segunda-feira, 10 de abril de 2023

O que é controverso?

Olhando os textos publicados no OnlySky, eu escolhi este escrito por Kaveh Mousavi onde ele comenta um podcast no YouTube, com Drew McCoy e Filip Holm. Em algum momento, veio a pergunta:
-McCoy está condenado ao Inferno em todas as religiões?

Para os povos antigos, o destino de todos é o Mundo dos Mortos, independente da riqueza ou importância que alguém alcançou em vida. Mas o que vem a calhar para este escritor que vos escreve, eu vou usar outra questão levantada por Kaveh.
Citando:

A conversa deles me fez pensar em algo quase irrelevante: o que é “controverso” quando se trata de religiões?

Interessante são as categorias de controvérsias listadas por ele:

Controvérsia inerente: Quando a evidência sobre um fenômeno não é clara, portanto, dá origem a divergências dentro do discurso.

Controvérsia discursiva: A controvérsia sobre esta questão divide a população em linhas sociais, éticas e políticas.

Controvérsia intelectual: Isso diz respeito aos líderes do pensamento: aqueles que basicamente moldam o pensamento sobre uma questão.

Controvérsia Histórica: Costumava haver fortes discordâncias sobre esta questão, mas não mais. Esta pode ser a primeira variedade – algo era inerentemente controverso até encontrarmos evidências melhores.

Metacontrovérsia: Uma controvérsia sobre se algo é controverso ou não.

Instrutivo, mas escapou dele a questão primordial. Afinal, falamos de idéias, pensamentos e concepções de mundo. Em muitos temas, idéias e pensamentos se sobrepõem e se entrecruzam.

Tendo eu uma experiência considerável,  cada grupo elege o que considera controvérsia.
Para os cristãos, questionar a originalidade e autenticidade da Bíblia é uma controvérsia.
Para os ateus, questionar a transcendência (supremacia) da evidência é uma controvérsia.
Muitas das postagens aqui contam das controvérsias que eu suscitei em páginas e fóruns direcionados ao Paganismo Moderno.

Eu acho que eu posso afirmar que controvérsia é qualquer argumento que questione e conteste as idéias e pensamentos rasos.
E isso incomoda. Quando ocorre uma reação, isso é sinal de que se está indo na direção certa.

Nenhum comentário: