quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Iniciação - uma carta de amor

Autora: Star Foster

Eu vou lhes contar porque eu pedi por minha iniciação na Bruxaria Tradicional.
1. Pessoas são melhores do que livros
Eu posso ler a liturgia do ritual, mas aprender na prática com a minha sacerdotisa é uma experiência transformativa. Ela é muito paciente e encorajadora. Eu tendo a ser literária, mas muitos dos meus momentos  do meu treinamento que dobraram minha mente até agora vieram de minha sacerdotisa desafiando meus preconceitos e guiando-me dentro dos canais apropriados para aquilo que eu estava tentando realizar. Para alguém que investiu uma década em estudo autodidático, eu nunca esperava aprender tanto antes da iniciação.
É um mundo solitário onde moramos e eu sou uma das pessoas menos sociáveis que eu conheço. Estabelecer conecções com pessoas em um encontro de coven é uma experiência poderosa. Duas primaveras atrás eu comecei a circundar com gentis estranhos e agora essas pessoas são família. Eu provavelmente sou o membro mais desajeitado da família, mas eu tenho sorte em ter um grupo tão gentil, sábio e acolhedor com quem aprender e crescer junto.
Sartre disse "O inferno são os outros" e o que ele disse soou verdadeiro com muita frequência. Eu nunca sou desencorajada por minha religião ou meus Deuses, mas outros pagãos fazem com que eu queira subir em uma árvore como Merlin. Eu acho que vir ao paganismo através da Internet me coloca em desvantagem. Pagãos na Internet são perversos. Parte de mim sempre espera que os pagãos que eu encontro se tornem feios em palavras e atos, uma versão deturpada da noiva de Gawain.
As pessoas na minha tradição constantemente me desafiam enquanto me fazem sentir em casa. Eu conheço meu coven e nosso coven-mãe, é meu refúgio do mundo desalmado da religiosidade externa e da picuinha interna. Assim quanto tão pouco eu tenho a dar, Lady Jasmine, Lord Solandrin, Lady Moonshadow, Lady Ariadna, Lady D'Cie, Lady Larina e Lord Gaelin, junto com muitos outros para mencionar, têm sempre me feito sentir em casa e tratada como uma pessoa real. Isso não é tão comum quanto deveria ser.
Eu também devo dizer que eu ouvi pessoas na minha tradição, velhos e jovens, dizem que não importa qual o nome de nossa tradição ou o que nossos covens são, enquanto a comunidade, o propósito e o ensinamento for o mesmo. Isso me impressionou quando as pessoas consideram suas tradições um ser vivo e não vinculados à nostalgia, ego ou reconhecimento de "marca". Eu tomei a mesma atitude. Eu vou estranhar se eu for informada que mudamos o nome de nossa tradição para Glitter Farting Fairies [Fadas do Peido Purpurinado-NT], mas desde que mantenhamos os mesmos valores eu usarei o nome com orgulho.
2. Hierarquia é bom
Serviço é um conceito amplo na tradição na qual eu fui aceita e iniciada em, e responsabilidade é levada muito a sério. Algumas pessoas riem do Ofício Tradicional que usam títulos, mas eu posso dizer que testemunhar o trabalho de meus Elders põem em seu Ofício e o serviço que eles oferecem aos outros, eles mereceram qualquer honorífico dado a  eles. Tornar-se um Elder em nossa tradição é como ter um emprego temporário e eu não tenho inveja ou rancor de qualquer um o título de Lord ou Lady em seus nomes de Ofício.
Hierarquia desanda nas mãos de indivíduos obcecados com controle ou fome de poder. Hierarquia apropriada envolve delegação, um sentimento de serviço e igualdade, e o reconhecimento que o coven é uma comunidade que depende de cada um. Minha tradição faz isso muito bem. Eu nunca tive que jurar lealdade a um indivíduo, nunca senti que não era capaz de questionar meus Elders e certamente nunca senti que estávamos divididos em abelhas operárias e abelhas rainhas. A hierarquia, a distribuição das tarefas e a ênfase que cada grau traz consigo responsabilidades e serviço aos outros encaixa-se perfeitamente comigo.
Minha sacerdotisa trabalha. Eu não a ajudo tanto quanto deveria. Então quando eu a vejo considerar, consultar, discutir e então eventualmente tomar uma decisão ela precisa fazê-lo a despeito de tudo, eu fico bem sabendo que a resistência termina com ela. Eu estou conformada com nossa hierarquia, apoiando a autonomia de nossa sacerdotisa e estar na base da pirâmide, porque em quase 2 anos eu nunca vi um de meus Elders abusarem de sua autoridade. Ser capaz de escrever isso me preenche com um enorme orgulho.
3. Diversidade em ação
Eu admito que tenho uma mente que rotula, classifica, alinha e marca percentuais quando lida com grupos de pessoas. Ser observador pode ser bom, mas eu não estou certa se este tipo de comportamento é saudável. Então eu sou uma das poucas pessoas na minha tradição que regularmente menciona nossa diversidade, porque é um tipo de benção. Pessoas de diferentes origens, etnias, identidades sexuais, ocupações e pontos de vista tem um tipo de mistura em uma comunidade sem qualquer ação ativa para que isso ocorra que eu possa ver.
Nossa diversidade vai além do que a maioria das pessoas pensa como diversidade. Sim, temos machos, fêmeas, heteros, homos, casados, solteiros, ex-cristãos, ex-muçulmanos, jovens, velhos, liberais e conservadores entre nós. Temos também politeístas, panteístas, monoteístas e uma mistura dos três entre nós. Os exemplos que acompanham uma lição podem vir dos mitos clássicos, um verso da bíblia ou [o filme-NT] Guerra nas Estrelas. Eu não vou dizer que não haverá enfado diante dos absurdos abraãmicos, mas Cristianismo, Islamismo e Judaismo são considerados fontes de sabedoria junto com todas as outras grandes mitologias do mundo. Não é algo para ser discutido. É tratado como a ordem natural das coisas e eu amo isso.
4. Hospitalidade sulina
Eu fui cortada de uma egrégora antes. Eu achei a idéia toda estranha, paranóica e incerta. As egrégoras da tradição na qual eu estou me iniciando não são tratadas como frágeis. De minha perspectiva, a intenção daqueles que criaram e mantêm a egrégora de meu coven, nosso coven mãe, e eu poderia tratar nossa tradição como um todo é criar uma comunidade na qual aqueles que procuram aprender, praticar, ensinar e incorporar nossa tradição são bem-vindos e apoiados.
Eu recebi apoio desde a primeira vez que eu pisei no círculo como um neófito e uma das primeiras perguntas que fiz a minha sacerdotisa e sacerdote o que aconteceria se eu decidisse que esse caminho não é para mim. Disseram-me que eles iriam querer falar comigo para ter certeza que estava tudo bem, mas todos são livres para vir e ir como quiserem. Os Deuses não pedem uma cirurgia toda vez que alguém sai e este foi um grande fator em minha escolha em estudar com este coven.
Eu não irei dizer que meu primeiro ritual, particularmente meu primeiro ritual multi-coven, foi como se eu estivesse junto com velhos amigos. Eu observei o amor e a amizade existiam e eventualmente eu senti que esta era minha família. Em primeiro foi como um amigo te convidando para visitar sua grande, bagunceira, família quando você é ainda uma criança. Mesmo que essa não seja sua família ainda, você pode sentir a vibração e isto te faz sentir bem-vindo e em casa.
Os sentimentos de família, hospitalidade e aconchego são reforçados por cada pessoa ativamente engajada na criação da comunidade nesta tradição. Sinto como se as pessoas e a egrégora estão continuamente reforçando e estreitando esta atitude de hospitalidade, então o ambiente parece muito com a própria Deusa. Se isso soa exagerado, meigo ou pretensioso, eu não me importo. É como eu me sinto. Eu nunca deixei de ser um neófito, nunca senti que eu tinha que ser iniciada para ver o que era tradição e minha decisão ao pedir a iniciação foi amplamente baseada no fato que eu sabia que eu não precisava ser iniciada para me sentir bem-vinda ou ser tratada como pessoa.
5. Valores acima da magia
Eu pratico magia. Meu coven pratica magia. Teoria Mágica não é uma matéria, mas duas das matérias principais das aulas primárias que seguem as aulas de Teoria Metafísica. Eu tive experiências com magia e trabalho com energia neste coven que me modificaram profundamente. Dito isso, nós não focamos a magia.
Você não ouve nossos Elders falarem sobre magia tanto quanto eles falam de nossos princípios. Não é incomum encontrar um dos meus Elders falando sobre confiança, tolerância ou humildade no centro de toda conversa. Eles estão constantemente falando em crescimento espiritual, aprender as lições da vida, trazer equilíbrio na sua vida e construção de caráter.  A única vez que eu fui a meus Elders pedindo conselhos sobre magia isto veio com uma enorme dose de crenças e advertências para me examinar antes de seguir adiante. Meu encantamento funcionou muito bem e seus conselhos para me examinar provaram ser extremamente valiosos tanto na execução quanto em lidar com os resultados de meu feitiço.
De minha observação na ênfase deles nos valores e na força da magia deles, eu conclui que a eficiência de sua magia depende na qualidade da ferramenta. Uma bruxa é uma ferramenta mágica, a melhor já criada, então uma bruxa deve se por em ordem, para ser magicamente eficiente. Eu acho isso fascinante.
6. Foco na Wicca
Todos passam pelas aulas primárias. Eu fui uma solitária por 10 anos quando eu tive minha primeira aula formal. Eu não achei que estava abaixo de mim sentar e escrever os nomes dos sabás. Eu estava determinada em colher o que fosse das aulas. Eu fiquei surpresa em notar que eu aprendi é que Wicca é o suficiente.
As aulas têm pedaços de astrologia, herbalismo e outras disciplinas, mas a maior parte do material tem a ver com a própria Wicca. Por que acreditamos no que acreditamos, a razão por trás disto, a lenda, as práticas que apoiam e reforçam nosso Ofício. Um de meus Elders disse que não temos que brandir bandeira alguma senão a bandeira Wicca. Ela quis dizer que não temos que nos envolver em causas políticas ou sociais como uma tradição, que nosso principal propósito é a religião Wicca, mas desde que eu ouvi isso eu pensei sobe isso em outros termos. Nós não brandimos a bandeira da magia cerimonial. Nós não brandimos a bandeira do tarô. Nós não brandimos a bandeira do herbalismo. Nós não brandimos a bandeira da lenda druídica. Wicca é nosso foco e Wicca é o suficiente.
Nós passamos muito tempo com essas aulas primárias. Eu estou tentando passar novamente por elas, porque eu ainda estou aprendendo coisas novas enquanto eu reviso o básico. As pessoas assistem as aulas, elas aprendem o material para ser capaz de ensiná-las, elas conversam, elas mantêm na mão para fácil referência e elas estão constantemente procurando por novas e diferentes formas para comunicar os conceitos nas aulas. Geralmente mais de uma pessoa ensina e ás vezes muitos Elders irão ensinar porque cada um tem um estilo e perspectiva de comunicação únicos.
Eu tive aulas de herbalismo, feitura de vassoura e de cura de meus Elders, mas estas coisas são consideradas interesses especiais. O coração dos ensinamentos da tradição é wiccano, a base da Wicca é conceitos consideráveis que valem uma reflexão profunda e estudo, e eu nunca vi alguém substituir qualquer parte do núcleo dos ensinamentos por algo de outra religião ou disciplina espiritual. Mesmo meditação, que não é uma disciplina religiosa, é ensinada como algo que dá suporte e fortalece nosso Ofício. Você pode tirar cada referência e disciplina nas aulas que não seja o coração da prática e crença wiccana, e as aulas ainda permanecerão coesas, compreensivas dentro da religião wiccana. Isso significa muito para mim.
A iniciação saiu de moda, e muitas pessoas a vêem e Bruxaria Tradicional negativamente. Eu estive em momentos de minha vida onde se eu não estivesse envolvida com o Ofício Tradicional para salvar a minha vida, geralmente devido à pessoas que representam a Wicca pobremente. Assim que eu pedi e fui aprovada para ser iniciada, assim eu vi esta estranha data no calendário, eu achei que seria útil compartilhar o motivo pelo qual eu escolhi esse caminho. Tantos vêem a iniciação como restritiva e opressiva, que eu quis dar um testemunho positivo tal como por que uma excêntrica obstinada, pessimista e independente como eu veria isso de fora. Não é uma decisão fácil, não é uma decisão a ser tomada futilmente ou por razões erradas, e certamente o processo de iniciação não é algo que irá te levar a uma fantasia. Eu espero que isso seja útil para as pessoas, e eu espero que minha decisão faça sentido.

Fonte: Patheos

Nenhum comentário: