quinta-feira, 15 de setembro de 2022

O conto do vigário

Segundo o dicionário: A expressão “conto do vigário” é antiga e utilizada tanto aqui no Brasil quanto em Portugal e serve para representar uma atitude desonesta praticada por outra pessoa.

Tem uma lenda que fala de um bebê que foi colocado em um cesto de vime e largado no rio.
Moisés? Não. Sargão, rei da Arcádia.

Mas evidente que o cristão vai tentar distorcer ou inventar a história para sustentar sua crença. Exemplo, citando o blog "Defendendo a Fé Cristã":

A lenda da infância de Sargão, que diz ele foi colocado em uma cesta e enviado por um rio, vem de duas tabuletas cuneiformes do 7º século a.C., da biblioteca do rei assírio Assurbanipal, que reinou 668-627 a.C., encomendadas por Sargão II (721-705 a.C.), e escritas centenas de anos APÓS o livro de Êxodo (o livro de Êxodo foi escrito por volta de 1400 aC.). Portanto, se alguém quiser argumentar que uma narrativa copiou a outra, teria que ser o contrário: a lenda de Sargão parece ter copiado do Êxodo de Moisés.

Atribui-se autoria do Livro do Êxodo a Moisés, mas esse é um personagem mítico. Quando o Livro do Êxodo (que não tem evidência histórica e arqueológica) foi escrito?

Em datas aproximadas, o processo que resultou no Êxodo e no Pentateuco provavelmente começou por volta de 600 a.C., quando tradições escritas e orais mais antigas foram colecionadas em livros similares aos conhecidos atualmente e a forma final foi estabelecida por volta de 400 a.C..

(https://fazerpergunta.com/biblioteca/artigo/read/103513-em-que-ano-foi-escrito-o-livro-de-exodo)

 Ao contrário de Moisés, existem registros que comprovam que o rei Sargão foi bem real.

Sargão (do acádio Sharrum-kin: "rei legítimo" ou "rei verdadeiro") teria sido um líder militar incomparável, além de enérgico administrador, responsável por sucessivas conquistas na região que hoje se estende do sul do Iraque até o norte da Síria, incluindo o Líbano e, também, o sul da Turquia.

Fundador da dinastia de Acade, Sargão reinou por 56 anos, de 2270 a 2215 a.C. Tornou-se um membro proeminente da corte real de Kish, acabando por derrubar o rei local antes de partir para a conquista da Mesopotâmia. O vasto império de Sargão teria se estendido de Elam ao mar Mediterrâneo, incluindo toda a Mesopotâmia, partes dos atuais Irã e Síria, e possivelmente partes da Anatólia e da península Arábica. Governou a partir de uma nova capital, Acádia (Akkad), que a lista de reis sumérios alega ter sido construída por ele (ou possivelmente reformada), situada na margem esquerda do Eufrates. Sargão é o primeiro indivíduo registrado na história a ter criado um império multiétnico governado a partir de um centro, e a sua dinastia governou a Mesopotâmia por cerca de um século e meio.

Sargão foi o primeiro rei a unir a Mesopotâmia sob o comando de uma só pessoa, sendo que o império acádico por ele montado passou a ser o padrão para outros governantes.

Em épicos escritos muitos séculos depois temos o relato de seu nascimento humilde, sendo que seu pai era desconhecido e sua mãe uma sacerdotisa. Como recém-nascido, ele foi colocado numa cesta de vime e enviado rio abaixo (tal qual Moisés muito depois), tendo sido criado sob a proteção da deusa Ishtar. Mais tarde, ele se tornou num alto oficial da corte de Kish.

Um texto neo-assírio do século VII a.C., que alega ser a autobiografia de Sargão, afirma que o grande rei seria o filho ilegítimo de uma sacerdotisa. No relato neo-assírio o nascimento e a infância de Sargão são descritos:

“ Minha mãe foi uma alta sacerdotisa, meu pai eu não conheci. Os irmãos de meus pais amavam as montanhas. Minha cidade é Azupiranu, que se situa às margens do Eufrates. Minha mãe, alta sacerdotisa, me concebeu, em segredo me pariu. Colocou-me numa cesta de juncos, e selou-o com betúmen. Colocou-me no rio, que se elevou sobre mim, e me carregou a Akki, o carregador de água. Akki, o carregador de água, me aceitou como seu filho e me criou. Akki, o carregador de água, me nomeou como seu jardineiro. Enquanto eu era um jardineiro, Ishtar me concedeu seu amor, e por quatro e [...] anos eu exerci o reinado. “

Um componente importante da política de Sargão e razão do seu sucesso era nomear membros de sua família, que fossem de inteira confiança, para cargos estratégicos.

Ele escreveu: "os filhos da Acádia preenchem as tarefas de enki (autoridades locais) nos países." Sua filha Enheduanna tornou-se alta sacerdotisa da cidade de Ur, dedicada a Inana/Ishtar e Anu. Ser alta sacerdotisa de Ur era uma das posições mais importantes do Sul da Mesopotâmia. Dentre os escribas, Enheduanna é uma das únicas (dentre homens e mulheres) que era conhecida por seu próprio nome, sendo que uma de suas obras-primas é um poema chamado " A Exaltação de Inana".

Histórias do poder de Sargão e de seu império podem ter influenciado o corpo de textos do folclore local que foi posteriormente incorporado à Bíblia. Diversos acadêmicos especularam que Sargão pode ter sido a inspiração para a figura bíblica de Nimrod, que aparece no Gênesis, bem como na literatura midráshica e talmúdica. A Bíblia menciona Acádia como uma das primeiras cidades-estado do reino de Nimrod, porém não afirma de maneira explícita que ele a teria construído.

Fonte (citado parcialmente): http://universodahistoria.blogspot.com/2010/07/sargao-i-o-grande.html

Nenhum comentário: