quarta-feira, 25 de setembro de 2024

O crepúsculo segundo Zack


Eu assisti ao desenho Crepúsculo dos Deuses, disponível no Netflix (eu não estou ganhando um centavo com isso).

Esse é um desenho para adultos, só assista se for maior de 21 anos, de preferência que conheça mitologia nórdica e seja pagão moderno.

Tem violência, nudez e s3xo. A história tem vários protagonistas, mas para ficar entre os Deuses, tem Thor e Loki.

Thor faz aquilo que faz melhor. Sai caçando e matando gigantes. Mas em uma de suas lutas, tem uma sobrevivente, meio gigante, meio humana. Então Loki aparece para “ajudar”, mas o que ele faz é manipular Sigrid para atingir os objetivos dele. Loki sendo Loki.

Sigrid reúne diversos guerreiros em busca da sua vingança. Até os Vanir fica ao lado da Sigrid.

Peculiar que Zack representou Jormungand como uma fêmea semi humana. Sem falar da cena de s3xo entre Thor e Jormungand. Lembrando - “ela” é filha de Loki e predestinada a trazer o Ragnarok.

A cena mais perturbadora (atenção, spoiler!) é quando Odin “vê” o futuro. Ele vê uma cidade contemporânea. Ele vê seu povo jogando em uma fogueira seus ídolos. Ele vê uma igreja e então vê Cristo, equiparado e similar a Odin. Então vem o diálogo (monólogo?) sobre Odin ter sido esquecido porque ficou sem amor, sem culto e sem devotos.

Eu vejo uma tendência cristã nessa versão de Zack. Os Deuses Antigos não morreram, nem foram esquecidos. As crenças antigas sobreviveram no sincretismo popular. Como uma brasa, bastou um sopro para que as pessoas lembrassem. Quem está destinado ao esquecimento é Cristo, pelos absurdos e crimes que seus seguidores cometeram e cometem.

A série deixa uma pista de que pode ter uma segunda temporada. Eu estou aguardando ansiosamente.

Nenhum comentário: