segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Como a bruxaria liberta

Nas discussões sobre Bruxaria, é comum ouvir ou ler sobre como a vida das pessoas muda para melhor por meio de sua prática. Pode-se facilmente encontrar relatos de bruxas que melhoraram sua sorte na vida: melhores empregos, mais romance, um maior sentimento de pertencimento ou proteção contra inimigos. Também são comuns os relatos de bruxas que encontram revelações espirituais: uma maior conexão com a Natureza, um relacionamento pessoal com deus(es) ou a descoberta da própria divindade. Mas o poder mais importante concedido pela prática da bruxaria que descobri é aquele que menos frequentemente recebe o lugar de importância que lhe é devido: transformação pessoal – especificamente, o tipo de transformação pessoal que liberta a bruxa dos grilhões deletérios colocados sobre nós. pela sociedade – através do poder da natureza subversiva inerente da Bruxaria. E assim, discuto como a bruxaria pode libertar através de sua capacidade de empoderar, sua rejeição à repressão sexual, sua oposição à vergonha do corpo e seu antagonismo total em relação ao patriarcado.

A bruxaria certamente, como mencionado anteriormente, nos concede a capacidade de criar mudanças de maneira real e manifesta por meio de sua prática. Ele pode nos oferecer mais opções de carreira e amor, mais riqueza material e posição, e ainda mais controle sobre as pessoas que, de outra forma, não teríamos sem ele. A prática da bruxaria nos permite afetar o mundo físico de maneiras muito reais, mas descobri que o valor real disso não é o efeito em si, mas sim o poder. Ou seja, a Bruxaria me concede a capacidade de exercer influência e agência em minha própria vida, mesmo quando meios mundanos, ou seja, não mágicos, impedem isso e o valor disso é profundamente fortalecedor para a psique. Quando jovem, a Bruxaria me permitiu pôr fim ao poder de um abusador quando as opções mundanas se mostraram impotentes. Embora tenha sido imensamente satisfatório ser capaz de acabar com o abuso, foi ainda mais crítico perceber que eu fiz e poderia afetar minha situação e que eu não era e nunca mais seria impotente. Esta primeira liberação da Bruxaria foi a realização do meu próprio poder e agência.

A bruxaria também fortalece e, portanto, liberta, exigindo que a Bruxa pense por si mesma, desenvolvendo um sistema ético pessoal, em oposição a simplesmente herdar uma moralidade da sociedade. A bruxaria não tem dogma. Não oferece quaisquer mandamentos morais nem proibições. Na Bruxaria, desenvolver o próprio conjunto de princípios éticos, fundados na razão, torna-se uma necessidade. A fim de determinar a melhor forma de usar o poder e a agência mencionados acima, a Bruxa deve possuir uma compreensão da ação ética. E em vez de simplesmente aceitar a moralidade penetrante de nossa cultura, que é indiscutivelmente antiquada e abraãmica, eu tive que determinar por mim mesmo o que era ético e o que não era ético; Tive que avaliar criticamente os julgamentos morais da sociedade sobre temas como sexo e sexualidade, sentido e qualificação para a vida, violência, drogas, e autonomia pessoal. Essa exploração de questões humanas fundamentais e a formação necessária de uma filosofia pessoal como meio de viver uma vida boa e significativa me libertou de muitos dos preconceitos e suposições com os quais cresci e me ajudou a me tornar uma pessoa cujos julgamentos éticos são baseados na reflexão fundamentada. A segunda libertação da Bruxaria foi a rejeição de sistemas morais socializados sem razão e o subsequente desenvolvimento de uma filosofia pessoal racional.

Muitas das visões do mundo ocidental sobre sexo e sexualidade são coloridas pela visão de mundo judaico-cristã, que historicamente tem tabus ou proibições morais contra aspectos perfeitamente naturais da sexualidade humana, como homossexualidade e sexo recreativo. Essa atitude prejudicial em relação às expressões naturais da sexualidade está tão arraigada em nossa sociedade que foi fortemente legislada em décadas passadas e continua a ser a fonte de batalhas legais em toda a nossa cultura. Mas, como já discutido acima, a Bruxaria não tem dogma nem moralidade codificada; não oferece nenhum julgamento sobre a sexualidade humana e a prática sexual. Em vez de estabelecer tabus ou proibições, descobri que a Bruxaria celebra o sexo e a sexualidade – todas as suas formas – como sagrados: “todos os atos de amor e prazer são meus rituais”, diz a Deusa das Bruxas na prosa seminal de Valiente. Além disso, a celebração frequente da sexualidade, fertilidade, paixão carnal e vida na bruxaria por meio de rituais, simbolismo e mitologia revelou uma abertura, aceitação e reverência inerentes à sexualidade humana que não está presente na sociedade mais ampla, muito menos nas religiões dominantes da sociedade mais ampla. Foi através da bruxaria que encontrei não apenas aceitação da minha própria homossexualidade, mas também uma celebração dela. A bruxaria é a base a partir da qual pude exigir meus direitos e necessidades como pessoa não heterossexual; e foi a bruxaria que me permitiu assumir plenamente minha sexualidade — meus desejos, minhas necessidades, minha expressão e a frequência com que me engajava no sexo — sem condenação, julgamento ou vergonha. o e a mitologia revelou uma abertura, aceitação e reverência inerentes à sexualidade humana que não está presente na sociedade mais ampla, muito menos nas religiões dominantes da sociedade mais ampla. Foi através da bruxaria que encontrei não apenas aceitação da minha própria homossexualidade, mas também uma celebração dela. A bruxaria é a base a partir da qual pude exigir meus direitos e necessidades como pessoa não heterossexual; e foi a bruxaria que me permitiu possuir plenamente minha sexualidade — meus desejos, minhas necessidades, minha expressão e a frequência com que me engajava no sexo — sem condenação, julgamento ou vergonha. o e a mitologia revelou uma abertura, aceitação e reverência inerentes à sexualidade humana que não está presente na sociedade mais ampla, muito menos nas religiões dominantes da sociedade mais ampla. Foi através da bruxaria que encontrei não apenas aceitação da minha própria homossexualidade, mas também uma celebração dela. A bruxaria é a base a partir da qual pude exigir meus direitos e necessidades como pessoa não heterossexual; e foi a bruxaria que me permitiu assumir plenamente minha sexualidade — meus desejos, minhas necessidades, minha expressão e a frequência com que me engajava no sexo — sem condenação, julgamento ou vergonha. o Foi através da bruxaria que encontrei não apenas aceitação da minha própria homossexualidade, mas também uma celebração dela. A bruxaria é a base a partir da qual pude exigir meus direitos e necessidades como pessoa não heterossexual; e foi a bruxaria que me permitiu assumir plenamente minha sexualidade — meus desejos, minhas necessidades, minha expressão e a frequência com que me engajava no sexo — sem condenação, julgamento ou vergonha. o Foi através da bruxaria que encontrei não apenas aceitação da minha própria homossexualidade, mas também uma celebração dela. A bruxaria é a base a partir da qual pude exigir meus direitos e necessidades como pessoa não heterossexual; e foi a bruxaria que me permitiu assumir plenamente minha sexualidade — meus desejos, minhas necessidades, minha expressão e a frequência com que me engajava no sexo — sem condenação, julgamento ou vergonha. A terceira libertação da Bruxaria foi escapar da repressão e opressão sexual.

Sem dúvida, devido aos seus valores em relação ao sexo e à sexualidade, a sociedade dominante também tem uma relação profundamente falha com o corpo humano. Além dos tabus sociais, a sociedade continua a reforçar a nudez pública, a nudez na arte e a nudez em outras mídias, a sociedade até legisla contra isso por razões inteiramente naturais e necessárias, como a amamentação. Dizem-nos explicitamente que nossos corpos devem ser cobertos e escondidos e, então, implicitamente, é dito que exceções são feitas e encorajadas para aqueles que se encaixam na estética física ideal através da arte, mídia e pressão social. Mas a Bruxaria não infunde vergonha no corpo humano. Pelo contrário, a Bruxaria celebra o corpo humano, o recipiente sem o qual a celebração do sexo, sexualidade, fertilidade, paixão e vida (humana) não seria possível. Tanto que é tradicional praticar a Bruxaria inteiramente nua, ao contrário do que a sociedade esperaria de uma religião. Não é incomum que as Bruxas fiquem nuas uma diante da outra como iguais e isso, vendo uma a outra desnudada, gera uma aceitação, apreciação e amor um pelo outro e por si mesmo. Então, não é de admirar que foi através da Bruxaria que eu, anteriormente atormentado por uma sensação quase debilitante de vergonha pelo meu próprio corpo, vim a me ver verdadeiramente e encontrar conforto em minha própria pele. E esta dádiva – a dádiva da liberdade da vergonha do corpo e a posse total do meu corpo – foi a e amor uns pelos outros e por si mesmo. Então, não é de admirar que foi através da Bruxaria que eu, anteriormente atormentado por uma sensação quase debilitante de vergonha pelo meu próprio corpo, vim a me ver verdadeiramente e encontrar conforto em minha própria pele. E esta dádiva – a dádiva da liberdade da vergonha do corpo e a posse total do meu corpo – foi a e amor uns pelos outros e por si mesmo. Então, não é de admirar que foi através da Bruxaria que eu, anteriormente atormentado por uma sensação quase debilitante de vergonha pelo meu próprio corpo, vim a me ver verdadeiramente e encontrar conforto em minha própria pele. E esta dádiva – a dádiva da liberdade da vergonha do corpo e a posse total do meu corpo – foi a quarta libertação da Bruxaria.

E assim chegamos às maneiras mais importantes pelas quais a Bruxaria pode nos libertar de um dos mais doentios de nossos males sociais. Nossa sociedade é fundada em uma narrativa de homens poderosos e perpetua essa narrativa como um vírus. Nossa sociedade é, para todos os efeitos, enraizada no patriarcado. Ela vê as mulheres como pessoas secundárias, se é que as vê como pessoas; desvaloriza a feminilidade ou a retrata como obscena; e, ensina aos homens que o poder é o que os define e os separa das mulheres, entre muitas outras coisas. (Aqui devo admitir que não sou de forma alguma a melhor voz sobre como a Bruxaria pode nos libertar do patriarcado - para esse fim, as vozes mais profundas sobre o assunto seriam as mulheres - mas posso falar sobre como ela começou a me libertar do patriarcado. essa influência social e como ela continua a fazê-lo.) Mas a Bruxaria, sem dúvida, empodera as mulheres mais do que qualquer outra religião. Existe na Bruxaria um reconhecimento do Divino Feminino, ou uma Deusa, não apenas como uma figura digna de adoração, mas em pé de igualdade com o Divino Masculino. Não requer nenhuma explicação para sugerir que não é assim com as religiões dominantes de nossa cultura. As próprias mulheres também são frequentemente líderes na bruxaria e podem ser encontradas mais facilmente liderando grupos e organizações religiosas do que membros femininos das religiões tradicionais. A feminilidade, os mistérios das mulheres e o poder das mulheres são reconhecidos como sagrados e não são tratados com escárnio, desprezo ou feitos para parecer obscenos. E assim, essa tendência natural da Bruxaria de ter mulheres poderosas como líderes, por sua vez, ensina aos homens que o poder não é integral nem exclusivo de ser homem. Isso também, ensina aos homens que sua masculinidade ou masculinidade não precisam ser ameaçadas nem perdidas por ser um torcedor em vez de um diretor, e um aliado em vez de um campeão. E isso é a quinta libertação da bruxaria: liberta e afrouxa o domínio do patriarcado sobre mulheres e homens.

Então, foi assim que a Bruxaria me libertou. Isso te libertou?
Fonte: https://bennybargas.wordpress.com/2016/03/29/how-witchcraft-liberates/
Traduzido com Google Tradutor.

Nenhum comentário: