sexta-feira, 13 de julho de 2007

O que vale é a intenção?

Diversos seguidores de Wica têm, presumivelmente, um treinamento em um coven e receberam a estória oral que é a alma desta tradição e linhagem. Muitos outros (esses eu chamarei de grupos neo-pagãos) seguem outros tipos de Wica, de Witchcraft ou de algo próxima disso.  Nós sabemos que o que parece ser, nunca é, mas eles acreditam realmente que estão no Wica ou no Witchcraft real.

Para eles, "o que vale é a intenção", a conexão com o HG e a MG, os 4 Guardiões e os Deuses Antigos pode ser feito facilmente como fazer uma ligação de telefone. Esta é a agenda gnóstica, onde uma pessoa pode alcançar seu self e aprender com o mestre interior. Aqui, então, não há nenhuma Ardanes, os Caminhos Antigos são escolhas múltiplas de ferramentas e práticas de múltiplas fontes que podem ser combinadas e funcionarem. Isto é o que eu chamo de grupo neo-pagão eclético que usa o nome do Ofício porque não há nenhum copyright (rindo).

Há uma palavra em português, "samba do crioulo doido" que não pode ser traduzido adequadamente para inglês, mas o sentido da frase é quase o mesmo: "o que vale é a intenção". Muitos deles acreditam realmente que esta bagunça esotérica misturada é normal, por causa da ignorância ou por razões sócio-culturais.

Muitos não sabem mesmo qualquer coisa sobre manter a Tradição, a linhagem, a estória oral, a experiência real do Ofício e o respeito aos mais experientes no Ofício, exatamente porque compraram a ideologia contemporânea do mestre interior que dispensa toda a necessidade da orientação de um HP/HPS para aprender o Ofício.

Isto acontece porque muitos vieram de uma religião precedente dogmática rígida e estão ansiosos para seguir algo menos hierárquico, dogmático e rígido. Eles esperam que a religião se encaixe nele (como um objeto, um guarda-chuva, um casaco) e que pode ser substituído e/ou mudado quando fica fora de moda, gasto ou fora do número.

Então, eles se convencem (e se justificam) que "o que vale é a intenção" e seguem um trajeto o qual os conduzirá a lugar nenhum. SE você quiser ser um wicca/wicce, então siga a Tradição e a estória oral que somente pode ser ensinado por um HP/HPS, tente se encaixar na religião, mude seu self interno e espante-se com o que você pode encontrar nos Caminhos Antigos, juntamente com os deuses e as deusas, para sempre!

Nenhum comentário: