quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

2010 é passado

Todo ano que inicia mostra, em seus primeiros dias, sua personalidade e 2010 começou com chuvas fortes, alagamentos, enchurradas, desmoronamento, tragédia.
Em todos os anos, os dezembros foram todos iguais. Se desejam Feliz natal, se compram presentes, em uma semana distribuímos o amor e o carinho sonegado no resto do ano. Se desejam Feliz Ano Novo, se faz um balanço do que se prometeu e do que se realizou, em uma semana refazemos os sonhos, os planos e as esperanças. Como se amor e carinho fossem medidos por presentes. Como se sonhos e planos fossem garantidos por comemorações.
Por isso vou adiantando aos brasileiros que o ano de 2010 é um ano que nasceu velho, será igual aos anos anteriores. Passaremos o ano todo nos iludindo que dessa vez nossos planos e esperanças vão vingar, mas tudo que veremos será uma retrospectiva. Continuaremos pasmos diante do desfile dos políticos, corruptos, oportunistas, omissos e negligentes. Continuaremos fazendo de conta que isso não é problema nosso [e estamos em ano eleitoral!] e que os nossos políticos são um reflexo de nossa sociedade. Continuaremos nos movendo de escândalo a escândalo, de tragédia em tragédia, de conformismo a conformismo, de comodismo a comodismo. Continuaremos cegos, surdos e mudos diante da miséria, da fome e da morte de milhares de inocentes. Continuaremos a nos dobrar sob o jugo da Igreja que não segue o que prega. Continuaremos a alijar parte da humanidade por questões de gênero, etnia, origem, religião, sexualidade.
Passados 50 anos da Contracultura, pouco ou nada mudou e rumamos feito gado ao mundo da economia globalizada, onde o poder financeiro será o único poder. Passados 50 anos da Revolução Sexual e ainda discutimos coisas básicas, como educação sexual, planejamento familiar, métodos contraceptivos, identidade de gênero e preferências sexuais. Passados tantos anos depois do colapso da Igreja, do aparecimento do movimento Protestante, do enorme avanço da ciência e da tecnologia, mas o fundamentalismo e o fanatismo estão cada vez maiores e mais presentes, os Cristãos continuam a se deixar guiar por grupos que disputam o poder de um sistema religioso decadente.
Caro concidadão brasileiro, se você está vendo alguma luz no fim do túnel, cuidado, pois é o trem vindo em sua direção.

Nenhum comentário: