segunda-feira, 21 de julho de 2025

Os procedimentos da magia

"Os atos mágicos revelam uma miriade de aspectos em função da natureza de seu objeto, do objeti-vo da ação e de seu alcance; a imagem que o mago tem de seu tipo de eficácia define o caráter dessa magia, e essa imagem é mutável: do mesmo modo, em virtude do modo como são concebidas a pro-dução dos fenômenos e a direção dos seres pela magia, os modos de ação mágico devem mudar. Trata-se aqui de esclarecer o que há de comum e de específico nas manifestações particulares da magia.

Todo ato mágico tem por finalidade seja colocar seres vivos ou coisas em um tal estado que certos gestos, certos acidentes, ou certos fenômenos devem seguir-se infalivelmente, seja fazê-los sair de um estado análogo. Sempre há imposição ou supressão de caráter ou de condição, feitiço ou contrafeitiço, possessão ou liberação.

O caráter sagrado da doutrina é protegido pelo segredo. Este é imposto por juramento ao recém-iniciado 495. Ao que parece, a iniciação se transmite de individuo a indivíduo, de mestre a dis-cípulo: trata-se de uma espécie de filiação*96. Ela não se limita, porém, à mera transmissão de receitas. Sua indicação é precedida por uma revelação cosmológica, mais mitica que filosófica."

A Magia no Mundo Greco-Romano. Henry Hubert. Página 107 e 133.

Nenhum comentário: