domingo, 15 de março de 2015

O arcano da estrela

Nesse dia de tensão quando brasileiros mostram o quanto a Midia pode manipular os fatos e começar uma crise institucional onde todos nós sairemos perdendo, eu escolhi o arcano da estrela.
Este arcano mostra uma mulher nua, fazendo uma libação. Sua postura, com um pé na terra e outro no lago, denota uma situação limitrofe, como o buscador, que está entre o mundo material e o mundo espiritual.
Em nossos rituais, a nudez cerimonial é utilizada como sinal de que somos livres. A libação é um ato de devoção que é executada com dois jarros, um em cada mão, sendo um na terra e outro no lago. A libação na terra é a devoção que fazemos aos ancestrais e aos espíritos da natureza. A libação no lago, ou rio, é a devoção aos poderes divinos, visto que a água é um simbolo universal ligado ao mundo espiritual.
Vemos acima da mulher oito estrelas, mas a mulher olha para o lago. Podemos imaginar que a mulher olha para o reflexo das estrelas, para uma imagem, uma ilusão.
No caminho iniciático nós temos que lidar com Maya, o mundo da imagem, do reflexo, da ilusão. Procuramos nesse mundo de aparências por aquilo que realmente ansiamos - a conexão com o mundo espiritual, o mundo divino.
Dizemos em nossos rituais: "se não encontrares o que buscas dentro de ti, jamais irás encontrar fora de ti".
Nomeamos nossos representantes, nossos medianeiros, nossos sacerdotes e cremos piamente na autoridade, na capacidade e competência que o sacerdócio carrega, nos esquecendo que o espiritual, o divino, está em nós mesmos.
Todo homem e toda mulher é uma estrela.

Nenhum comentário: