sábado, 21 de junho de 2014

Na fila do banco

Eu preciso lembrar que eu sou pagão, pagão moderno, mas tento estudar e saber o máximo da religião dos meus ancestrais. Como eu, pagão moderno, conseguiria explicar como nossos ancestrais acreditavam para um cristão? O texto da Bia vem bem a calhar.

Imagine uma vida simples, onde você conhece todo mundo. Imagine uma cidade com diversos bancos, bancos grandes e bancos pequenos. Os bancos grandess geralmente representam grandes instituições, tem políticas que abrangem muitas regiões e o atendimento reflete essa política. Os bancos pequenos tem pouco alcance, mas ao menos você conhece seus funcionários e até seu dono, conhece como funciona o banco e o que se pode esperar dele.

Então o que esperar de Cristo, sendo ele funcionário do Banco Cristão? Ele faz tudo, o caixa dele está lá para isso, enquanto outros caixas lidam com outras funções. Em outros bancos, provavelmente teriam os mesmos procedimentos, algum caixa central, um caixa geral que faz tudo e caixas com funções específicas, tudo de acordo com a política do banco.

Agora é que entra a diferença entre o banco, representante de uma grande instituição e o banco pequeno.

Dentro do Banco Cristão, de onde Cristo é o faz tudo, ele ainda está vinculado a uma politica interna. Por mais que ele queira te ajudar, ele tem que seguir as regras do Banco Cristão. Então vamos entrar no Banco Cristão e ver como ele funciona? Primeiro: para fazer uso do Banco Cristão, é preciso ter uma “conta corrente”. Quem vier de outro banco ou quem não tiver banco não será atendido por Cristo. Digamos que você tenha um cheque. No Banco Cristão, você não vai conseguir sacar ou depositar se não for correntista e Cristo não poderá te ajudar, por mais que ele queira. Digamos que você precise de um empréstimo [benção]. No Banco Cristão, você não vai conseguir empréstimo nem crédito, se não for correntista e Cristo não poderá te ajudar, mesmo que ele queira.

Isso é chato, eu sei, mas é assim que funcionam os Grandes Bancos. Então como você vai conseguir resolver seu problema, sacar um cheque, abrir uma poupança, fazer empréstimo ou ter crédito? Vamos tentar no banco pequeno, ver como ele funciona? Na entrada você conhece de longe os funcionários. Todos os que trabalham ali te conhecem desde que você nasceu e te acompanhou toda sua vida, vivem ao seu lado. Eles te conhecem desde seu berço, sabem de suas necessidades, sabem de seus problemas, sabem de suas dores e conhece bem sua vida porque passaram por isso também. Então, quando você entra nesse banco pequeno, os funcionários irão te ajudar, mesmo que você não seja correntista. Pode chegar no caixa, ele pode ser seu vizinho, seu pai, sua mãe, seu avô, seu ancestral, um Deus antigo. Eles estão ali, te ouvindo, estão dispostos e vão te ajudar, do jeito que puderem, como puderem. Quer descontar um cheque? Sem problema, o caixa passa o cheque para quem pode fazer isso. Quer um empréstimo? Sem problema, o caixa passa para quem pode resolver isso. Você não tem conta? Sem problema, o caixa te conhece, confia em você, sabe onde você mora, sabe o que você faz para viver, conhece toda sua família. Ali você não vai resolver todos os seus problemas, mas ao menos ali você tem acesso total. Mesmo quando o problema for grande demais, o banco pequeno passa para outro banco pequeno, para os funcionários deste banco, ou mesmo pode levar seu caso para o Grande Banco, isso não importa, para eles o que importa é resolver o seu problema. Mesmo que você acabe abrindo uma conta no Grande Banco, isso também não importa, eles não exigem exclusividade como o Grande Banco. Eles vão continuar ao seu lado, vivendo com você, sofrendo com você, conhecendo você, amando você tal como você veio ao mundo porque você e eles tem a mesma origem, o mesmo sangue, a mesma natureza. E vão continuar a te atender, mesmo não sendo correntista, mesmo tendo conta no Grande Banco.

Agora nós temos as opções:
Escolhemos abrir uma conta no Grande Banco, cheio de regras, cheio de exigências, com pacotes de serviços que não te interessa, mas que você é obrigado a ter.
Escolhemos usar um banco pequeno, onde os funcionários nos conhecem. Funcionários que tem a mesma origem, sangue, natureza que você. Um banco que não exige exclusividade, não impõe regras, não nos impinge pacotes de serviços que não nos interessa.
Qual dos dois você escolheria para resolver seus problemas?

Nenhum comentário: