sábado, 5 de abril de 2025

Feliz Veneralia


A Veneralia era um antigo festival romano realizado anualmente em 1º de abril em homenagem a Venus Verticordia (“ Vênus, a Transformadora de Corações ”) e Fortuna Virilis (“ Fortuna Viril ”). Dedicado principalmente a Vênus, a deusa do amor, beleza, fertilidade e desejo, o festival também prestava homenagem a Fortuna, a deusa da sorte e fortuna. Estátuas de Vênus eram ricamente adornadas com rosas, murta, joias e outras oferendas luxuosas, e o dia também era marcado por atos de reconciliação entre amantes ou cônjuges.

Vênus Verticordia era invocada para obter assistência em questões de amor, fidelidade e beleza, enquanto Fortuna Virilis era solicitada para dar boa sorte nos relacionamentos, com a esperança de que os homens ignorassem as imperfeições.

Veneralia continua a ser celebrada por algumas tradições pagãs e praticantes solitários. Suas observâncias frequentemente ecoam práticas tradicionais, como banhos rituais e oferendas de flores, incenso e comida a Vênus. Orações ou invocações são feitas para melhorar relacionamentos românticos, beleza ou amor-próprio.

Os praticantes podem se concentrar em temas de amor, beleza, criatividade e reconciliação, muitas vezes adaptando elementos tradicionais para atender às crenças e necessidades individuais. Seja por meio de banhos rituais, expressão artística ou orações meditativas, a Veneralia continua a inspirar aqueles que honram Vênus hoje. Como Vênus também é associada às artes, muitos praticantes dedicam o dia à criação de arte ou poesia, bem como se envolvem em rituais de beleza. Além disso, o festival serve como uma oportunidade para reconciliação com entes queridos ou renovação de compromissos românticos, mantendo o espírito de unidade social e renovação pessoal que caracterizou a celebração original.

Fonte: https://wildhunt.org/2025/04/pagan-community-notes-week-of-april-3-2025.html

Traduzido com Google Tradutor.

Abril está sob a proteção de Vênus, e alguns autores antigos derivaram o nome do mês de Afrodite (talvez por meio de uma conjectura etrusca, Aprodita); outros o derivam de aperire (abrir), pois é a época em que, de acordo com Cincius e Varro, "frutas, flores, animais, mares e terras se abrem".

A Veneralia, no primeiro dia do mês de Vênus, honra Vênus Verticordia (Changer of Hearts) e sua companheira Fortuna Virilis (Fortuna Ousada). Nos tempos antigos, todas as mulheres, casadas e solteiras, iam aos banhos masculinos, como hoje podem ir às piscinas. Ao chegar, elas oferecem incenso a Fortuna Virilis e rezam para que os homens não vejam nenhuma mancha que as mulheres possam ter. Elas fazem uma libação e bebem a poção que Vênus bebeu em sua noite de núpcias: papoula triturada com leite e mel. Um comentário antigo (provavelmente de Verrius) diz que elas vão aos banhos para ver os membros viris dos homens. As mulheres, coroadas com coroas de murta, banham-se e rezam para que Vênus lhes traga concórdia e uma vida modesta. Ovídio diz: "beleza, fortuna e boa fama estão sob Sua guarda".

Além disso, as mulheres removem as joias e outros ornamentos das estátuas de Vênus e Fortuna para que possam ser lavadas, após o que são redecoradas e adornadas com rosas (flor de Vênus). [OF IV.133-64; SFR 96-7]

Fonte: https://web.archive.org/web/20051204060858/http://www.cs.utk.edu/~mclennan/BA/SF/SprEq.html#veneralia

Traduzido com Google Tradutor.

Nenhum comentário: