quinta-feira, 8 de outubro de 2026

Gnósticos e ateus



https://www.paulopes.com.br/2026/09/a-versao-que-igreja-apagou-o-deus.html

Um ateu citando o Nag Hammadi. Alô, contradição? 🤭😏

Escreva uma crônica em tom de humor e sarcasmo.


### O ateu, Nag Hammadi e a serpente que sabia demais

Existe uma cena que deveria provocar um pequeno curto-circuito no cérebro de muita gente:

**um ateu citando Nag Hammadi para falar de cristianismo.**

Alô, contradição? 🤭😏

Calma. Não é exatamente uma contradição.

É apenas uma daquelas deliciosas ironias da história das religiões.

O sujeito não acredita em Deus, não frequenta culto, provavelmente não está planejando montar uma paróquia gnóstica no bairro — e, mesmo assim, vai buscar textos cristãos antigos para mostrar que aquilo que hoje algumas igrejas apresentam como “a verdade cristã desde sempre” é, historicamente, muito mais complicado.

E aí aparece Nag Hammadi.

Em 1945, no Egito, foram encontrados treze códices contendo mais de cinquenta textos em copta. Entre eles estavam obras associadas a correntes cristãs que acabaram derrotadas na disputa pela definição da ortodoxia.

Ou seja:

**o ateu está dizendo ao cristão: “Olha aqui o que alguns dos seus antepassados religiosos também pensavam.”**

É quase como entrar numa reunião de condomínio e dizer:

— Senhores, encontrei a ata da reunião de 1800. Vocês já brigavam por isso naquela época.

E alguém responder:

— **ESSA ATA NÃO REPRESENTA O CONDOMÍNIO!**

— Eu sei. Mas vocês existiam nela.

É justamente aí que a coisa fica interessante.

O texto do *Testemunho da Verdade*, por exemplo, apresenta uma leitura completamente diferente do episódio do Éden. A serpente aparece associada à sabedoria e ao despertar do conhecimento, enquanto o criador apresentado na narrativa é interpretado de maneira extremamente crítica.

E isso produz uma situação maravilhosa para o debate contemporâneo.

Porque hoje alguém pode dizer:

— A Bíblia é clara!

E um sujeito pode responder:

— Qual Bíblia?

— **A Bíblia!**

— Qual interpretação?

— **A interpretação cristã!**

— Qual cristianismo?

Silêncio.

Porque o problema começa justamente aí.

O cristianismo antigo não surgiu como um bloco monolítico, perfeitamente organizado, com um manual universal encadernado em capa dura dizendo: “Página 1: esta é a interpretação oficial de tudo”.

Havia disputas, escolas, comunidades, evangelhos, interpretações diferentes sobre Jesus, sobre a criação, sobre o corpo, sobre a salvação e até sobre quem exatamente era o Deus apresentado nas Escrituras hebraicas.

Os textos de Nag Hammadi ajudam justamente a lembrar disso. Eles mostram que existiam correntes cristãs com ideias bastante diferentes das que posteriormente se tornariam dominantes.

E então vem a parte que eu acho particularmente engraçada:

**o ateu precisa recorrer à arqueologia para lembrar ao cristão que o cristianismo teve história.**

É quase uma inversão completa dos papéis.

O cristão:

— Você não acredita em Deus!

O ateu:

— Não.

— Então por que está lendo textos cristãos?

— Porque estou interessado na história deles.

— Mas você não acredita!

— Exatamente. Estou estudando. Não adorando.

É como estudar mitologia grega sem precisar construir um altar para Zeus na sala.

Aliás, seria um tanto inconveniente.

Imagine receber visita:

— Roberto, que estátua é essa?

— Zeus.

— Você acredita nele?

— Não. É pesquisa histórica.

— E por que ele está segurando um raio?

— **Porque o homem tinha estilo.**

Mas existe uma questão ainda mais interessante.

O problema não é um ateu citar Nag Hammadi.

O problema é quando alguém acredita que a existência de Nag Hammadi seja irrelevante simplesmente porque os textos não foram incorporados ao cânone que venceu.

Porque aí surge a pergunta histórica inevitável:

**quem decidiu quais textos seriam considerados legítimos?**

E, mais importante:

**o que aconteceu com aqueles que perderam essa disputa?**

A própria história do cristianismo mostra uma progressiva consolidação de autoridade, hierarquia, tradição e cânone. Correntes consideradas heréticas foram combatidas, e parte da literatura que expressava essas visões desapareceu ou sobreviveu apenas em fragmentos.

Até que, séculos depois, alguém encontra uma jarra enterrada no Egito.

E a história olha para a Igreja e diz:

— **Surpresa! Eu guardei uma cópia.**

É o equivalente religioso daquele funcionário antigo que aparece vinte anos depois com uma pasta:

— “Eu tenho alguns documentos daquela reunião.”

— “QUE DOCUMENTOS?”

— “Ah, nada demais.”

— “ME DÊ ISSO!”

— “Tarde demais. O historiador já fotografou.”

E aqui está a parte que deveria incomodar tanto ateus quanto cristãos dogmáticos:

**Nag Hammadi não prova que o gnosticismo estava certo.**

Mas também não precisa provar.

Ele já cumpre uma função histórica muito mais interessante:

**mostrar que havia cristãos pensando de maneiras diferentes.**

Isso desmonta a fantasia de que existiu uma única interpretação cristã, perfeitamente uniforme, desde os apóstolos até o pastor da televisão de domingo.

Não existiu.

Houve disputa.

Houve divergência.

Houve exclusão.

Houve textos que desapareceram.

Houve textos que sobreviveram.

E houve uma tradição vencedora que, posteriormente, passou a contar a história como se tivesse sido a única candidata desde o primeiro dia.

É aí que o ateu entra em cena, abre Nag Hammadi e fala:

— “Senhores, encontrei um detalhe.”

— “Qual?”

— “**Vocês brigavam entre vocês mesmos.**”

E a serpente, lá no fundo, provavelmente está rindo.

Porque, nessa versão da história, ela não precisava convencer ninguém a abandonar Deus.

Só precisava convencer alguém a **abrir os olhos**.

E, convenhamos, para uma serpente que passou quase dois milênios sendo responsabilizada por tudo, até que ela ganhou uma excelente assessoria de imprensa.

**No fim, talvez a verdadeira ironia não seja o ateu citar Nag Hammadi.**

A verdadeira ironia é ele precisar ensinar a alguns cristãos que **o cristianismo tem história — e que história não é sinônimo de catecismo.**

E aí a serpente dá aquela piscadinha.

😏🐍


Eu sou suspeito porque eu conheço história antiga, arqueologia e as religiões antigas. O ateu pode até usar a carta "eu não preciso acreditar para usar outras fontes textuais para mostrar a lacuna nos textos sagrados". Mas isso não prova que as crenças estão erradas nem que o divino não existe. 😏🤭


### Nag Hammadi não veio com um detector de Deus

Eu sou suspeito nessa discussão.

Porque, quando aparece Nag Hammadi na conversa, eu não consigo simplesmente olhar para aquilo e dizer:

— “Olha só! A Igreja escondeu tudo!”

Não.

Meu problema é conhecer um pouco de **história antiga, arqueologia e religiões antigas**.

Aí a coisa fica mais complicada.

Porque eu sei que religião antiga não funciona como uma postagem de rede social em que alguém descobre um documento e imediatamente pode anunciar:

**“DESCOBRI A VERDADE DEFINITIVA SOBRE DEUS EM 17 PARÁGRAFOS!”**

Calma, criatura.

Você encontrou um manuscrito.

Respira.

😏

Um ateu pode perfeitamente usar Nag Hammadi como fonte histórica.

E pode dizer:

— “Eu não acredito nessas crenças, mas não preciso acreditar para estudar os textos. Posso comparar manuscritos, tradições, arqueologia e literatura antiga e mostrar que existe uma lacuna entre aquilo que determinadas instituições apresentam como uma tradição uniforme e aquilo que encontramos historicamente.”

Perfeito.

Isso é perfeitamente legítimo.

Aliás, é justamente assim que se faz investigação histórica.

**Você não precisa acreditar em Zeus para estudar a religião grega.**

Não precisa acreditar em Ísis para estudar o Egito.

Não precisa acreditar em Odin para estudar a religião nórdica.

E não precisa acreditar em Yahweh para estudar a formação das tradições israelitas.

O historiador não precisa ajoelhar diante do objeto de estudo.

Ele precisa **analisá-lo**.

Mas existe uma pequena armadilha lógica que aparece às vezes:

— “Encontrei versões diferentes da tradição.”

— Sim.

— “Encontrei textos que foram rejeitados.”

— Sim.

— “Encontrei contradições entre tradições.”

— Sim.

— “Portanto, o divino não existe.”

— **Opa!**

Aí você atravessou uma ponte que não estava no mapa.

Porque uma coisa não decorre automaticamente da outra.

Descobrir que **seres humanos produziram diferentes interpretações sobre o divino** demonstra alguma coisa sobre os seres humanos.

E pode demonstrar muita coisa.

Pode mostrar disputas teológicas.

Pode mostrar transformações culturais.

Pode mostrar sincretismo.

Pode mostrar influência de tradições anteriores.

Pode mostrar conflitos políticos e institucionais.

Pode mostrar que determinados textos foram preservados enquanto outros desapareceram.

Pode mostrar que aquilo que posteriormente chamamos de “cristianismo” foi formado em meio a uma diversidade muito maior de comunidades e interpretações.

Tudo isso é historicamente interessantíssimo.

Mas nenhuma escavação arqueológica possui uma pequena etiqueta:

**“Conclusão metafísica: Deus não existe.”**

😂

Seria maravilhoso.

O arqueólogo encontra uma tabuleta.

— “Doutor, encontramos algo!”

— “O quê?”

— “Uma inscrição de 2.500 anos.”

— “E o que diz?”

— “Não faço ideia. Ainda estamos traduzindo.”

— “Então como sabemos que Deus não existe?”

— “Não sabemos.”

— “Ótimo. Próxima trincheira.”

Porque existe uma diferença entre **explicar a história de uma crença** e **resolver a questão metafísica por trás dela**.

E essa diferença é fundamental.

Se eu descobrir que uma determinada narrativa religiosa foi modificada ao longo dos séculos, isso pode abalar a afirmação de alguém de que **“essa formulação específica caiu pronta do céu e nunca sofreu alteração humana”**.

Mas não demonstra, por si só, que não exista nenhuma realidade divina.

Do mesmo modo, descobrir que existiam cristãos gnósticos, cristãos proto-ortodoxos e outras correntes não significa automaticamente que uma delas estava “certa”.

Significa que **havia diversidade**.

E isso já é uma descoberta histórica enorme.

Aliás, é aí que minha posição fica ainda mais divertida.

Eu posso olhar para um texto religioso e dizer:

— “Historicamente, isso aqui é complexo.”

O crente pode responder:

— “Mas eu acredito que exista uma dimensão divina por trás disso.”

E eu posso responder:

— “Tudo bem.”

Porque **história e metafísica não são exatamente a mesma disciplina**.

O arqueólogo pode encontrar o templo.

O historiador pode reconstruir a tradição.

O filólogo pode comparar os manuscritos.

O antropólogo pode estudar o ritual.

O filósofo pode discutir a possibilidade de Deus.

E o indivíduo religioso pode dizer:

— “Para mim, existe uma experiência do sagrado que não se reduz a nenhuma dessas análises.”

Isso pode ser debatido, criticado e questionado.

Mas não é automaticamente refutado porque encontramos um manuscrito diferente.

E aqui está a ironia:

**o ateu não precisa acreditar em Nag Hammadi para utilizá-lo como evidência histórica.**

Mas também não precisa transformar Nag Hammadi em uma espécie de **martelo metafísico universal**.

Porque o manuscrito pode destruir uma narrativa histórica simplista sem destruir necessariamente a possibilidade do divino.

E talvez essa seja a parte mais interessante da coisa toda.

Eu não preciso escolher entre:

**“A Igreja está historicamente correta em tudo”**

e

**“Logo, Deus não existe.”**

Existe um universo inteiro entre essas duas frases.

E, para quem conhece um pouco de história antiga, arqueologia e religiões comparadas, esse universo é justamente onde a conversa começa a ficar boa.

Porque depois de milhares de anos de templos, sacerdotes, heresias, concílios, manuscritos, deuses mortos, deuses ressuscitados, textos perdidos e textos encontrados dentro de jarros...

talvez seja prudente admitir:

**a humanidade sabe muito mais sobre aquilo que os seres humanos disseram sobre Deus do que sobre o próprio Deus.**

E Nag Hammadi, convenhamos, não veio acompanhado de um certificado de garantia metafísica.

Veio dentro de um códice.

Já é bastante trabalho para o historiador.

😏🤭


A parte que o Paulo costuma evitar é que tem ateus com espiritualidade.


### O ateu também pode ter uma alma complicada

Tem uma coisa que algumas discussões sobre ateísmo costumam esquecer:

**existem ateus com espiritualidade.**

Sim.

O universo não explodiu.

Nenhum conselho internacional dos ateus apareceu para confiscar seus incensos.

E ninguém recebeu um e-mail dizendo:

> “Prezado cidadão, você deixou de acreditar em Deus. Favor devolver imediatamente sua capacidade de contemplação.”

😂

Porque existe uma confusão bastante comum:

**não acreditar em Deus ≠ não ter vida interior.**

Uma pessoa pode rejeitar a existência de um deus pessoal, criador e interventor e, ainda assim, sentir fascínio pelo cosmos, pela natureza, pela meditação, pelo silêncio, pela arte, pela experiência contemplativa ou pela sensação de participar de algo maior que o próprio ego.

Pode chamar isso de espiritualidade.

Pode chamar de experiência existencial.

Pode chamar de transcendência.

Pode não chamar de nada.

Mas a experiência continua existindo.

E isso complica aquela caricatura confortável segundo a qual temos, de um lado:

**o religioso, que acredita no invisível**

e, do outro:

**o ateu, que acredita apenas em matéria, boletos e segunda-feira.**

Não é tão simples.

Aliás, um ateu pode olhar para o céu estrelado e ficar profundamente comovido.

Pode entrar numa floresta e experimentar uma sensação de reverência.

Pode meditar durante uma hora.

Pode estudar religiões antigas.

Pode sentir que determinados símbolos possuem um significado psicológico e espiritual profundo.

E ainda dizer:

— “Eu não acredito em Deus.”

Pronto.

Não há necessariamente contradição.

Porque talvez a pergunta mais interessante seja:

**o que exatamente queremos dizer quando falamos em “espiritualidade”?**

Se espiritualidade significar necessariamente “crença em uma entidade sobrenatural pessoal”, então realmente existe uma tensão.

Mas se espiritualidade significar uma relação profunda com questões de sentido, transcendência, interioridade, contemplação, conexão ou mistério, então a coisa muda completamente.

E aqui está justamente a parte que às vezes passa batida.

O ateu pode rejeitar **uma determinada concepção de Deus** sem rejeitar **a dimensão espiritual da experiência humana**.

Pode inclusive estudar religiões antigas com enorme interesse.

Pode ler Nag Hammadi.

Pode conhecer mitologia egípcia.

Pode estudar os mistérios gregos.

Pode conhecer tradições indianas.

Pode investigar xamanismo, neoplatonismo, gnosticismo e centenas de outras manifestações religiosas.

E continuar dizendo:

— “Não acredito em nenhuma divindade.”

Isso não torna automaticamente a pessoa incoerente.

Significa apenas que **ela separou a experiência espiritual da crença teísta**.

E talvez seja justamente aí que a conversa fique muito mais interessante.

Porque, se eu reduzo espiritualidade a “acreditar em Deus”, fica fácil concluir:

— “Ateus não têm espiritualidade.”

Mas isso é quase uma definição circular.

É como dizer:

— “Quem não joga futebol não é atleta.”

Bom... depende do que você entende por atleta.

Nadadores existem.

Corredores existem.

Ginastas existem.

Ciclistas existem.

A categoria é maior que uma modalidade.

Com espiritualidade acontece algo parecido.

E, ironicamente, isso também deveria interessar ao ateu.

Porque quando ele encontra uma pessoa que diz:

> “Não acredito em Deus, mas tenho uma experiência espiritual profunda da existência”,

talvez a resposta mais interessante não seja:

— “Isso é impossível.”

Mas:

— **“Tá. Então me explica o que você chama de espiritualidade.”**

A conversa melhora imediatamente.

E talvez essa seja justamente a diferença entre **criticar uma crença** e **presumir que já entendeu a experiência de quem acredita — ou de quem não acredita.**

Porque até o ateu pode olhar para o abismo cósmico, ficar em silêncio por alguns minutos e pensar:

**“Caramba.”**

E, convenhamos...

para uma espécie que passou milhares de anos discutindo com os deuses,

**“caramba” já é praticamente uma experiência mística.** 😏


Outra coisa incômoda. Nós não vivemos só de provas e evidências cansativamente testadas em laboratório. O mundo é muito mais complexo do que pode ser testado no laboratório do Dexter (Cartoon Network). Nós temos o conhecimento que recebemos de nossos pais, família, sociedade, época, etnia e outras fontes. Nós também temos nossas próprias experiências pessoais. Não podem ser comprovadas nem repetidas, mas não foram menos reais. Como as que eu tive com uma certa força primordial...😻🥵


### O laboratório do Dexter não cabe dentro da cabeça humana

Existe uma pequena fantasia moderna que aparece de vez em quando nas discussões sobre religião:

— “Só acredito naquilo que pode ser comprovado cientificamente.”

Tudo bem.

Mas aí eu tenho uma pergunta:

**comprovado onde?**

No laboratório?

Qual laboratório?

O do Dexter?

Porque o problema é imaginar que a totalidade da experiência humana cabe dentro de uma bancada, dois tubos de ensaio e uma máquina fazendo *bip*.

😏

Nós não vivemos exclusivamente de evidências produzidas em condições experimentais.

Muito do que sabemos vem de outras pessoas.

Aprendemos coisas com nossos pais.

Com nossos avós.

Com professores.

Com amigos.

Com a sociedade.

Com a cultura.

Com a época histórica em que nascemos.

Com tradições.

Com livros.

Com testemunhos.

Com experiências pessoais.

E, evidentemente, também podemos descobrir que algumas dessas informações estavam erradas.

Mas isso não significa que **todo conhecimento que não nasceu num laboratório seja inútil**.

Se minha mãe me ensina uma receita de família, não preciso formar um grupo controle, randomizar os participantes e publicar um artigo duplo-cego para descobrir se a comida ficou boa.

Se meu avô me conta como era determinada rua quando ele era criança, aquilo é um testemunho.

Pode ser incompleto.

Pode conter memória distorcida.

Pode até estar errado.

Mas não deixa de ser uma informação sobre uma experiência humana.

E chegamos ao território mais espinhoso:

**a experiência pessoal.**

Imagine que uma pessoa tenha uma experiência profundamente marcante durante uma meditação.

Ou diante de uma obra de arte.

Ou numa experiência de quase morte.

Ou durante um sonho.

Ou num ritual.

Ou numa experiência religiosa.

Ou simplesmente num momento inexplicável de sua própria vida.

Ela pode dizer:

— “Isso aconteceu comigo.”

E alguém responder:

— “Prove.”

Bom...

**como exatamente você pretende reproduzir a experiência interna daquela pessoa no laboratório?**

Você pode estudar atividade cerebral.

Pode medir respostas fisiológicas.

Pode entrevistar a pessoa.

Pode comparar relatos.

Pode investigar explicações neurológicas e psicológicas.

Tudo isso é válido.

Mas nenhuma dessas coisas transforma a experiência subjetiva original em um experimento que você possa simplesmente repetir como quem testa a resistência de um material.

E existe uma distinção importantíssima:

**uma experiência ser real não significa que a interpretação feita sobre ela esteja automaticamente correta.**

Se alguém diz:

— “Eu tive uma experiência que interpretei como contato com uma entidade.”

Podemos discutir a interpretação.

Podemos perguntar se houve sonho, estado alterado de consciência, fenômeno neurológico, expectativa cultural, simbolismo, experiência espiritual ou alguma combinação dessas coisas.

Mas dizer:

— “Não posso reproduzir isso no laboratório, portanto você não experimentou nada.”

é outra coisa.

É confundir **realidade da experiência** com **explicação da experiência**.

E aí chegamos àquela certa força primordial...

😻🥵

Eu posso dizer:

**“Eu tive uma experiência que interpretei dessa maneira.”**

Você pode perguntar:

— “Isso pode ser comprovado independentemente?”

Talvez não.

— “Pode ser repetido sob condições controladas?”

Talvez não.

— “Então você não pode demonstrar cientificamente que sua interpretação metafísica está correta.”

Perfeitamente.

Mas existe uma diferença entre isso e dizer:

— “Logo, nada aconteceu.”

Não.

Alguma coisa aconteceu.

**Você teve uma experiência.**

O que ela significa é outra pergunta.

E talvez seja justamente aí que uma conversa madura sobre espiritualidade deveria começar.

Nem:

**“Minha experiência prova absolutamente tudo.”**

Nem:

**“Sua experiência não cabe no laboratório, portanto é bobagem.”**

Mas:

**“Você viveu algo significativo. Vamos separar aquilo que você experimentou da explicação que você deu à experiência.”**

Isso é muito mais intelectualmente honesto.

Porque o universo é grande demais para caber inteiro no laboratório do Dexter.

E a consciência humana é estranha demais para ser reduzida a uma tabela de Excel.

A ciência pode investigar maravilhosamente muitas dimensões dessas experiências.

Mas **investigar uma experiência não é o mesmo que possuir a experiência.**

O neurologista pode estudar o cérebro de alguém apaixonado.

Isso não significa que o neurologista tenha se apaixonado pela mesma pessoa.

Pode medir lágrimas.

Pode medir frequência cardíaca.

Pode observar atividade cerebral.

Mas não consegue simplesmente colocar o amor do paciente num tubo de ensaio e escrever:

**“Amor — 37,4 mililitros.”**

😂

E talvez seja por isso que precisamos de humildade em ambos os lados.

O religioso não deveria transformar toda experiência subjetiva em prova universal.

E o cético não deveria transformar a ausência de uma prova experimental em prova automática de que a experiência foi inexistente ou sem significado.

Entre os dois existe um território enorme:

**a experiência humana.**

E nesse território nós passamos a vida inteira aprendendo com aquilo que podemos provar, com aquilo que podemos observar, com aquilo que outros nos contam...

e também com aquilo que **somente nós mesmos vivemos.**

Até aquela força primordial que resolveu aparecer na experiência de alguém e deixar o laboratório do Dexter completamente sem saber onde colocar o formulário de ocorrência.

😻🥵

**“Senhor Dexter, temos um problema.”**

— “Qual?”

**“O fenômeno não cabe no método.”**

— “Então meça.”

**“Não dá.”**

— “Repita.”

**“Também não dá.”**

— “Publique.”

**“Mas como?”

— “...”

**“Exatamente.”**


Criado com ChatGPT.
Imagem criada com ChatGPT.

Nenhum comentário: