quarta-feira, 7 de julho de 2010

Henosis - a união com o divino

Um belo texto encontrado na internet sobre a filosofia [neoplatônica] de Jâmblico [Iamblichus], um dos últimos filósofos pagãos.
O objetivo da henosis e a união com o que é fundamental na realidade: o Um, a Fonte da Mônada. Este conceito é proeminente no reino da filosofia neoplatônica, dentro das religiões de mistérios e nos escritos do Corpus Hermeticum.
Para ficar próximo à Mônada, o Um, cada individual deve se envolver com o trabalho divino (teurgia), de acordo com  Iamblichus [Jâmblico]. Este trabalho divino pode ser definido como a dedicação de cada indivíduo para criar um relacionamento melhor entre o mundo, a humanidade e o Um. Isto é feito por uma vida virtuosa na busca da obra do Magus. Pelos ensinamentos de Iamblichus, o indivíduo segue através de uma série de teurgias ou rituais que o une com a Mônada. Estes rituais mimetizam a ordenação do caos do universo no mundo material ou cosmos. Eles também mimetizam as ações do demiurgo enquanto criador do mundo material.
Cada indivíduo como um microcosmo reflete a ordem gradual do universo, referido como macrocosmo. Ao mimetizar o demiurgo (mente divina), o indivíduo se une com o Um ou Mônada. Eis porque o processo de unificação, do "Ser" e do "Um" é chamado henosis. A culminação da henosis é a deificação. Deificação que torna cada homem um Deus ao substituir o conceito de Deus enquanto criador com eles mesmos como criadores, construtores, artesãos de suas próprias vidas. A unidade divina aqui é uma emanação da modalidade linear, ou seja, Mônada, Díade, Tríade e etc.
Como é especificado nos trabalhos de Plotinus, o mais alto estágio da deificação é a tabula rasa, ou um estado neutro onde o indivíduo pode abraçar ou emergir com a Fonte (ou o Um). Esta simplicidade absoluta significa que a pessoa é dissolvida, completamente absorvida de volta à mônada.
Na henosis o individual é absorvido de volta à substância primordial que é a substância de todas as coisas. No ponto que os indivíduos unificados se tornam energia e depois então reduzidos à força, a energia dos indivíduos é então retornada à força inconsciente infinita - a Fonte ou Um -e reamalgamados de volta ao universo. O processo começa novamente e traz outra parte do universo alinhada com a Mônada.
Iamblichus usava os rituais das religiões de mistérios para realizar rituais no indivíduo para unir sua pessoa externa e interna. Então o indivíduo sem conflito interno ou externo é unido(henosis) e é o Um (hen).
Fonte: wikipédia
Nota da casa: Bem que eu gostaria de ter uma alta sacerdotisa para me unir com o divino. };)

Nenhum comentário: