quinta-feira, 19 de março de 2015

O arcano da força

No dia 15 de março nós assistimos uma manifestação. Que essa manifestação é resultado de uma longa campanha de instaurar um clima de instabilidade institucional com nítidos interesses políticos, não nos resta dúvida.
Para um dia como este, eu escolhi o arcano da força. Ele mostra uma mulher, em trajes nobres, que mantém aberta a mandíbula de um leão com suas mãos, uma clara alusão do uso da força, senão do poder. O leão parece imóvel, domado, domesticado, submisso.
O arcano é mais um que denota a importância da dominação do ego, de nossos instintos e pulsões. Mas também pode ser lido como é necessário o uso da força, do poder, para sujeitar, submeter as criaturas inferiores.
Quando lemos textos, comentários ou imagens de grupos da sociedade contra o atual governo, nós sabemos que a bronca não é contra seu representante, mas contra os direitos e conquistas sociais. Para muitos seres humanos, que acreditam ser melhor, ser nobre, serem superiores, os acessos à riqueza, à prosperidade, à felicidade, é um direito que pertence a poucos. Para a maioria da população, muitas vezes considerada e descrita como sendo sub-humano, senão bicho, resta se submeter, resta a vassalagem.
Não foi suficiente a humanidade passar pelas Ditaduras, pelo Fascismo, pela opressão militar. Muitos, por sua condição ou posição social, irão esquecer que são tão humanos quanto o populacho que tanto tem ojeriza.
O leão parece estar submisso, mas não está morto. Escravos quase destruíram Roma, lutando pela liberdade. Reis perderam a cabeça nas revoluções europeias. Impérios perderam suas colônias. Se a Dama não souber ceder, em breve irá perder os dedos, se não a vida, quando o leão despertar.

Nenhum comentário: