domingo, 24 de abril de 2022

Pisanka, artesanato eslavo

Steven Posch, um autor do Pagan Square que eu costumo visitar e ler, comenta:

"Algum palpite sobre qual é a nossa pysanka mais popular de todos os tempos ?"

Eu desconfio que ele escreveu o texto inspirado na recente crise entre a Ucrânia e a Rússia.

A arte que ele encontrou na Loja de Presentes Ucraniana situada em Minneapolis [imagem] realmente é linda e inspiradora, mas essa é uma arte presente igualmente em outros países do centro e leste europeu.

Bielorussos, búlgaros, croatas, tchecos, húngaros, lituanos, poloneses, romenos, sérvios, eslovaco e eslovenos fazem o mesmo tipo de artesanato.

De acordo com o Wikipédia, em seu verbete em inglês [traduzido com Google Tradutor]:

De acordo com muitos estudiosos, a arte da decoração de ovos resistentes a cera (batik) nas culturas eslavas provavelmente remonta à era pré-cristã. Eles baseiam isso na natureza generalizada da prática e na natureza pré-cristã dos símbolos usados. Não existem exemplos antigos de pysanky intactos, pois as cascas de ovos de aves domesticadas são frágeis, mas fragmentos de conchas coloridas com decoração resistente a cera foram desenterrados durante as escavações arqueológicas em Ostrówek, Polônia (perto da cidade de Opole), onde foram encontrados restos de um assentamento eslavo do início da Era Piast.

Como em muitas culturas antigas, os ucranianos adoravam um deus do sol, Dazhboh . O sol era importante - ele aqueceu a terra e, portanto, era uma fonte de toda a vida. Ovos decorados com símbolos da natureza tornaram-se parte integrante dos rituais da primavera, servindo como talismãs benevolentes.

Nos tempos pré-cristãos, Dazhboh era uma das principais divindades do panteão eslavo ; os pássaros eram as criações escolhidas pelo deus sol, pois eram os únicos que podiam chegar perto dele. Os humanos não conseguiram pegar os pássaros, mas conseguiram obter os ovos que os pássaros puseram. Assim, os ovos eram objetos mágicos, uma fonte de vida. O ovo também era homenageado durante os festivais do rito da primavera – representava o renascimento da terra. O inverno longo e duro havia acabado; a terra irrompeu e renasceu assim como o ovo milagrosamente irrompeu com vida. O ovo, portanto, acreditava-se ter poderes especiais.

Com o advento do cristianismo , por meio de um processo de sincretismo religioso , o simbolismo do ovo foi alterado para representar, não o renascimento da natureza, mas o renascimento do homem. Os cristãos abraçaram o símbolo do ovo e o compararam ao túmulo do qual Cristo ressuscitou. Com a aceitação do cristianismo em 988, a pysanka decorada, com o tempo, foi adaptada para desempenhar um papel importante nos rituais ucranianos da nova religião. Muitos símbolos da antiga adoração ao sol sobreviveram e foram adaptados para representar a Páscoa e a Ressurreição de Cristo.

Nos tempos modernos, a arte da pysanka foi levada para o exterior por emigrantes ucranianos para a América do Norte e do Sul, onde o costume se consolidou, e simultaneamente banida na Ucrânia pelo regime soviético (como prática religiosa), onde foi quase esquecida. As coleções de museus foram destruídas tanto pela guerra quanto por quadros soviéticos. Desde a independência da Ucrânia em 1991, houve um renascimento desta arte popular em sua terra natal e uma renovação do interesse na preservação de desenhos tradicionais e na pesquisa de seu simbolismo e história.

[https://en.wikipedia.org/wiki/Pysanka]

Eu encorajo o eventual leitor a consultar o verbete para ter conhecimento das lendas envolvendo esse artesanato que, embora delicado, é uma amostra de que as velhas crenças ainda estão bem vivas e presentes.

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