sexta-feira, 21 de março de 2008

Paraíso ou Inferno?

As idéias mais comuns entre os (neo) pagãos consiste nas crenças sobre reencarnação ou o chamado 'pós-vida', muitas vezes reproduzindo ou imitando, ainda que de forma refratária, as doutrinas Cristãs sobre o Paraíso e o Inferno.
Os (neo) pagãos tem uma relação bastante peculiar com o Cristianismo porque muitos foram batizados na igreja, foram catequizados e muito posteriormente, se tiverem sorte de terem uma boa escola, superam esse forte vínculo cultural. Não basta um (neo) pagão afirmar, de forma ingênua ou simplória, que não acredita no Paraíso ou Inferno, esses conceitos não pertencem apenas à doutrina Cristã, mas provém da cultura pagã Romana. Antes dos Romanos, os Gregos e Egípcios também tinham seu credo sobre o além, bem como seus conceitos sobre o Paraíso e o Inferno, mas com outros nomes e doutrinas.
Para explicar melhor, os (neo) pagãos deveriam avisar que não aceitam a doutrina cristã sobre 'pecado', 'salvação' ou 'juízo final'. Nossos ancestrais tinham, antes dos cristãos, idéias bem claras quanto aos méritos pessoais e individuais e que nossos atos refletem tanto na vida presente quanto na vida do além. A consciência da responsabilidade sobre os nossos atos se reflete no conceito de karma, no conceito da reencarnação e no conceito sobre o Paraíso ou Inferno pagão.
Eu particularmente creio que a cada um será dado o descanso conforme a natureza de seus atos. A energia das nossas ações são gravadas em nossa alma e concedem um determinado atributo ao nosso espírito que, por sua vez, será atraído ao Paraíso ou Inferno mais adequado.
Ou seja, não são os Deuses Antigos que nos julgarão, comodamente em seus tronos, as nossas ações, por um padrão moral absurdo e arbitrário. Nós somos nossos próprios carrascos, nisso consiste o verdadeiro 'livre-arbítrio'. No mundo dos Homens, os humanos tem leis e julgam os crimes conforme o contexto social, os Deuses cuidam dos assuntos divinos. No mundo dos Mortos, os espíritos julgam os espíritos, conforme o contexto social e os Deuses continuam cuidando dos assuntos divinos.
Resumindo, os (neo) pagãos tem a Terra da Juventude, a Terra do Verão como o Paraíso, onde poderemos encontrar nossos ancestrais e participar das cerimônias sagradas com os Deuses Antigos. Nós temos a crença de que encontraremos uma mesa farta, cheia de comida e bebida, música e mulheres, alegria e amor. Se algum (neo) pagão ainda se preocupa com o Inferno, que este lembre que para os Romanos o conceito original do Inferno é bem parecido com o da Terra do Verão.
Agradecemos então, aos Cristãos, que constantemente dizem que nós vamos para o Inferno!

Nenhum comentário: