quinta-feira, 18 de abril de 2024

Houston, temos um problema

No Patheos, na seção Catholic, na coluna A Little Bit of Nothing, Henry Karlson mostra uma ideia perturbadora.

Citando:

“A Vitória Do Amor Na Cruz”

Isso é muito perturbador. Onde pode ser visto o amor em uma imagem de alguém pregado na cruz?
Segundo a doutrina cristã, Yahweh enviou o próprio filho para nos salvar. Essa seria a “demonstração de amor”. Como eu devo ter escrito em algum lugar, um Deus que envia o próprio filho para ser sacrificado, imagine o que faria contra nós?

Sigamos. Citando:

“O Deus-homem , Jesus Cristo, experimentou um ódio assassino contra si mesmo durante toda a sua vida (como pode ser visto pela maneira como Herodes queria que o menino Jesus fosse morto).”

Na doutrina cristã, Jesus é Deus, mas essa questão sobre a pessoa de Jesus foi motivo de controvérsias, polêmicas e guerras entre os cristãos. A lenda da Matança dos Inocentes por Herodes não tem sustentação histórica.

Citando:

“Jesus amou o mundo e todos os que nele vivem, mesmo que aqueles que nele habitam, especialmente os que estão presos às estruturas sistêmicas e sistemáticas do pecado , tenham procurado extingui-lo.”

Não é bem assim. Vários trechos dos Evangelhos mostra Jesus demonstrando desprezo pelos fariseus e agiu com violência contra os mercadores. Um trecho diz claramente que ele veio trazer a espada, não a paz e que causaria guerra entre as pessoas.

Citando:

“Jesus voluntariamente assumiu todo o sofrimento, toda a dor, todo o mal que o pecado poderia e iria causar-lhe.”

Não é bem assim. A missão de Jesus, como Cristo, foi definida pelos Profetas. Jesus estava predestinado ao sacrifício. Em uma cena descrita nos Evangelhos, talvez em um momento de fraqueza ou instinto de sobrevivência, Jesus peticionou ao seu “Pai” que o livrasse desse destino.

Citando:

“Ele veio ao mundo para mostrar o amor de Deus, para revelar o caminho do amor, para mostrar que tal amor é maior que o poder do pecado.”

Considerando a história do Cristianismo, tanta violência, ódio e guerra, cabe aqui uma frase dita por LaVey - o único cristão morreu na cruz.

Nenhum comentário: