sexta-feira, 29 de agosto de 2014

O que é Bruxaria Tradicional?

Por Sara Amis, no Patheos.

Este blog, segundo me disseram, é para ser sobre bruxaria tradicional. Ou Bruxaria Tradicional, conforme diz lá no título. No entanto, surge imediatamente uma pergunta, que é: “O que você quer dizer com isso?”

A primeira coisa que eu quero estabelecer é que termos podem ter vários significados. No entanto, isso não significa, como o Humpty Dumpty, nas Aventuras de Alice, que você pode simplesmente fazer uma palavra significa o que quiser. A linguagem é usada para se comunicar. Como corolário, as palavras significam o que as pessoas usam para dizer, não o que alguém pensa que elas supostamente estão dizendo.

Você pode usar o termo "Bruxaria Tradicional" para significar "uma tradição linear de bruxaria religiosa", ou seja, qualquer tradição que exige iniciação para ser considerado um membro de pleno direito. No entanto, isto é praticamente o que significa todas as tradições religiosas de bruxaria, o que deixaria de fora grupos como Reclaiming em que a iniciação é opcional. "Tradições iniciáticas de bruxaria" é um termo muito mais claro, se você quiser fazer a distinção.

Grupos da Wicca Tradicional Britânica tem usado o termo para diferenciar-se das tradições "neo-Wicca", que são muitas vezes ecléticas e não tem uma ligação direta com a Wicca Gardneriana. No entanto, parece-me que "Wicca Tradicional Britânica" funciona muito bem para isso. Em todo caso, eu não tenho fortes objeções a essa definição, desde que, é claro, no contexto que você está falando.

Outra definição é "tradições iniciáticas de bruxaria sem a influência Gardneriana", um grupo que inclui Anderson Faery, o Clã de Tubal-Caim, o Cultus Sabbati, 1734, e assim por diante. Essas tradições, ao mesmo tempo distintos, têm algumas semelhanças de teologia, prática e o que se poderia chamar de sensibilidade, e é útil para ser capaz de agrupá-los de uma forma que não basta defini-los como "não Wicca".

No entanto, isso deixa de fora outro grupo importante, que eu chamaria de bruxas tradicionais, com t e b minúsculo. Isto inclui os praticantes de hoodoo, curandeirismo, stregheria, e todas as outras práticas de magia popular em todo o mundo. Curiosamente, este grupo é, provavelmente, o mais numeroso e aquele com uma afirmação mais sólida para uma longa história. Quando falamos de "bruxaria" antes do século 20, queremos dizer magos populares deste tipo. Não há muita evidência de que quaisquer das modernas linhagens de bruxaria existiam antes de 1930. Isso não significa de que eles não têm, mas quando você está falando de história, é importante fazer a distinção entre o que você pode provar e que você não pode.

Existe uma relação muito forte e fecunda entre bruxas tradicionais "com b maiúsculo” e "com b minúsculo", mas a sobreposição está longe de ser exata e, enquanto não há um parentesco, há certa quantidade de tensão. Bruxas tradicionais da Europa e da América do Norte que praticam hoodoo, pow wow, etc, são mais frequentes do que não cristãos e, enquanto as próprias tradições têm (algumas) origens pré-cristãs, durante os séculos seguintes se tornaram fortemente sincretizado com o cristianismo. Tradições de outros países nas Américas, do mesmo modo, embora as influências dos sistemas de crenças indígenas americanas e africanas, são geralmente mais visíveis. A bruxaria religiosa quando recorre a estas tradições geralmente tem dificuldades para tirar o brilho cristão. É tentador acreditar que estamos apenas restaurando práticas para sua glória original e, em alguns casos, não é preciso muito esforço. No entanto, devemos lembrar que, a fim de descobrir o que presumimos ser original, nós temos que “pular amarelinha” sobre o trabalho e as crenças de muitas gerações.

Outra fonte de tensão é a diferença de classe. No início da Era Moderna da Europa, você tinha cerca de dois tipos de pessoas usando magia: homens de classe alta fazendo magia hermética dos grimórios, que muitas vezes também era o clero, e os homens e mulheres de classe baixa que faziam curandeirismo e afins. O primeiro utilizava ferramentas caras, especiarias raras, livros e geralmente estavam em busca de algum objetivo da "alta magia", como o aperfeiçoamento de suas almas. Os últimos, muitas vezes eram pobres (ou, no máximo, fazendeiros livres), usavam qualquer material que tinham à mão e seus objetivos eram [em geral, mas não exclusivamente], pragmáticos: curando os enfermos, encontrar itens perdidos, e assim por diante.

Como consequência do Renascimento Ocultista no final do século 19 (na maior parte um fenômeno de classe superior) e sua influência no desenvolvimento do Paganismo Moderno, a Bruxaria Tradicional pode ter às vezes uma tendência de se parecer mais com o magister empoderado pelo grimório do que o homem ou mulher sábio. Livros encadernados à mão são caros e bonitos, mas também são um impedimento econômico. A ênfase no auto desenvolvimento, mais a necessidade de, pelo menos, ter uma renda de classe média para custeá-lo, coloca a bruxa tradicional mais próxima de outros pagãos e da Nova Era e mais longe da prática popular, do que gostaríamos de acreditar. Enquanto isso, as tradições folclóricas continuam a trabalhar debaixo do radar. Longe de desaparecer, eles estão onde sempre estiveram: nos remansos, entre os pobres e marginalizados, escondidos à vista de todos em geral. Às vezes pode parecer que esses dois tipos de bruxas existem em planetas completamente diferentes e, no futuro, eu pretendo explorar algumas de suas diferenças na sensibilidade e visão de mundo, bem como suas ricas confluências evocativas.

3 comentários:

Adília disse...

Oi
Retomei a publicação do meu blog e gostaria que aparecesse e comentasse
abraço, adília

Cadmo Nereu disse...

Olá, gostei muito do blog.
Será que seria possível mantermos contato?

Cadmo Nereu disse...

Olá, gostei muito do blog.
Será que seria possível mantermos conta