quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Congresso Mundial de Religiões Étnicas

Do dia 26 ao dia 29 do corrente, realizou-se a XIII sessão anual do Congresso Mundial das Religiões Étnicas (W.C.E.R., em Inglês), que passou agora a chamar-se Congresso Europeu das Religiões Étnicas (E.C.E.R.) e que este ano teve por tema «a Ética no Mundo Contemporâneo».
Vários foram os debates que tiveram lugar, que puderam contar com as opiniões de todos os seus membros, incluindo a de um dos principais dinamizadores do Paganismo na Europa.
O evento foi finalizado com um ritual colectivo simples, de acordo com o Rito Romano reconstruído pela organização Gentilitas, em honra de Janus Clusius, de Júpiter, de Mars Pater, de Vesta e, genericamente, todos os Deuses da Europa e da Índia, mas em que cada participante poderia introduzir uma variante correspondente à sua nação.
Fonte: Gladius
O Congresso Mundial das Religiões Étnicas foi estabelecido em junho de 1998 em uma audiência que fez a seguinte declaração:
Nós, os delegados do Congresso Mundial de Religiões Étnicas, sediada em Vilnius, Lituânia, de 20 a 24 de junho de 1998, nos reunimos para expressar nossa solidariedade pelas religiões étnicas, indígenas, nativas e/ou tradicionais da Europa e outras regiões do mundo.
Todas as culturas bem como as religiões nativas devem ser igualmente valorizadas e respeitadas. Cada região e cada povo têm suas tradições locais distintas que articulam o amor deles por suas terras e histórias e cultivam uma lembrança do sagrado da vida e a divindade da natureza. Assim como a natureza sobrevive através de uma grande variedade de espécies, assim deve ser permitido à humanidade desenvolver livremente e sem interferência dentro de uma grande variedade de expressões culturais.
De acordo com nossas antigas tradições étnicas, a Terra e toda a criação devem ser valorizadas e protegidas. Nós, como seres humanos, devemos encontrar um lugar na teia da vida, não fora ou separado da criação.
Nós compartilhamos um acordo em comum de nossa posição no mundo, baseado em nossa experiência comum de opressão e intolerância. Religiões étnicas e/ou Pagãs têm sofrido grande dano e destruição no passado por religiões afirmando que possuíam a única verdade. Nosso desejo sincero é viver em paz e harmonia e lutar pela cooperação com os seguidores de todas as religiões e crenças.
Nós cremos que o alvorecer de uma nova era de liberdade individual e intelectual e troca de idéias e informações globalmente nos dá uma oportunidade de começar de novo a voltar para nossas próprias raízes espirituais para reclamar nossa herança cultural. Nós somos adoradores da Natureza como a maior parte da humanidade tem sido em grande parte da história humana.
Religiões indígenas reais devem nos dar amor e respeito por tudo que vemos e sentimos em volta, aceitar todas as formas de adoração que enfatizem corações sinceros, pensamentos puros e conduta nobre em todo momento de nossa vida, através de tudo que existe.
Que sejamos orgulhosos do renascimento de nossas religiões étnicas. Nosso novo universalismo induz as pessoas a não permanecer fechadas dentro de paredes de ódio e ciúme contra aqueles que não estão dentro de nossas paredes. Que nós quebremos essas paredes e expandamos o horizonte e a visão de toda a humanidade.
Nós estabelecemos o “Congresso Mundial de Religiões Étnicas” para ajudar todos os grupos de religiões étnicas a sobreviver e cooperar uns com os outros. Nosso princípio é “unidade na diversidade”.

Nenhum comentário: