segunda-feira, 6 de abril de 2009

Páscoa, a festa popular e ecumênica

No dia 12 de Abril o brasileiro irá comemorar a Páscoa e poderá escolher entre as muitas formas de comemorá-la. Tem a Páscoa dos Judeus, a Páscoa dos Cristãos, a Páscoa dos Pagãos e a Páscoa dos Comerciantes.
A Páscoa dos Judeus, a Pessach, é uma comemoração feita para lembrar a saída do povo de Israel do Egito.
De acordo com a tradição, a primeira celebração de Pessach ocorreu há 3500 anos, quando de acordo com a Torá, o profeta Moisés foi instruído a pedir para que cada família hebréia sacrificasse um cordeiro e molhasse os umbrais (mezuzót) das portas com o sangue do cordeiro, para que não fossem acometidos pela morte de seus primogênitos.
Como recordação desta liberação foi instituído para todas as gerações o sacríficio de Pessach.[wikipédia]

A Páscoa dos Cristãos é uma comemoração feita para lembrar a morte e ressurreição de Cristo.
Pela tradição, a primeira celebração da Páscoa foi a Última Ceia celebrada por Cristo com seus apóstolos. A data bem como a cerimônia teve variações conforme a época, mas ainda mantém suas raízes Judaicas e seus símbolos Pagãos, reafirmando sua característica ecumênica e universal.
A Páscoa dos Pagãos, a Ostara, é uma comemoração feita para lembrar a chegada da Primavera e da renovação da Vida.
A sua origem é incerta, mas está ligada à Deusa Eoster, cuja raiz etimológica está presente na palavra Easter, que significa Páscoa em inglês. Esta ocorre no equinócio de Primavera, por volta do dia 21 de Março no hemisfério Norte e dia 21 de Setembro no hemisfério Sul, uma vez que as celebrações Pagãs estão relacionadas com as estações da natureza.
A Páscoa dos Comerciantes se inicia pouco tempo após o fim do Carnaval, quando as lojas e supermercados começam a colocar enfeites e produtos relacionados à Páscoa, como o Coelho da Páscoa e seus Ovos de Chocolate, símbolos emprestados da celebração Pagã. A arrumação dos ovos pendurados em caramanchões ocupando uma extensa área dos supermercados lembra e muito um templo. Poucos dias antes do domingo de Páscoa podemos ver os brasileiros se apinharem para comprar seus ovos, como se isso fosse uma obrigação quase que religiosa, mas a celebração é comercial.
Independentemente de qual for a sua forma de comemorar a Páscoa, eu desejo a todos os brasileiros:
Feliz Páscoa!

Nenhum comentário: