terça-feira, 18 de setembro de 2012

Uma pista do Graal

Washington, 18 set (EFE).- Um fragmento de um papiro do século IV, que poderia fazer parte de um evangelho apócrifo, menciona em uma frase que Jesus tinha uma esposa, o que alimenta a teoria de que o messias do cristianismo já esteve casado.
Um estudo publicado nesta terça-feira pela professora Karen King da Universidade de Harvard detalha que esse fragmento de papiro inclui a frase em copta, a língua dos antigos cristãos que habitavam o Egito: 'Jesus disse para eles. Minha esposa ...'.
Para Karen, que apresentou suas conclusões no Congresso Internacional de Estudos Coptas em Roma, este antigo papiro 'apresenta a primeira prova que alguns dos primeiros cristãos acreditavam que Jesus já esteve casado'.
A tradição cristã afirma que Jesus não se casou, entretanto, a responsável pela pesquisa garante que não existe nenhuma evidência histórica que sustente essa afirmação.
O papiro, que possui inscrições em ambas as faces, embora apenas uma delas seja legível, é propriedade de um colecionador anônimo que contatou Karen entre 2010 e 2011 para investigar o que considerava uma prova de que Jesus esteve casado.
As oito linhas visíveis do fragmento de quatro por oito centímetros escritas em copta demonstram a divisão de opiniões que existia nos primórdios do cristianismo sobre a opção pelo casamento ou pelo celibato.
'Desde o início, os cristãos discordavam se era melhor não casar, mas foi apenas mais de um século depois da morte de Jesus que começaram a recorrer à condição matrimonial dele para apoiar suas posições', garantiu a especialista de Harvard, que acredita que o papiro faz parte de um evangelho perdido.
Esse testamento, conhecido pelos pesquisadores como o 'Evangelho da Esposa de Jesus', foi provavelmente escrito em grego na segunda metade do século II e traduzido posteriormente à língua dos coptas.
Um comunicado da Universidade de Harvard acrescenta que especialistas como Roger Bagnell, diretor do Instituto para os Estudos do Mundo Antigo, consideram que o fragmento analisado é autêntico de acordo com uma análise do material e da escrita.
Os pesquisadores desconhecem a origem exata do papiro, mas acreditam ter vindo do Egito, já que está escrito na língua copta utilizada pelos cristãos nessa região durante o Império Romano, e faz parte de um códice.
Segundo Karen, no fragmento analisado Jesus fala de sua mãe e de sua esposa, a uma das quais se refere como 'Maria'. Além disso, os discípulos discutem se Maria é digna e Jesus diz: 'Ela será capaz de ser minha discípula'.
A pesquisadora reconhece que este fragmento não prova a teoria que Jesus esteve casado com Maria Madalena ou se ela foi aceita como discípula. Entretanto, afirma que o papiro reacende o debate existente desde a origem do cristianismo entre aqueles que consideram que as mulheres poderiam exercer o sacerdócio e temas como o celibato. EFE
Fonte: G1 Mundo

Nenhum comentário: