sexta-feira, 29 de março de 2024

Ateus sofrem preconceito

Em setembro, diante de uma sala cheia de conservadores cristãos, o governador da Flórida, Ron DeSantis, fez uma declaração ousada: “Não sei como você pode ser um líder sem ter fé em Deus”.

Ser ateu continua a ser uma responsabilidade política nos Estados Unidos, embora não seja tão grave como DeSantis quer que acreditemos. Embora uma sondagem Gallup de 2020 tenha concluído que seis em cada 10 pessoas votariam num candidato presidencial ateu bem qualificado, menos pessoas disseram que estariam dispostas a votar num ateu do que num candidato que fosse gay, lésbica ou muçulmano. Apenas os socialistas têm uma classificação inferior entre os inquiridos.

Embora a porcentagem de americanos que dizem não acreditar num poder superior tenha aumentado na última década, algumas pessoas ainda veem os ateus de forma negativa. Um estudo de 2017 descobriu que as pessoas acreditam que os ateus têm maior probabilidade de serem assassinos em série do que os crentes, embora os dados federais sugiram que eles têm muito menos probabilidade de cometer crimes do que as pessoas religiosas.

Assim como as pessoas crentes, nem todos os ateus acreditam nas mesmas coisas. Além da falta de crença num poder ou poderes superiores, os ateus variam muito nas suas respostas a questões espirituais e existenciais.

Dados os equívocos que cercam este grupo, muitas pessoas relutam em chamar-se ateus, o que significa que é difícil identificar as ligações e diferenças entre os seus membros.

Um ateu é alguém “que não acredita na existência de um deus ou deuses”, de acordo com o dicionário online Merriam-Webster.

Como os ateus se definem por aquilo em que não acreditam, é difícil generalizar aquilo em que acreditam. Nas palavras do comediante e ateu declarado Ricky Gervais em X, “Dizer ‘ateísmo é um sistema de crenças’ é como dizer ‘não esquiar é um hobby'”.

Alguns ateus, como o biólogo evolucionista Richard Dawkins e o neurocientista Sam Harris, permanecem firmes na sua rejeição da religião organizada. Outros são céticos ou apáticos quando se trata de questões filosóficas sobre a existência de um deus.

Devido ao estigma social que os ateus podem enfrentar nos Estados Unidos e em todo o mundo, algumas pessoas têm sentimentos complicados sobre o termo, disse Nick Fish, presidente da organização American Atheists. Muitas pessoas que se enquadram na definição de ateu não se identificam como tal, mas preferem termos menos conflituosos, como agnóstico, humanista ou livre-pensador, acrescentou.

Existem também católicos culturais, judeus não praticantes e muçulmanos leigos, ou seja, pessoas que não necessariamente acreditam numa divindade, mas se identificam com uma fé específica devido à sua formação familiar, etnia ou cultura.

“Uma simples definição de dicionário não captura necessariamente a identidade das pessoas, que usam termos diferentes, embora no fundo acreditem na mesma coisa”, explicou Fish.

Os ateus também têm interpretações diferentes sobre o que significa não acreditar.

Embora quase todos os que se autodenominam ateus não acreditem no Deus descrito na Bíblia judaico-cristã, 23% acreditam em Deus ou em algum outro poder superior ou força espiritual no universo, de acordo com um relatório do Pew Research Center publicado em janeiro.

A crença dos ateus vai além da questão de saber se existe um poder superior.
Especificamente, um quinto daqueles que se autodenominam ateus se consideram espirituais, de acordo com a recente pesquisa da Pew sobre “não-crentes”. O relatório também contém outros factos surpreendentes: a maioria dos ateus diz que o mundo natural é tudo o que existe, mas quase um quarto acredita que há algo espiritual para além do nosso ambiente atual.

Cerca de um terço acredita que outros animais além dos humanos podem ter espíritos ou energias espirituais, e uma percentagem ligeiramente menor acredita que as energias espirituais podem ser encontradas em partes da natureza, como montanhas, árvores ou rios. Pouco menos de um em cada cinco ateus acredita que cemitérios ou locais memoriais podem ter energias espirituais, enquanto menos de um em cada 10 dizem o mesmo sobre objetos como cristais. Quase um terço dos ateus acredita que os seres humanos têm almas ou espíritos além dos seus corpos físicos.

Estas respostas podem parecer confusas ou contraditórias, mas o ateísmo e a espiritualidade não estão necessariamente em conflito. Embora algumas pessoas associem a espiritualidade à conexão com um deus, para outras pode significar se sentir conectado a outras pessoas ou a algo maior do que você mesmo.

Na verdade, existem ateus que acreditam na interconexão cósmica ou em momentos transcendentes de maravilha sem se considerarem religiosos. A nadadora de longa distância e autoproclamada ateia Diana Nyad discutiu esta distinção numa entrevista de 2013 à Oprah.

“Sou uma ateia espantada”, disse ela. “Acho que você pode ser ateu sem acreditar em um ser supremo que criou tudo isso e o controla. Mas existe espiritualidade porque nós, seres humanos, e nós, animais, e talvez até nós, plantas – mas é claro que o oceano e a lua e as estrelas – todos vivemos com algo que é apreciado e sentimos o seu tesouro.

É difícil saber quantos ateus existem quando algumas pessoas relutam em aceitar o rótulo.

Embora uma pesquisa da Pew de 2018 tenha descoberto que 10% dos adultos americanos dizem não acreditar em nenhum poder superior ou força espiritual, apenas cerca de 4% dos adultos americanos se identificam como ateus. Uma pesquisa Gallup de 2022 coloca o número de não crentes no mais alto, com 17% dos americanos dizendo que não acreditam em Deus.

Alguns estudiosos, no entanto, consideram estes números subestimados: uma análise dos psicólogos Will Gervais e Maxine B. Najle sugere que a contagem verdadeira está mais próxima de 26%. Gervais observa que a era da Guerra Fria associou os ateus aos “comunistas ímpios” e que o cristianismo perdurou na cultura americana.

“O termo ateu tem conotações desagradáveis”, acrescentou. “Além disso, a religião [nos EUA] é recompensada política e socialmente, por isso as pessoas podem relutar em declarar-se ateus”.

Também vale a pena notar que o ateísmo – pelo menos no Ocidente – é geralmente definido em relação às tradições monoteístas, isto é, as religiões abraâmicas do Judaísmo, do Cristianismo e do Islã. Como observa a organização American Atheists em seu site, dicionários mais antigos definiam anteriormente o ateísmo como a “crença de que Deus não existe”, o nome próprio singular normalmente usado por cristãos e alguns judeus. Até a pesquisa Gallup de 2022 perguntou sobre a crença em “Deus”.

Enquadrar o ateísmo nestes termos não consegue captar uma série de outras crenças que os ateus podem defender. Fios de pensamento ateísta podem ser encontrados em tradições não-teístas, como o budismo, o jainismo e o hinduísmo, bem como em culturas ao redor do mundo que praticam o animismo.

É difícil falar sobre os ateus como um grupo amplo porque eles são definidos por aquilo em que não acreditam.

Existem todos os tipos de rótulos para descrever os não-crentes. Embora o ateísmo e o agnosticismo estejam entre os mais comuns, existem algumas diferenças entre esses termos.

Embora sejam frequentemente consideradas visões de mundo distintas, elas não são tecnicamente mutuamente exclusivas. Em vez disso, os termos ateísmo e agnosticismo respondem a questões diferentes, observou Nick Fish, da American Atheists. O ateísmo responde se uma pessoa acredita em um deus ou deuses, e o agnosticismo responde se é possível saber se existe um ser supremo.

Mas, mais uma vez, as definições do dicionário são limitantes neste caso. Na realidade, muitas pessoas consideram o agnosticismo uma forma menos estrita de ateísmo.

“Se você se aprofundar um pouco mais, acho que (muitos agnósticos) acabarão dizendo: ‘Não acredito em Deus, mas não tenho certeza, então sou agnóstico’”, disse Fish.

Jocelyn Williamson, cofundadora da Comunidade de Pensamento Livre da Flórida Central, não acredita em um poder superior, mas diz que não pode ter certeza. Tecnicamente, isso se enquadra na definição de ateu agnóstico. Mas ela diz que muitas vezes diz às pessoas que lhe perguntam sobre as suas crenças religiosas que ela é uma humanista secular.

“A maioria das pessoas não sabe o que isso significa e então posso conversar”, disse Williamson. “Há muitas noções preconcebidas se eu apenas disser que sou ateu.”

O termo ateu apenas transmite aquilo em que ela não acredita, disse Williamson. O termo humanista, por sua vez, indica que é motivado pela compaixão pelos outros e que acredita que a tomada de decisões sociais deve ser baseada na razão e na ciência.

Um dos equívocos mais comuns sobre os ateus é que eles não possuem a moral que outros frequentemente atribuem à religião.

Numa pesquisa da Pew de 2019, 44% dos residentes dos EUA disseram que a crença em Deus era necessária para ser moral e ter bons valores; Em outros países, essa proporção é muito maior.

Williamson está muito familiarizado com essas noções. Quando começou a conhecer líderes religiosos no seu estado através do seu trabalho com a Comunidade de Pensamento Livre da Florida Central, ele lembra-se de um membro do clero lhe ter perguntado o que o impedia de matar outras pessoas se não acreditasse num poder superior.

“Sempre pensei que isso fosse um meme, um lugar-comum”, disse ele. “Eu não achei que alguém realmente acreditasse nisso.”

Na verdade, vários estudos sugerem que os ateus não são mais imorais do que as pessoas religiosas. Eles também têm tanta probabilidade de participar da vida cívica quanto aqueles que são afiliados religiosamente e têm a mesma probabilidade de se comprometer com o serviço comunitário, de acordo com a recente pesquisa da Pew sobre “não-religiosos”.

Os ateus também são estereotipados como pessoas raivosas que se opõem veementemente à religião e aos seus seguidores. No entanto, como qualquer outra população, não constituem uma unidade. Williamson, por exemplo, atua no Conselho Inter-religioso da Flórida Central e trabalha com líderes religiosos em direção a objetivos comuns. Ele acrescentou que muitos não-crentes são voluntários em organizações religiosas pelo desejo de servir as suas comunidades: o seu pai trabalhou como diretor local para a organização sem fins lucrativos cristã Habitat for Humanity, apesar de não ser religioso.

Outro equívoco sobre os ateus é que eles são seguros ou inabaláveis em suas crenças, disse Fish. Muitas vezes dizem que não têm certeza sobre as grandes questões existenciais e, portanto, não podem ser ateus. Mas muitos ateus também estão pensando nisso.

“Só porque não acreditamos em um deus não significa que temos todas as respostas para todo o resto”, disse ele. “Na verdade, para muitos, a maioria de nós, é o oposto. Reconhecemos que não os temos.”

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/lifestyle/por-que-as-pessoas-estao-evitando-dizer-que-sao-ateias/

Nenhum comentário: