terça-feira, 6 de setembro de 2011

Natib Qadish

Na minha página no orkut, Karagan Griffith divulgou uma entrevista com um grupo de neopagãos judeus que intitulam sua crença como Natib Qadish.
Usando o oráculo vurtual [Google] obtive algumas descrições:
Natib Qadish é uma religião neopagã baseada na antiga religião de Canaan. Seus seguidores são chamados de Qadishuma, singular, Qadish. A palavra "Qadisha" vem da raiz semítica (Q-D-Š) que significa "sagrado" e Wadi Qadisha é o Vale Sagrado nos dias atuais no Líbano.
Pequenos grupos neopagãs semíticos, como o Qadash Kinahnu ("Santuário Cananeu") e Natib Qadish ("Caminho Sagrado") surgiram em 1990. Eles são devotos aos Deuses de Canaan como El (Ilu) e Baal e Deusas como Athirat e Anat. Em 1997, Lilinah Biti-Anat formou o grupo virtual Levant Pagan e criou um website chamado "Qadash Kinahnu". Em 2003, foi usado pela primeira vez o termo Natib Qadish, e a revista PanGaia publicou o primeiro artigo sobre Natib Qadish em 2006. Em 2009, Tess Dawson publicou seu livro "Whisper of Stone: Natib Qadish, Modern Canaanite Religion", o primeiro livro sobre a religião neopagã cananéica.
Estes grupos celebram diversas datas religiosas baseadas no calendário sagrado de Canaan, e alguns usam a hamsa como seu símbolo.
Se você, caro dileto e eventual leitor, souber ler inglês, leia a matéria integral no wikipédia.
O termo "neopaganismo semítico" ou "jewitchery" [neologismo jewish+witch] pode parecer estranho, considerando que os Judeus são monoteístas. "Semítico" também é um termo complicado, pois vem de Sem, o personagem mítico descrito no que chamamos de Velho Testamento e no original, a Torah. O mesmo termo usado pela Ciência para nomear uma das diversas etnias que viveram e vivem no Oriente Médio, bem como seus descendentes. Mas não se animem, Cristãos, os fatos estão bem longe de confirmar a bíblia como fonte confiável, autêntica ou verossímel.
Usando o oráculo virtual [Google] define-se como "neopaganiosmo semítico":
Neopaganismo Semítico (também neopaganismo canaanita, neopaganismo hebraico, neopaganismo judaico, judeu-paganismo) é a revivência, na maior parte localizada nos EUA, de tradições religiosas que vieram das antigas religiões de Canaan. Na prática, existem pequenos números de movimentos neopagãos que reviem a religião da Idade do Ferro de Canaan.
A religião politeísta majoritária praticada em Canaan, e esppecialmente nos reinos de Israel e Judá durante os séculos 10 ao 7 AC, fica evidente pelos escritos dos profetas bíblicos. A noção de um politeísmo histórico israelita ou judaico tem sido popularizado em 1960 por Raphael Patai no [livro-NT] "The Hebrew Goddess", enfocando nos cultos das Deusas como o culto de Asherah no Templo de Salomão.
Matéria completa no wikipédia.
Mas o que isto significa, ou deveria significar para os brasileiros e a huamnidade? Que devemos procurar nossas raízes, nossas origens, conhecer nossos ancestrais e ADORAR AOS MESMOS DEUSES QUE ADORAVAM.

6 comentários:

Bruna disse...

Sim verdade todos deveríamos voltar as nossas raízes, apesar da miscigenação no Brasil. É lindo ver religiões politeístas antigas sendo resgatadas, e deuses como Zeus,Odin, Baal, Marduk, serem novamente cultuados.

betoquintas disse...

"apesar da miscigenação" é uma afirmação confusa. todos nós somos miscigenados. nossos ancestrais tiveram relações sexuais com outros hominídeos. em verdade, nós somos uma única espécie.

Bruna disse...

kkkkk sim é verdade tem toda razão, eu que não soube me expressar

Bruna disse...

Boa noite. Vc sabe se o deus Kothar wa Khasis, possuía algum planeta ou constelação que o representasse?

betoquintas disse...

Nops. Segundo o Wikipédia, Kothar wa Khasis é um Deus ferreiro.

Bruna disse...

Isso eu já sei kkkķkkk mas mesmo assim obrigada, seu blog é muito bom