quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Proibido festejar

Mal o sr Ratzinger saiu da Grã-Bretanha, eis que a Igreja Católica mostra que ainda tem suas garras bem afiadas e que o discurso em torno da "liberdade religiosa" [como no discurso de evangélicos neste tema] trata-se apenas de garantir o monopólio e privilégio dessa instituição.
Os ingleses perderam a oportunidade de dar um basta, agora a festa do halloween está ameaçada.

Londres, 13 out (RV) - A Igreja Católica na Inglaterra fez um convite às crianças, para que se vistam de santos, ao invés de bruxas e diabinhos, na popular festa de Halloween, no final deste mês.
São Jorge, Santa Lúcia, São Francisco de Assis ou Santa Maria Madalena poderiam ser as escolhas mais populares para as crianças, segundo indicações da Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales. As crianças deveriam recortar abóboras, dando-lhes um aspecto sorridente ao invés de assustador, e pintar cruzes no peito, ao invés de pintar o rosto de preto ou branco, ou usar máscaras que aterrorizem, afirmam os bispos.
Os prelados querem que os cristãos reconheçam a origem religiosa do Halloween, que passou a identificar-se com uma noite de bruxas, mas tem, segundo eles, origem religiosa já que nasceu de uma antiga expressão inglesa "All Hallow's Eve", ou seja, véspera do Dia de Todos os Santos.
"É hora de recordar aos cristãos o que é, realmente, Halloween" – disse o bispo de Arundel e Brighton, no sul da Inglaterra, Dom Kieran Thomas Conry, citado hoje, pelo jornal Daily Telegraph.
Aos adultos, os bispos recomendam que coloquem luzes e velas nas janelas de suas casas, para indicar que "Cristo é luz para todos nós".
Halloween celebra-se, principalmente, na noite de 31 de outubro, e tem uma dupla origem: pagã, como festividade celta do Samhain; e cristã, pela festa de Todos os Santos.
Samhain era o festival em que se comemorava a passagem do ano dos celtas. Marcava o fim do ano velho e o começo do ano novo. O Samhain iniciava o inverno, uma das duas estações do ano dos celtas; o início da outra estação, o verão, era celebrado no festival de Beltane. De fato, segundo alguns autores, grande parte da tradição do Halloween, da festa de Todos os Santos e do Dia de Finados pode ser associada ao Samhaim.
Os imigrantes irlandeses transmitiram versões dessa tradição à América do Norte, durante a grande penúria irlandesa de 1840, e graças à televisão e ao cinema, ela se espalhou, em sua versão pagã, dos EUA para todo o mundo.[Radio Vaticano][link morto]

Nota da casa: Eu concordo com o bispo que os ingleses saibam e conheçam o verdadeiro significado do halloween, que é o samhaim.

3 comentários:

GRIF Maçãs Podres - Anonymous disse...

Oi Beto lemos o comentário no nosso blog, e o respondemos. Acabamos de ler este seu úlitmo texto e o tema sobre mitos muito nos interessa.Gostaríamos de saber se vc poderia contribuir com nosso blog abordando o aspecto religioso e a condição das mulheres. Depois dá uma lida em nossa resposta.
Vamos deixar o email para trocarmos idéias. nucleogenerosb@gmail.com

Anônimo disse...

Olá Amigo!!!

Estava navegando pelos Bloggers e lí esse seu texto e posso dizer que sinceramente essa eu não esperava!!! Onde vamos parar... Deixa as pessoas comemorarem o que elas quiserem, se a tanto tempo se comemora o "Shamhain" dessa maneira porque agora mudar isso? Sei láh vil, cada um com sua Religião, É porque eu não moro lá para aqueles lados se não eu iria fazer questão de no dia 31 me fantasiar de "DIABINHO" me pintar de vermelho e ficar pulando na frente deles com uma placa bem grande escrita "MAFIOSOS PEDOFILOS".

Daqui a pouco essa "Mafia" vai querer proibir mais o que? Todos somos livres para festejar o que bem quisermos e como quisermos, ao invez da "Mafia" ficar se preocupando com isso eles deveriam se preoculpar mais com a corrupção dentro da Igreja, Seus "Funcionários PEDOFILOS" pelo mundo a fora que a "Igreja" tanto procura esconder, Com as pessoas passando fome pelo mundo a fora e tantos assuntos mais importantes para se tratar.

Afff.. Só o que eu digo: "Mafias Religiosas".

Abraços Amigo... Seu Blog é muito interessante!

Nana Odara disse...

Eu vou comemorar de bruxa vermelha!!!