terça-feira, 4 de abril de 2023

Idade nubente na Grécia Antiga

É bem e amplamente conhecido que os pais gregos antigos normalmente obrigavam suas filhas a se casar em uma idade chocantemente jovem, quando seriam legalmente consideradas menores de idade na maioria dos países do século XXI. Os homens gregos, por outro lado, geralmente se casavam muito mais velhos, geralmente quando tinham quase 20 ou 30 anos. Como resultado, o noivo em um casamento grego antigo geralmente era pelo menos uma década mais velho que a noiva com quem estava se casando - e em muitos casos muito mais velho que isso.

As meninas solteiras eram efetivamente consideradas propriedade do pai. Os casamentos geralmente eram arranjados principalmente entre o pai de uma menina e seu pretendente. Até que ponto um pai permitia que sua filha decidisse com qual homem ela se casaria provavelmente variava significativamente, dependendo de fatores como período de tempo, região e personalidade e atitudes específicas do pai em questão; em alguns casos, as meninas provavelmente tinham uma opinião significativa sobre com qual homem se casariam, mas é provável que, em outros casos, tivessem pouca ou nenhuma opinião.

Exatamente o quanto jovens, as mulheres gregas antigas realmente se casavam? Histórias populares e até mesmo muitos acadêmicos afirmam rotineiramente como fato que os pais gregos normalmente forçavam suas filhas a se casar assim que começavam a puberdade, antes mesmo de completarem quinze anos. Neste post, no entanto, argumentarei que isso se baseia principalmente em uma passagem literária que descreve uma noiva que provavelmente era incomumente jovem e não era típica da maioria das cidades-estado. Em vez disso, uma visão mais abrangente das evidências sugere que as meninas gregas na verdade se casavam com mais frequência quando eram um pouco mais velhas, geralmente entre as idades de quatorze e dezenove anos. As idades em que as meninas se casaram também variaram significativamente entre as regiões; autores antigos registram que, em certas partes do mundo grego, as meninas geralmente se casavam significativamente mais jovens ou mais velhas do que em outras partes.

A primeira dificuldade em classificar a idade aproximada em que as meninas gregas antigas normalmente se casavam é determinar a idade em que as meninas geralmente experimentavam a menarca (ou seja, seu primeiro sangramento menstrual). Para a maioria dos gregos antigos, embora uma menina pudesse ficar noiva antes de experimentar sua primeira menstruação, a menarca, no entanto, teria marcado a idade mais precoce possível em que seus pais poderiam realmente entregá-la em casamento.

Na maioria das sociedades ocidentais do século XXI, a menarca geralmente ocorre bem cedo, por volta dos onze ou doze anos. Fontes médicas antigas, no entanto, indicam que a idade da menarca para meninas na Grécia e Roma antigas era significativamente mais velha, por volta dos quatorze anos (Amundsen e Diers, “The Age of Menarche in Classical Greece and Rome”, 125–132).

Uma fonte antiga que fornece algum contexto sobre este assunto é a História dos Animais , um tratado sobre a biologia da reprodução na língua grega que é tradicionalmente atribuído ao filósofo grego Aristóteles de Stageira (viveu 384 – 322 aC). Pode ser a obra autêntica de Aristóteles ou a obra de um autor ligeiramente posterior. Se for de Aristóteles, então pode conter seções substanciais que foram adicionadas por escritores do terceiro século aC, mas não é provável que quaisquer partes substanciais da obra sejam significativamente posteriores a isso. A obra contém a seguinte passagem, que estabelece a idade típica da menarca para meninas em torno de quatorze anos:

“E o macho começa a gerar semente na maioria [dos casos] após ter completado duas vezes sete anos [isto é, ao atingir a idade de quatorze anos]. . . E, mais ou menos na mesma época, nas mulheres ocorre o desenvolvimento dos seios e a chamada menstruação começa a fluir. E isso é sangue do mesmo tipo que o de um animal recém-abatido. . . E a menstruação ocorre na maioria das meninas depois que os seios foram levantados para [a altura de] dois dedos.”

Além desta passagem na História dos Animais , as Prenoções de Koan , um tratado médico grego que passou adiante como parte do Corpus Hipocrático e que provavelmente data de cerca do quinto ou quarto século aC, contém uma passagem (XXX, 502 ) que alude obliquamente aos quatorze anos como a idade típica para o início da puberdade. Ambas as passagens concordam bem com os escritos médicos posteriores do período romano, que também colocam consistentemente o início usual da menstruação em meninas por volta dos quatorze anos.

A razão pela qual a menarca ocorre muito mais cedo na maioria das meninas nos países ocidentais no século XXI é porque as crianças nos países ocidentais de hoje geralmente têm nutrição e saúde geral muito melhores do que as crianças da Grécia e Roma antigas. Como resultado, eles amadurecem fisicamente muito mais rapidamente.

Tendo estabelecido que a menarca das meninas gregas geralmente ocorria por volta dos quatorze anos, vamos examinar as fontes de quando as meninas geralmente se casavam. Possivelmente a fonte sobrevivente mais antiga é o Works and Days, um poema didático composto em hexâmetro dactílico que provavelmente foi originalmente executado oralmente e provavelmente se fixou em algo semelhante à forma em que a conhecemos hoje em algum momento da primeira metade do século VII. aC.

O orador do poema é Hesiodos, que se descreve como um fazendeiro da pequena cidade de Askre, na região de Boiotia, na Grécia continental central. O poema é nominalmente dirigido ao suposto irmão de Hesíodo, Perses, a quem ele caracteriza como um canalha imprestável. A maioria dos estudiosos concorda que Hesíodo é provavelmente mais uma persona poética do que um indivíduo real e histórico e que Perses é um personagem fictício destinado a servir como contraste literário. Em todo caso, o conselho que Hesíodo dá no poema é conscientemente genérico e aplicável a todos os homens gregos.

Nas linhas Works and Days 695–699, Hesiodos recomenda que um homem se case idealmente quando tiver cerca de trinta anos de idade e que se case com uma garota que esteja em seu quinto ano após a menarca na época do casamento. Ele diz:

“E esteja no momento certo da vida para levar uma esposa para sua casa,
quando você não estiver muito atrasado em trinta anos, nem muito passado; e esta é a estação certa para o seu casamento.
Mas uma mulher deve amadurecer por quatro anos após a puberdade e, no quinto, ela deve estar casada.”

Uma vez que as meninas na Grécia antiga mais comumente experimentavam a menarca por volta dos quatorze anos de idade, ao dizer que um homem deveria se casar idealmente com uma menina quando ela estivesse no quinto ano após a menarca, Hesíodo está recomendando que ele se casasse com ela por volta dos dezoito anos. ou dezenove anos.

Embora os Trabalhos e Dias sejam a única fonte literária grega do Período Arcaico que expressamente comenta sobre a idade apropriada para uma menina se casar, outras fontes indicam que o conselho que Hesíodo dá no poema sobre as idades apropriadas para o casamento era uma sabedoria bastante comum.

O legislador e poeta ateniense Sólon (viveu c. 630 - c. 560 aC), em um conhecido fragmento poético (fr. 27 Gerber), divide a vida de um homem ideal em dez estágios, cada um com duração de sete anos, e recomenda que um o homem deveria se casar idealmente no quinto estágio de sua vida, que vai dos vinte e sete aos trinta e quatro anos de idade. Ele declara:

“E, no quinto, é hora de um homem pensar em casamento e buscar uma linhagem de filhos para segui-lo.”

Embora Sólon não diga que idade uma menina deveria ter na época de seu casamento, o fato de ele estar tão de acordo com Hesíodo sobre a idade em que um homem deveria se casar sugere que ele provavelmente concordaria com ele sobre a idade em que uma menina deve se casar também.

Possivelmente a próxima evidência explícita mais antiga depois de Hesíodo para a idade em que as meninas gregas se casavam vem de Gortyn, uma cidade-estado grega localizada no extremo sul de Creta, a mais ao sul de todas as ilhas gregas. Lá, a parede sobrevivente de um prédio público redondo que provavelmente era o bouleuterion (ou seja, o prédio onde o boulē , ou conselho da cidade-estado se reunia) ostenta uma longa inscrição quase totalmente completa em grego dórico datando do primeiro século metade do século V a.C.

Esta inscrição abrange doze colunas inteiras de texto e é a segunda inscrição sobrevivente mais longa na língua grega de toda a antiguidade clássica. Ele contém o texto do código de leis da cidade daquela época, conhecido hoje como o “Grande Código de Leis de Gortyn”. Este código de leis é possivelmente a mais importante fonte sobrevivente de informações sobre os sistemas jurídicos das cidades-estados gregas no Período Clássico (durou c. 490 - c. 323 aC) e certamente a fonte mais importante sobre o assunto desse período de fora de Atenas.

O código de leis de Gortyn determina que um patroiokos (ou seja, uma mulher ou menina de uma família aristocrática que não tem pai vivo ou irmãos por parte de pai e que é o herdeiro legal da propriedade de seu pai) deve se casar quando ela não for mais jovem do que doze anos de idade.

No entanto, aqui devemos ter cuidado. Embora o código indique que, pelo menos em Gortyn no início do século V aC, algumas meninas de famílias aristocráticas podiam se casar com apenas doze anos, isso não indica necessariamente que era comum que as meninas se casassem tão cedo. De fato, o código não fornece nenhuma informação sobre a idade em que era comum as meninas em Gortyn se casarem nesse período.

Até agora, a maioria das fontes que examinamos veio de fora de Atenas. Durante a maior parte do século V aC, no entanto, Atenas foi a cidade-estado mais populosa, politicamente influente e economicamente próspera da Grécia continental. Ao longo de todo o Período Clássico, Atenas foi também o mais importante centro de produção literária e cultural de todo o mundo grego. Portanto, produziu uma quantidade de literatura desproporcionalmente massiva, mesmo considerando sua grande população em relação a outras cidades-estado.

Além disso, a grande maioria dos textos literários gregos antigos que sobreviveram até os dias atuais sobreviveram porque foram copiados para o público leitor de grego no Império Romano (ou Bizantino), que idolatrava a literatura dos atenienses clássicos dos séculos V e IV aC e era mais provável que copiasse textos de autores atenienses do que de não atenienses. Como resultado da combinação de todos esses fatores, as fontes existentes para a história grega nesse período tendem a ser extremamente centradas em Atenas.

Uma fonte muito importante de informações sobre o casamento e a vida das mulheres aristocráticas atenienses no período clássico é Xenofonte (viveu c. 430 - c. 354 aC), um aristocrata ateniense, escritor, historiador e aluno do famoso filósofo Sócrates, que escreveu um grande número de diálogos, histórias e ensaios sobreviventes ao longo da primeira metade do século IV aC, incluindo um diálogo intitulado Oikonomikos ou The Estate-Manager .

Nesse diálogo, Xenofonte retrata seu professor Sócrates descrevendo em detalhes uma conversa que ele supostamente teve com Ischomachos, um rico aristocrata ateniense que tem a reputação de administrar bem sua própria casa e ser um especialista geral no assunto de administração doméstica. A conversa é uma fonte inestimável de informações sobre como Xenofonte pelo menos pensava que uma casa ateniense aristocrática ideal deveria funcionar.

No decorrer dessa conversa, Xenofonte retrata Sócrates e Ischomachos discutindo a questão de como os homens aristocráticos devem “treinar” suas esposas para cumprir seu papel adequado na casa. Ele retrata Ischomachos enfatizando a Sócrates que sua própria esposa era extremamente jovem e inexperiente na área de administração doméstica quando ele se casou com ela, dizendo-lhe que ela "ainda não tinha quinze anos" na época. Esta troca, que ocorre no Oikonomikos 7.4–5, tem a seguinte redação, traduzida por EC Marchant com minhas próprias adaptações:

Sócrates: “Ah, Ischomachos,” disse eu, “isso é exatamente o que eu quero ouvir de você. Você mesmo treinou sua esposa para ser do tipo certo, ou ela conhecia seus deveres domésticos quando você a recebeu de seus pais?”

Ischomachos: “Ora, que conhecimento ela poderia ter tido, Sócrates, quando eu a tomei por minha esposa? Ela ainda não tinha quinze anos quando veio até mim, e até então vivia em cordas de condução, vendo, ouvindo e falando o mínimo possível. Se, quando ela veio, ela não sabia mais do que, quando recebia lã, fazer um manto, e tinha visto apenas como a fiação é dada às criadas, isso não é o máximo que se poderia esperar? Pois no controle de seu apetite, Sócrates, ela havia sido excelentemente treinada; e esse tipo de treinamento é, na minha opinião, o mais importante tanto para o homem quanto para a mulher.”

Muitos estudiosos modernos interpretaram acriticamente essa passagem como evidência de que a idade normal para as moças aristocráticas atenienses se casarem era antes dos quinze anos. Por exemplo, a altamente eminente estudiosa Sarah B. Pomperoy, que é reconhecida como a fundadora do estudo moderno da história das mulheres antigas, dá a seguinte descrição um tanto distópica de um típico casamento ateniense em seu livro de 2002, Spartan Women, na página 44 :

“A [noiva] ateniense não tinha nem quinze anos: ela se casou com um estranho com quase o dobro de sua idade, mudou-se para uma nova casa e raramente viu seus amigos e parentes novamente.”

Para apoiar essa afirmação, Pomperoy cita o Oikonomikos de Xenofonte como sua única fonte, dizendo que descreve "o casamento ateniense na melhor das hipóteses".

Estou convencido de que essa interpretação é incorreta porque se baseia na suposição incorreta de que o casamento de Ischomachos representa um típico casamento ateniense antigo e que as meninas atenienses geralmente se casavam na mesma idade em que sua esposa se casou. Em contraste com Pomperoy e muitos outros, acho que o contexto retórico específico e o propósito da declaração de Ischomachos sobre a idade de sua esposa sugerem que ela é, de fato, bastante jovem para uma noiva aristocrática ateniense.

No diálogo, Ischomachos conta a Sócrates exatamente quantos anos sua esposa tinha quando ele se casou com ela, especificamente para enfatizar o quão jovem ela era na época e quão pouco ela sabia sobre administrar uma casa. Se fosse realmente a norma para as meninas atenienses se casarem quando tinham apenas quatorze anos, então Ischomachos não teria motivos para dizer a Sócrates que sua esposa era tão jovem quando ele se casou com ela, porque Sócrates seria capaz de supor que ela era tão jovem em seu próprio. O fato de Ischomachos sentir a necessidade de dizer explicitamente a idade exata dela quando se casaram indica que essa idade não é completamente normal e previsível.

Também precisamos considerar como a idade da esposa de Ischomachos se encaixa no propósito literário e retórico mais amplo de Xenofonte. O Oikonomikos é um diálogo sobre administração doméstica e Xenofonte retrata Ischomachos como um reconhecido especialista neste tópico. Como personagem, ele portanto (de acordo com o que penso ser a interpretação mais plausível) representa um exemplo de como Xenofonte pensa que um homem aristocrático grego deveria administrar sua casa em condições ideais.

Ao retratar a esposa de Ischomachos como tendo sido extremamente jovem e totalmente inexperiente em como administrar uma casa quando ele se casou com ela, Xenofonte é capaz de usar a experiência de Ischomachos para ilustrar como um homem aristocrático deve “treinar” sua esposa em uma parceira ideal e administradora doméstica em uma situação ideal na qual ela é uma lousa em branco, basicamente sem conhecimento ou experiência anterior. Torná-la tão jovem e inexperiente também permite que Xenofonte ilustre a experiência de Ischomachos na administração doméstica, enfatizando que ela, como uma esposa ideal, é única e inteiramente o produto de seu treinamento.

Xenofonte claramente não esperava que seu público original de homens atenienses de classe alta no início do século IV aC considerasse quase quinze anos uma idade anormal ou chocante para uma noiva aristocrática ateniense. Se ele esperava tal coisa, então esperaríamos que ele retratasse Ischomachos como mais defensivo sobre sua decisão de se casar com sua esposa quando ela era tão jovem. No entanto, o contexto retórico específico e o propósito da declaração de Ischomachos sugerem que Xenofonte esperava que seu público visse quase quinze anos como estando no extremo mais jovem da faixa etária normal em que uma garota aristocrática provavelmente se casaria.

Felizmente, Xenofonte não é a única fonte de informação sobre quando era normal o casamento de meninas aristocráticas atenienses. Aristóteles, que viveu grande parte de sua vida em Atenas, também discute o assunto em sua Política 7.1335a. Nessa passagem, ele define a idade ideal para as meninas se casarem como dezoito anos e a idade ideal para os homens se casarem como trinta e sete.

Ambas as idades estão claramente no extremo mais maduro do que os gregos do século IV aC parecem ter considerado o intervalo normal, uma vez que Aristóteles sente a necessidade de argumentar longamente contra pessoas (especialmente meninas) que se casam mais jovens. Ele também menciona que era a norma para as meninas na cidade-estado de Troizen, localizada na Argólida, no nordeste do Peloponeso, do outro lado do Golfo Sarônico de Atenas, casar-se extremamente jovens, o que ele provavelmente quis dizer quando tinham treze ou catorze anos.

Aristóteles escreve, conforme traduzido por H. Rackham com minhas próprias pequenas edições para modernizar o idioma e torná-lo mais próximo do grego:

“Mas o acasalamento dos jovens é ruim para a geração de filhos; pois em todas as espécies animais a prole dos jovens é mais imperfeita e propensa a produzir crianças do sexo feminino, e de pequeno porte, de modo que a mesma coisa deve necessariamente ocorrer também na raça humana. E uma prova disso é que em todos os estados onde é costume local acasalar rapazes e moças, as pessoas são deformadas e pequenas de corpo.”

“E novamente as mulheres jovens trabalham mais e mais delas morrem no parto; na verdade, de acordo com alguns relatos, essa foi a razão pela qual o oráculo foi dado ao povo de Troizen, porque muitos estavam morrendo devido ao costume de as mulheres se casarem jovens, e não se referia à colheita.

“E, novamente, também contribui para a castidade que a outorga de mulheres em casamento seja feita quando elas são mais velhas, pois acredita-se que elas são mais licenciosas quando tiveram relações sexuais na juventude. Além disso, acredita-se que os machos sejam interrompidos no crescimento corporal se tiverem relações sexuais enquanto a semente ainda está crescendo, pois isso também tem um período fixo depois de passar, no qual não é mais abundante.

“Portanto, é apropriado que as mulheres se casem por volta dos dezoito anos e os homens aos trinta e sete ou um pouco antes - pois isso dará tempo suficiente para que a união ocorra com o vigor corporal no auge e para que chegue com uma conveniente coincidência de datas no momento em que a procriação cessa. Além disso, a sucessão dos filhos nas propriedades, se o seu nascimento ocorrer logo após o casamento dos pais, ocorrerá quando eles estiverem iniciando o auge e quando o período de vigor dos pais tiver chegado ao fim, por volta da idade de setenta."

Se estou correto ao interpretar a idade de Xenofonte para a esposa de Ischomachos quando ela se casou com quase quinze anos como incomumente jovem e a idade ideal de Aristóteles para uma mulher se casar aos dezoito anos como incomumente madura, isso sugere que a idade mais comum para uma cidadã ateniense de uma família aristocrática família para se casar era quando ela tinha quinze, dezesseis ou dezessete anos.

Dito isto, quase certamente havia uma variação significativa em quando os pais aristocráticos atenienses casavam suas filhas, dependendo das circunstâncias e necessidades socioeconômicas específicas da família e das crenças e atitudes particulares do pai sobre quando era a idade apropriada para uma menina se casar. Alguns pais aristocráticos atenienses provavelmente casaram suas filhas com apenas treze ou quatorze anos, enquanto outros provavelmente esperaram até que suas filhas tivessem dezoito ou mesmo dezenove anos.

Também é importante especificar que a faixa etária que descrevi aqui se aplica apenas a meninas atenienses de famílias aristocráticas. É, infelizmente, muito mais difícil para nós saber quando era normal que as meninas atenienses de famílias de status inferior se casassem, já que quase todas as evidências escritas e materiais sobreviventes da Grécia antiga vêm dos ricos.

Enquanto as meninas em algumas cidades-estado, como Troizen de acordo com Aristóteles, normalmente se casavam extremamente jovens, em outras cidades-estado, as meninas parecem ter se casado em idades significativamente mais maduras do que era comum em outras partes do mundo grego. Em particular, na cidade-estado de Esparta, esse parece ter sido o caso das meninas que pertenciam à classe espartana (ou seja, a classe dos cidadãos espartanos completos, que representavam apenas uma fração minúscula e altamente privilegiada da população total de Esparta como um todo).

O biógrafo grego e filósofo platônico médio Ploutarchos de Chaironeia (viveu c. 46 - depois de c. 119 dC) escreveu uma obra intitulada Life of Lykourgos , na qual discute uma ampla gama de aspectos da sociedade espartana como existia durante o período clássico.

Embora Ploutarchos estivesse escrevendo muitos séculos depois do período que descreve, ele teve acesso a muitas fontes escritas da época que não sobreviveram até os dias atuais. Ele nem sempre é confiável e tem uma tendência infeliz de retratar a sociedade espartana de acordo com suas próprias concepções de como deveria ser uma sociedade ideal. No entanto, seu trabalho continua sendo uma das fontes antigas mais importantes que temos sobre o assunto.

Em sua Vida de Lykourgos 15.3–4, Ploutarchos registra que os casamentos entre cidadãos espartanos durante o Período Clássico assumiam a forma de um ritual no qual o noivo raptava a noiva, uma dama de honra raspava seu cabelo e a vestia com roupas masculinas, e então o noivo entrava e fazia sexo com ela no escuro. Ao descrever essa prática, ele menciona que as meninas espartanas eram tipicamente casadas “não quando eram frágeis ou imaturas, mas quando estavam no auge e maduras para isso”. Aqui está sua descrição completa, traduzida por Richard JA Talbert:

“O costume era capturar mulheres para o casamento – não quando eram frágeis ou imaturas, mas quando estavam no auge e maduras para isso. A chamada 'dama de honra' assumiu o comando da garota capturada. Ela primeiro raspou a cabeça até o couro cabeludo, depois a vestiu com uma capa e sandálias masculinas e a deitou sobre um colchão no escuro. O noivo - que não estava bêbado e, portanto, não era impotente, mas estava sóbrio como sempre - primeiro jantou no refeitório, depois entrava, desfazia o cinto dela, levantava-a e carregava-a para a cama.

“Depois de passar pouco tempo com ela, ele partia discretamente para dormir onde costumava dormir junto com os outros rapazes. E esta continuou a ser sua prática desde então: enquanto passava os dias com seus contemporâneos e dormia com eles, visitava cautelosamente sua noiva em segredo, envergonhado e apreensivo, caso alguém na casa o notasse.

A maioria dos estudiosos interpreta isso como significando que as meninas espartanas normalmente se casavam em uma idade significativamente mais madura do que as meninas cidadãs na maioria das outras cidades-estado gregas. Ploutarchos não especifica exatamente quando eles normalmente se casavam, mas o eminente estudioso da antiga sociedade espartana, Paul Cartledge, argumenta de forma convincente que eles provavelmente o fizeram entre as idades de dezoito e vinte anos (“Spartan Wives”, 94–95).

Na avaliação de Cartledge, dezoito é a idade mais provável em que as meninas espartanas foram consideradas para atingir a maturidade matrimonial, uma vez que esta era a idade em que os meninos espartanos concluíram o agōgḗ (ou seja, o rigoroso programa de educação do estado que todos os meninos espartanos deveriam concluir ). Alguns estudiosos levantaram a hipótese de que as meninas espartanas podem ter sido obrigadas a concluir um programa de educação paralelo ao agōgḗ , caso em que também o teriam concluído aos dezoito anos.

Não importa como alguém olhe para isso, na maioria das cidades-estado, antigas garotas gregas (ou pelo menos aquelas de famílias aristocráticas) casavam-se perturbadoramente jovens – em muitos casos com menos de dezoito anos, que é a idade legal da maioridade na maioria dos países no século XXI. No entanto, não acho que eles normalmente se casassem tão jovens quanto muitos estudiosos acreditam. Embora possam ter sido próximos, os gregos não estavam operando com base na regra de “idade suficiente para sangrar, idade suficiente para procriar” (como alguns a caracterizaram grosseiramente).

Fonte: https://talesoftimesforgotten.com/2023/02/28/at-what-age-did-ancient-greek-women-typically-marry/
Traduzido (com edição) com o Google Tradutor.
Nota: conservadores adoram falar dos "bons tempos", de como "antigamente era melhor", conceitos formulados a partir de uma visão colorida (e distorcida) do passado. Aquilo que é consagrado como "tradição" e "ortodoxia" é uma quimera provinda de sonhos delirantes.
PS: eu vi essa referência sobre a altura de "dois dedos" dos seios nas obras de Duncan Sprott sobre a dinastia Ptolomaica e agora eu confirmo minha suspeita.

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