sexta-feira, 24 de abril de 2009

Evolução vs tradição

O Ofício que Gerald Gardner encontrou em suas passagens entre grupos teatrais, sociedades fiolclóricas e clubes de saúde não é o mesmo Ofício que praticamos atualmente, embora as raízes estão bem visíveis se a pessoa é iniciada e treinada de uma forma que mostre e preserve isso.
Os pedaços que Gardner encontrou e que seus iniciados desejam perpetuar são os pedaços que sobreviveram mais coisas que bruxas de outras fontes trouxeram a ele ou a seus iniciados e foram incluidos para o que se tornou as Tradições.
Os pedaços que ainda são praticadas e ensinadas, ainda existem e podem ser revividas. Quando uma prática não é mais ensinada, os iniciados seguintes não sabem o que fazer se devem aprender, ocorreu uma evolução e isso não é positivo ou negativo. Isto é o que é.
Os covens atraem pessoas que toleram a forma que este coven trabalha, os covens repelem aqueles que resistem. Eventualmente a rejeição acontece antes da iniciação, ás vezes após a iniciação e eles têm a opção de permanecer até eles puderem concluir, encontrar um coven menos repulsivo, modificar as tradições, se tornarem ecléticos, se tornarem solitários ou parar de praticar.
Nosso coven não pratica exatamente da mesma forma que nossos covens mãe, mas nossos estudantes tem todo o material se permanecerem o suficiente para observar todas as práticas, copiar todas as notas e livros e completar todos os exercícios. Leva alguns anos para que a Perfeita Confiança faça efeito e mostre coisas que nunca estarão escritas e raraente ditas.
Um crescimento rápido não é o objetivo. A sobrevivência dos caminhos Antigos e a Sabedoria Antiga nas mãos certas é o objetivo.
A evolução "criou" o gato doméstico. Eu imagino o que o tigre pensa dessa evolução. Um dia não haverá mais tigres, porque nós tiraremos todo o habitat deles. Um dia em um festival [público] alguém irá estranhar a presença de um tradicionalista. Substitua essa tradição por outra e nos tornamos dinossauros ou peças de museu porque os ecléticos se multiplicam rapidamente e poucas das Velhas Bruxas escolhem reencarnar e se juntar a nós novamente.
Algum dia terá uma novela chamada O Último Gardneriano. Gardner pensou ter encontrado a última das bruxas da Bretanha e ficou surpreso quando sua proposta para documentar esta Crença antes de morrer se tornou em um sopro no chifre que chamou muitos de nós de volta para Casa.
Eu espero que de alguma forma a essência sobreviva tanto quanto as coisas que são raramente ditas. Eu sei como algumas coisas foram perdidas em minha linhagem ascendente e felizmente nós fomos capazes de recuperar. Outros ramos dessa linhagem não conseguiram e sua concepção da Tradição parece ser evolucionário, nem positivo nem negativo, apenas é. Será interessante ver as gerações passarem e [ver] o que meu coven tataraneto considerará ser a essência da Tradição e que será descartado no caminho. Eu espero que os Deuses nos permitam manter o que temos e que não tenha alguém que ache que saiba melhor e mude as coisas, se esquecendo ou jamais conhecendo porque nós fazemos o que fazemos da forma que fazemos.
Na minha Tradição, eu não tenho controle sobre o que os outros covens fazem, mesmo que se originar do meu. Autonomia significa total responsabilidade pela preservação da lenda e da prática é o principal do 3* Grau. Neste momento, muitos de nós revisa os pedaços: "O que é o Ofício? O que é importante? O que eu preciso aprender agora para servir melhor aos Deuses e para honrar aos Elders que vieram antes de mim?" Fica muito mais fácil ser um 1* ou 2* Grau que acha que entenderam tudo.
Felizmente, muitos 3* Grau tem um bom time de bruxas para ajudá-los a ponderar o abismo da filosofia sobre "O que é o Ofício e qual é minha responsabilidade a isto?" Como um progenitor, nós podemos cuidar disto, dar o melhor que podemos e então deixar que isto caminhe e cresça por si mesmo.
Portanto, eu acho que mudanças as vezes acontecem por uma falha no esforço, trabalho negligente e o desenvolvimento de hábitos que não são consistentes como o que veio anteriormente.
Eu não me preocupo com a evolução do Ofício. Eu me preocupo muito mais como eu posso ensinar aos que trabalharão em meu coven tudo que eu aprendi nas últimas décadas tanto quanto eu dou a eles as ferramentas e as estratégias para lidarem com qualquer tipo de novo desafio, oportunidades e demandas do Ofício enquanto crescem. Trabalho suficiente para toda uma vida.
Autora: Juniper Castalia, Alexandrina 3*, no fórum Amber & Jet.

Nenhum comentário: