sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

A ignorância é o maior flagelo

O livro de Christopher Penczak, "Os Portais da Bruxaria" é raso e insosso como qualquer texto facilmente encontrado na internet.
Para não dizer que foi uma completa perda de tempo e dinheiro, eu consegui extrair algo.

Nessa postagem eu vou abordar a palavra "diamastigose" que Christopher compara ao ato ritualístico usado na Wica. Eu pessoalmente considero muito perigoso e arriscado. Principalmente com casos de jovens que se mutilam, por causa de algum problema psiquiátrico, ou por causa de alguma tendência (moda) imbecil disseminada em redes sociais e aplicativos de mensagens.

Essa palavra está intrinsecamente ligada ao Santuário de Ártemis Órthia.

De acordo com o Wikipédia:
O Santuário de Ártemis Orthia , um local arcaico dedicado nos tempos clássicos a Ártemis , foi um dos locais religiosos mais importantes da cidade-estado grega de Esparta e continuou a ser usado até o século IV dC, [1] [2] quando todo culto não-cristão foi banido durante a perseguição aos pagãos no final do Império Romano . O santuário foi destruído e reconstruído algumas vezes ao longo de muitos séculos e hoje produziu muitos artefatos que permitem aos historiadores entender melhor exatamente o que aconteceu no santuário durante aquele período. Este santuário realizou muitos rituais, que incluíam comportamento de culto por parte de jovens do sexo masculino e feminino de diversas maneiras e, desde então, também revelou muitos artefatos devido a múltiplas escavações que ajudaram a fornecer novas informações sobre atos e comportamentos que ocorreram no templo em Ortia.

O santuário está localizado no Peloponeso, na margem sul do rio Eurotas , na antiga Esparta. Este local estava fora do alcance de todas as inundações, exceto as mais severas, que começaram perto do início e continuaram até o século VI aC.

Os homens elogiavam a deusa grega, por isso os efebos podiam ser vistos sendo espancados com objetos como chicotes no altar do templo de Esparta. Havia três tipos de jogos que deveriam ser jogados no santuário por meninos. O primeiro e mesmo o segundo jogo foram pensados para ser uma batalha de canto ou de quem conseguia criar a melhor música, enquanto o último jogo foi pensado para ser um jogo de caça, pois exigia dez jovens para jogar. Um jogo não era conhecido pela escrita que explicava que não pôde ser decifrado adequadamente no momento da descoberta.

O culto de Ortia deu origem à diamastigose, onde os éfebos eram açoitados, conforme descrito por Plutarco, Xenofonte, Pausânias, e Platão. Os queijos eram empilhados no altar e guardados por adultos com chicotes. Os jovens tentariam pegá-los, enfrentando os chicotes. Isso foi feito como uma forma de preparar os meninos desde tenra idade para a vida que enfrentarão como adultos e como soldados. Foi considerado um rito de passagem.

Fonte, citado parcialmente: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Sanctuary_of_Artemis_Orthia
Traduzido com Google Tradutor.

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