sexta-feira, 22 de abril de 2022

O enigma de Shugborough


Na cidade de Staffordshire (Inglaterra) tem o Monumento do Pastor, do século XVIII, baseado na pintura de Nicolas Poussin (1637) chamada "Et in Arcadia Ego". Nesse monumento existe uma gravura com as letras OUOSVAVV mais DM na segunda linha e em extremidades diferentes. Este pode ser um monumento do tipo memento moris.
A pintura, em estilo pastoral, foi baseada no relato deixado por Virgílio sobre uma tumba com uma inscrição memorial dedicada a Daphnis, juntamente com uma citação da idílica e utópica Arcádia, uma cidade considerada um Paraíso terreno e morada de Pan.
Daphnis era um pastor [siciliano] a quem é atribuído a invenção da poesia pastoral. Ele era tido como filho de Hermes, devoto de Artemis e aprendeu sua Arte diretamente com Pan.
A inscrição pode ser uma espécie de epigrafia latina, os romanos gravavam acrônimos em monumentos religiosos, honoríficos ou funerários.
Tanto a pintura quanto a escultura são da época da Renascença, tempo de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, de transição entre o feudalismo e o capitalismo, onde ocorreu uma intensa revalorização das referências da Antiguidade Clássica.
Entretanto, ao menos na literatura, essa reminiscência da Antiguidade Clássica esteve presente nas canções de gesta e nos romances de cavalaria. Desde Beowulf (século VIII) a Parsifal (século XIII), sagas e lendas antigas registram o folclore que preservou as antigas crenças.
O monumento parece dizer que ali é uma tumba, mas quem quer cujos restos estejam ali dentro, continua sua existência em Arcádia. Tal como nas lendas e mitos dos Celtas, a Terra do Verão nos aguarda.
Assim seja, assim é, assim será.

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