle, G1 Campinas e Região.

Eleita rainha do Jaguariúna Rodeo Festival, Fabiana Ramos, de 28 anos, acredita que sua conquista no evento é fundamental para levar conhecimento para as pessoas a respeito do intersexo e quebrar preconceitos. Fabiana também vê uma oportunidade de fazer a diferença na vida de outras pessoas iguais a ela com a visibilidade conquistada.

O g1 conversou com o geneticista Edmilson Ricardo Gonçalves, diretor da Faculdade de Biologia e Biomedicina da PUC-Campinas (SP), que tirou dúvidas relacionadas ao tema.

A condição de Fabiana é caracterizada pela chamada "diferenciação do sexo 46,XX" (entenda o que é mais abaixo).

Esta condição e a disgenesia gonadal são termos que se referem às circunstâncias genéticas de pessoas que nascem com uma diferenciação entre órgãos internos e externos. São pessoas que antigamente eram chamadas de hermafroditas, palavra que caiu em desuso por ser considerada imprópria para definir a condição.

O que significa uma pessoa ser intersexo, condição anteriormente chamada de "hermafrodita"?

O termo "hermafrodita", que não é utilizado atualmente, se refere à condição intersexo, inferindo que o indivíduo teria os dois sexos. Não é exatamente isso que ocorre com pessoas nessa condição. Biologicamente, a questão do sexo não está relacionada aos órgãos genitais, mas às gônadas, ou seja, testículo e ovário.

E, nesses casos, as gônadas não funcionam normalmente, então, as pessoas nessas condições são inférteis, porque não há produção de espermatozoides ou óvulos.

Para esses casos, antigamente chamados de "hermafroditas", o termo utilizado pelos pesquisadores é disgenesia gonadal, no qual os aspectos físicos podem ser muito diversificados, tratando-se de casos mais raros.

É correto dizer que a pessoa com estas condições genéticas tem os dois sexos?

Não, pois as pessoas podem ser biologicamente femininas ou biologicamente masculinas. Ou seja, possuem diferenciação com os órgãos externos.

Essas condições interferem em questões de gênero?

Não. Cada pessoa, independentemente da condição genética, terá a própria identidade de gênero.

O que é distúrbio da diferenciação do sexo 46,XX?

Esse caso ocorre quando a pessoa é biologicamente feminina, pois possui cromossomos do par sexual iguais (XX), mas tem aparência de genital masculina. Mulheres com essa condição podem ter um clitóris mais desenvolvido ou um pênis, mas não desenvolvem testículo por não possuírem geneticamente o cromossomo Y.

A formação de genitais externos virilizados, ou seja, masculinizados, pode ocorrer devido ao contato com testosterona, que pode ocorrer por meio da mãe, durante a formação da criança, ou então a própria criança pode possuir uma mutação, chamada de síndrome adrenogenital, que produz testosterona.

No caso de um pênis desenvolvido, o indivíduo vai ter uma bolsa escrotal vazia, sem o testículo. Porém, internamente, ela terá órgãos femininos como útero e ovário e poderá, por exemplo, ter um ciclo menstrual. Esses casos costumam ser mais comuns, e o grau de desenvolvimento do órgão externo pode variar em cada pessoa.

O que é disgenesia gonadal?

Há também o que era chamado de "pseudohermafrodita", o que se refere ao distúrbio de diferenciação do sexo XX ou XY, e que são casos mais frequentes. Um exemplo é o caso da atleta sul-africana Caster Semenya, que chegou a disputar as últimas olimpíadas e possui um distúrbio da diferenciação do sexo XY.

Ou seja, biologicamente ela é XY e, como há o "Y", essa pessoa terá testículo e não ovários, o que torna essa pessoa biologicamente masculina. Porém a questão está na diferenciação do órgão genital, porque, neste caso, se desenvolve uma vagina, por exemplo. É uma incoerência entre a aparência interna e externa.

Fonte (citado parcialmente): https://g1.globo.com/google/amp/sp/campinas-regiao/rodeio-de-jaguariuna/2022/noticia/2022/09/18/entenda-o-que-e-o-intersexo-condicao-genetica-da-rainha-do-jaguariuna-rodeo-festival-nasci-o-que-eu-sou-e-o-que-nasci-para-ser.ghtml
Nota: pessoa inexistente para os cristãos fundamentalistas e os hard-gards };)

Nenhum comentário: