sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Fantasmas do passado

Cada um de nós tem que lidar com os fantasmas do passsado e pelo bem das gerações vindouras temos que lidar com o peso dos eventos que aconteceram no início da Era Moderna, erros que estão começando a se repetir e podem produzir um 4º Reich.
No início do século XVIII a Europa vivia uma época de mudança, a cidade tomava o lugar do campo, a indústria tomava o lugar da natureza, a burguesia tomava o lugar da nobreza, a intelectualidade tomava o lugar do clero.
A acumulação das idéias da Renascença e do Iluminismo serviram às novas elites com uma referência que não vinha mais da Igreja ou do Palácio. Os novos senhores da sociedade redescobriram as origens de seus povos e reacenderam as idéias de união destes povos.
Estas foram as condições para o reaparecimento do Ocultismo, onde o Paganismo Clássico deu origem ao Neopaganismo e o Esoterismo Oriental deu origem à Teosofia. Diversos movimentos religiosos ganharam forma bem como novas ordens iniciáticas e sociedades secretas foram fundadas, tomando como base os manuscritos de magia (grimórios) da Idade Média.
A confluência das idéias raciais da Sociedade Teosófica, das idéias nacionalistas do Pangermanismo, das idéias antisionitas do Cristianismo e das idéias esotéricas de (re)construir alguma das formas das antigas Utopias resultou tanto no aparecimento da Sociedade Thule quanto da Ariosofia, elementos que auxiliaram no surgimento do Nacional Socialismo, o maior pesadelo da história da humanidade.
A mistura entre religião e política tem demonstrado ser danosa. O mundo esteve ameaçado antes pelo Império Persa, passou pelas mãos de Macedônios e Romanos para então encarar a ameaça do Império Católico e temos nos dias de hoje a ameaça real de um Império Talibânico.
Evidentemente isso não significa que o Neopaganismo seja alienado ou apolítico, nossa posição diante da conservação ambiental mostra que temos uma proposta política que visa a humanidade, sem sectarismo.
Nós estamos tentando sim resgatar a herança cultural de nossos antepassados e honrá-los e isso significa dar valor à tudo o que eles conquistaram e construiram para nos dar conforto e qualidade de vida. Nós estamos tentando também resolver os erros cometidos no passado, sem ilusões românticas nem delírios esotéricos, todos nós pertencemos à uma só raça : a humana. Todos nós somos filhos e filhas dos Deuses Antigos que nos formaram, nos geraram com essa sagrada e divina diversidade que também deve ser preservada, dando espaço à tolerância e à convivência.

Nenhum comentário: