sábado, 11 de abril de 2009

Religião e crença dos Akha

Os Akha compartilham a crença uniforme de muitas culturas antigas que todas as coisas tem seu dono, seu espirito, o qual entre os Akha é chamado Yaw Shahl.
O Xamanismo pré-data todas as outras religiões e sobrevive nos dias atuais após 20 mil anos por causa de sua filosofia de vida sustentável.
Os Akha vivem pelo código que "todo é sempre agora", uma inerente crença na "roda do tempo eterna" onde não há separação entre a humanidade e o mundo "material ou objetivo". Eles têm um profundo senso de mito que age como uma ligação entre a imaginação e o mundo sagrado. Através do mito o mundo é intrínseco, liga a consciência à imaginação.
O mundo dos Akha é uma presença tanto numinosa e pessoal, não uma coisa nem um objeto inanimado. O que eles chamam de natureza não é distinto de sua humanidade: eles pertencem ao mesmo continuum de sentimentos.
Não há dicotomia entre eles. Frágeis comunidades tribais compartilham a percepção que o universo é uma teia orgânica, sagrada e indivisível, atada ao feminino.
Os Akha acreditam que escrever as coisas iria fixar o mundo e isso significaria que morreria. Para os Akha, o mundo não é determinado por escrita, mas por relações e inter-relações.
Os Akha tem rituais para os vivos e seus ancestrais.
Rituais são parte de suas vidas porque eles dissolvem o senso do indivíduo [self] e a dicotomia entre eles e o mito. Eles [os rituais] cobrem todos os aspectos da vida - ocupação, saúde, ambiente os reinos humano e espiritual.
Os Akha acreditam que a civilização Ocidental é complexa, mas compartilham uma coisa em comum: o mundo é material. Poder e riqueza são suas formas de linguagem. Dominação sobre a floresta e as águas refletem isso. O Monoteísmo formou o Homem Ocidental e em troca o Homem Ocidental tem dominado o mundo.
Os aborígenes das Américas, da Austrália, da Tasmânia, da Amazônia, da Índia, da África, da Sibéria e Ásia compartilham que o mundo é sagrado. O Homem Ocidental não diz que que o mundo é sagrado, diz que o Homem é o princípio dominante no mundo.
Por favor ajude a nós e a todas as pessoas que creem que o mundo é sagrado, pela humanidade, antes que seja tarde demais e nos encontremos perdidos, encarando apenas a nós.
Fonte: AFECT [link morto]

Nenhum comentário: