sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Assessório de bruxa - o chapéu

O chapéu pontudo que frequentemente é visto como parte da indumentária de uma bruxa, assim como outros ítens, pode ter origem não em tradições milenares, mas por um desenvolvimento cultural que ocorreu na Idade Média. Em algum momento, chapeús pontudos foram moda nas cidades, mas ao chegarem no campo se tornaram cafonas, contudo o hábito foi mantido pelo mesmo motivo que se usa chapéu nos campos até os dias de hoje.
Como na Idade Média herbalistas e fazendeiros usavam esse chapéu, esse logo foi associado a todos que viviam nos campos e entendiam a natureza, mais especificamente a bruxa. Curiosamente a Igreja distorceu a origem e o significado do chapéu, associando-o com os chifres do Diabo, depois que chapeús pontudos deixaram de ser usados pelos nobres.
Mas para quem cultiva certo romantismo desprovido de visão analítica verá em qualquer evidência uma prova de que isso vêm de uma tradição antiga, como as moedas etruscas onde um dos lados contém uma cabeça vestindo algo parecido a um chapéu cônico.

Diversos adornos na cabeça, como chapéus, são usados por pessoas em posições de destaque como a coroa para o rei, a mitra do bispo, o elmo do cavaleiro, o barrete do mago. A provavel intenção do chapéu, como um símbolo fálico, é de mostrar que a pessoa que o usa está em contínua união com a Rainha do Firmamento.

Nenhum comentário: