sexta-feira, 13 de julho de 2007

O nome da rosa

Uma das maiores polêmicas quanto aos Mistérios Antigos vem dos nomes que estes receberam ao chegar na Europa. Afinal, é Witchcraft ou Wicca? Deixando um pouco de lado as raízes históricas dos termos e o conceito em que estão sendo usados, devo lembrar que a denominação de uma religião, como a Wicca, é um título genérico como o Cristianismo, Islamismo, Judaísmo, Budismo. Entretanto ao serem fundados, seus idealizadores não chegaram para os seus seguidores e falaram: "bem, meus discípulos, após minha morte vocês devem seguir na senda que eu criei que se chamará a Ordem de Hugo". O desenvolvimento e sistematização da religião foi surgindo aos poucos, conforme a prática dos centros religiosos fundados nesta ou naquela tradição.
Mesmo o termo "bruxaria" no Brasil pode se referir a inúmeras práticas dentro de diversos sistemas religiosos. Nem se trata da melhor tradução ao termo "witchcraft" - enquanto gênero - os grupos que aqui seguem os Ritos Ancestrais, o mais próximo seria "A Grande Arte", como é gentilmente chamada no meio. Onde a Wicca entra nisso? Com George Pickingill e Gerald Gardner. Um é considerado o avô da Wicca e o outro, seu pai. Ambos foram treinados em centros de witchcraft tradicional, ambos reconstruíram a witchcraft com elementos de outras formas de arte que igualmente pertencem aos Mistérios Antigos e aos Ritos Ancestrais. De certa forma, a Wicca é uma descendente da Witchcraft.
A critica dada tanto a Pickingill quanto a Gardner é que ambos tornaram pública a Grande Arte, misturaram elementos de outras artes e incluíram formas de magia cerimonial. Mesmo o nome Wicca foi considerado inadequado, na forma mais pura o correto dizem ser Wica, da raiz wic donde deriva wicked. Em alguns centros, chamava-se wicce a mulher praticante e wicca o homem praticante. Em alguns locais, um brigava com o outro, sendo que ambos buscavam ter mais poder e influencia no local.
O fato é que Gardner ao receber o treinamento em pelo menos três centros de witchcraft, recebeu um grau máximo, o tornando apto a iniciar sua própria linhagem. A questão da linhagem ou ancestralidade, ser parte de uma família ou ser filho de um bruxo/a é norma invariável entre muitos grupos dos Ritos Ancestrais. Mas existem vários grupos, famílias ou mesmo centros que seguem uma determinada forma, aquela que pertence a uma tradição passada de geração em geração. Uma linhagem não tem contato nem interfere em outra. Considerando que Gardner foi treinado dentro da witchcraft, em uma tradição e uso da prerrogativa que recebeu ao receber o maior grau, podemos dizer que nós que estudamos, seguimos e professamos a Wicca como sinceros herdeiros da Witchfcraft, da Grande Arte, dos Antigos Mistérios e dos Ritos Ancestrais.

Nenhum comentário: