Em 2007, a Warner Brothers produziu e divulgou o filem Beowulf, dirigido por Rovert Zemerics e roteiro escrito por Neil Gailman.
O filme é baseado no poema épico anglo-saxão de mesmo nome, escrito entre o século IX ao XI, mas comparando uma tradução do poema com o roteiro do filme, é possível notar as diferenças.
A base do poema épico é mantido: Beowulf é um herói do Geatas, que supostamente habitou a região da Dinamarca. Entre seus feitos está sua luta contra Grendel, tido como um monstro filho do rei Hrothgar e uma mulher mística, descrita como "bruxa" e sua luta contra o dragão Fafnir.
O que se nota de diferente é a postura de Beowulf ao cerne do poema épico, que é a conexão do herói com Deus.
No original, Beowulf é enviado por Deus. Beowulf declara que Deus o guiou e lhe deu forças para enfrentar Grendel. A vitória é dada e grarantida por Deus. O poder e a graça de Deus é constantemente elogiada e celebrada.
No roteiro de Neil percebe-se a influência do pensamwento moderno. Aqui, Beowulf declara que os Deuses não farão pelos homens aquilo que eles não fizerem por si próprios. Também comete um erro crasso ao identificar Cristo como um "Deus romano" e insere o conflito evidente entre a crença do herói com a crença dos "padres".
Seriam necessários mais alguns anos para que esse inevitável conflito resultasse na imposição do culto a esse Cristo pela força e pela espada.
O interessante é que o poema épico foi escrito, provavelmente, por um padre cristão. Apenas sacerdotes sabiam ler e escrever. A alfabetização somente fez parte da educação pública na Era Moderna. A lenda é parte de uma antologia contida no Códice de Nowell que, por sua vez, é parte do tomo Cotton MS Vitellius A XV, apenas um dos muitos manuscritos que pertenceram a Robert Bruce Cotton.
Outras lendas e sagas foram escritas na Idade Média, o que nos legou o registro, ainda que maculado, das crenças e lendas dos povos antigos.
Outra lenda notável que deve ser de conhecimento do público é a Canção dos Nibelungos, que será abordada em outra postagem.
O que é interessante anotar é que essas lendas e sagas influenciaram a literatura medieval e certamente influenciaram o Romances de Cavalaria, dentro dos quais nós podemos incluir o Mabinogion, o Ciclo de Ulster e todo o Ciclo Arturiano, a fonte original do sucesso literário das Brumas de Avalon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário