sexta-feira, 15 de março de 2024

Mural de 2 mil anos

Na antiga cidade romana de Pompeia, aquela destruída após erupção do Monte Vesúvio, arqueólogos acabaram de desenterrar uma pintura impressionante de 2 mil anos que estava escondida sob os escombros. A luxuosa obra de arte foi encontrada na Casa de Leda — famosa por abrigar pinturas e murais.

A obra retrata Frixo e Helle, dois gêmeos da mitologia grega, que viajam pelo mar em um carneiro mágico enquanto fogem de sua madrasta malvada. Na cena em questão, Helle tenta se aproximar do irmão após cair do carneiro — pouco antes de se afogar no estreito entre a Europa e a Ásia.

O afresco foi revelado pelo Parque Arqueológico de Pompeia. O mural, embora apresente danos — como a falta de seu canto superior direito ou de rachaduras proeminentes no centro —, está em um estado notável de conservação, considerando que a obra possui cerca de 2 mil anos, suas cores permanecem vibrantes e suas pinceladas complexas.

Conforme repercutido pelo Daily Mail, a arqueóloga britânica Sophie Hay, que trabalha no Parque Arqueológico de Pompeia, considerou a recente descoberta como "mágica".

Testemunhar as cores vibrantes dos afrescos recém-descobertos em Pompeia é um privilégio e uma alegria que nunca desaparecem", disse. "Ver a última descoberta de uma cena mitológica — Frixo sentado em um carneiro enquanto sua irmã Helle se afoga — no contexto da sala que ela decorou não é exceção".

Na lenda de Frixo e Helle, os irmãos são forçados a fugirem porque a madrasta deles, Ino, pretende se livrar dos jovens. A pintura mostra o irmão montando o mágico carneiro de lã dourada, que é capaz de voar ou nadar. Já Helle está caindo na água e pedindo ajuda para ele.

Segundo a história popular, Helle eventualmente se afoga, mas Frixo consegue fugir para Cólquida, onde oferece o animal em sacrifício a Zeus — quem o coloca nos céus como a constelação.

Fonte: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/amp/noticias/historia-hoje/pintura-de-2-mil-anos-com-cena-mitologica-e-encontrada-em-pompeia.phtml

Nenhum comentário: