sexta-feira, 13 de julho de 2007

Por que não existem livros sagrados da bruxaria

Desde a época de Zoroaster, tem aparecido profetas ou representantes de algum Deus, dizendo terem recebido d Ele as regras para agrada-lo, venera-lo, obedece-lo e receber as dadivas divinas (redenção, ressurreição, paraíso, perdão dos pecados, etc). Assim são as religiões monoteístas: a partir de um texto de autoria alegada a esses profetas iluminados por algum Deus se monta uma estrutura religiosa em que é imprescindivel ignorar ou eliminar a concorrência. Estão aí os fatos históricos que comprovam que quando uma religião atinge um status de religião oficial, sai o trato com o sagrado, o divino e entra os interesses políticos e econômicos.
Isso não ocorre com os Ritos Ancestrais [RA], os Mistérios Antigos [MA], a bruxaria (Witchcraft) e a Wicca. Nós temos horror a escrever um livro exatamente para evitar a presunção de algum leitor ou critico de que ali está toda a religião. Não, nenhum livro, por mais que o autor cite enormes títulos ou envolvimento com bruxas/os, ordens, covens ou templos dedicados aos MA e aos RA, podem ser considerados como portadores de todos os segredos da Witchfcraft ou Wicca. Muitos acham que podem ser wiccans ou witchcrafters simplesmente lendo um livro. Isso não é diferente de algum evangélico que decora a Bíblia e sai por ai dizendo as maiores asneiras a respeito de história, ciência, ética. Nossa tradição é oral, os livros publicados são meramente ilustrativos, generalidades que são bem conhecidas por outros meios.
Desconfie de alguém que se diz ex-wicca, ex-bruxa ou ex-satanista. Desconfie se ele fizer citações para criticar a Witchcraft e a Wicca. Desconfie na balela desses borra-botas, pois nas páginas que fazem na web percebe-se que foram meramente adolescentes perturbados que compraram alguns livros de bruxaria e saíram por aí se dizendo bruxos. Eles nunca foram bruxos, wiccans ou satanistas. Não se se torna um cirurgião neurologista simplesmente lendo a respeito. Caso tenha o desprazer de encontrar algum simplesmente pergunte: "por onde você ficou sabendo da wicca/witchcraft/satanismo?" 98% das respostas será: "eu li em um livro" ou "eu participei de uma festa de halloween" ou a máxima "meus amigos me influenciaram para o caminho de Satanás". Parece o velho discurso de drogado reincidente.
Infelizmente no cenário pagão tem muita gente que entra achando que é festa, um vale-tudo místico. Muitos jovens consomem a bobageira eclética de uma zicca (não vou chamar de Wicca o que não é) modernosa, um samba de crioulo doido. Infelizmente tem muita gente que se aproveita da insatisfação das pessoas em relação ao main-stream religioso que busca alternativas e acaba inaugurando "tradições" dos mais variados calibres e mais variados assuntos, menos Paganismo, Witchcraft e Wicca.
A falta de um livro ajuda, mas atrapalha ao estudante sério. A falta de elementos para demonstrar o que é a Witchcraft/Wicca serve não só para aumentar o numero de deslumbrados, mas também os ataques dos críticos (ateus, céticos são caso à parte) cristãos. Pois infelizmente eles analisam nossa religião exatamente por esse aspecto sócio-cultural restrito e tendencioso. Sabemos que o respeito e a tolerância (bem como a liberdade de expressão e de culto ainda é uma utopia) ainda vai demorar, esperar medidas legais de segurança e proteção de um Governo sem autoridade (ainda lembrando da palhaçada q aconteceu em 15/05/06) não é uma boa estratégia.
Não existe outro meio senão entrar no Ativismo Pagão, pedir auxilio da Anistia Internacional ou mesmo apoio da ONU. Sempre que possível exorte sua opinião a estes falsos ex-wiccans, com argumentos coerentes, sem ofensas. Após três mensagens bem elaboradas certamente ele cairá em contradição ou tentará desviar do assunto discutido. Mostre seu orgulho e inteligência, afinal, nós pagãos é que inventamos praticamente toda essa civilização.

Nenhum comentário: