sábado, 28 de outubro de 2023

Curso de mestrado em ocultismo

A Universidade de Exeter, no Reino Unido, lançará um programa de mestrado voltado para o estudo da história da magia, bruxaria e rituais relacionados ao ocultismo.

A pós-graduação em magia e ciências ocultas, que a escola afirma ser a primeira do gênero numa universidade britânica, deverá ter início a partir de setembro de 2024.

“Será o primeiro desse tipo”, disse um porta-voz da universidade sobre o programa.

A professora associada de literatura árabe medieval, Emily Selove, será a responsável por ministrar o curso.

Selove revelou que a iniciativa de criar o programa de ocultismo surgiu entre os membros da equipe da universidade devido à crescente demanda e interesse em torno desses temas.

Ela disse que notou um “desejo de criar um espaço onde a pesquisa sobre magia pudesse ser estudada em todos os campos acadêmicos”, de acordo com o New York Times.

Centenas de interessados

O programa já recebeu “algumas centenas de consultas nos últimos dias” de estudantes interessados, segundo a professora.

“Se procuramos soluções verdadeiramente novas e criativas para os problemas que nós, como sociedade, enfrentamos, então precisamos de ser honestos e corajosos sobre o fato de que algumas das nossas metodologias testadas e comprovadas têm um limite”, disse ela.

“Vamos testar com cautela e responsabilidade algumas ideias novas ou antigas que descartamos.”

Os módulos de estudo abrangerão uma variedade de tópicos, como a presença de dragões ocidentais na tradição, literatura e arte, teoria da arqueologia, a representação das mulheres na Idade Média, a exploração da prática do engano e da ilusão, e a análise da filosofia dos psicodélicos.

Mistura de crenças

O curso adotará “as lentes das tradições judaicas, cristãs e islâmicas” e “os palestrantes explorarão como a magia influenciou a sociedade e a ciência”.

Segundo o New York Times, a fundadora de uma livraria londrina especializada em literatura sobre magia e espiritismo e acadêmica, Christina Oakley Harrington, comentou que conhece “muitas bruxas” que estão entusiasmadas em ouvir sobre o programa e pensando em se inscrever.

“Não porque eles sejam idiotas e pensem que isso vai ensiná-las a agitar uma varinha mágica e fazer um feitiço”, disse Harrington. “São pessoas que têm uma enorme curiosidade sobre o mundo e a forma como percebemos o mundo visível e o invisível.”

Nota: notícia publicada em uma página direcionada aos evanjegues. Teve uma notícia parecida no Texas que, pela pressão, desistiu e cancelou o curso.

Nenhum comentário: