sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Ra, Isis e a serpente

Ra, o deus principal e deus do sol, tem um nome secreto, que é o segredo de seu poder. A deusa Ísis (cura, parto, "trono") quer "governar a terra em conjunto com [Ra]" (204). Ela pensou que poderia obter esse poder aprendendo o nome secreto de Ra. Rá estava envelhecendo, babando pela boca e tendo "pouco ou nenhum controle sobre seu corpo". Ísis pegou um pouco de terra e depois de adicionar um pouco da baba de Rá (que, naturalmente, caiu do céu), ela trabalhou e amassou o barro na forma de uma cobra. De alguma forma, com seus poderes mágicos, ela trouxe a cobra à vida e a escondeu no caminho que Ra (como o sol) percorria todos os dias.

Logo, Ra veio com seu séquito de deuses e servos. A serpente saltou e mordeu Rá na perna. Ra começou a se sentir tonto imediatamente, sentindo seu "poder vital" o deixando. Enquanto o veneno da serpente corria por suas veias, Rá gritou de dor. Todos os deuses se reuniram em torno dele, perguntando qual era o problema. No entanto, Ra estava nas garras do veneno e não podia contar a eles o que havia acontecido - seus dentes batiam e seus membros tremiam, "pois o veneno inundou todos os seus membros, assim como o Nilo durante a inundação inunda toda a terra. do Egito" (204).

Quando Ra finalmente consegue falar, ele diz que foi ferido "por alguma coisa mortal" (205) que ele não viu ou fez, e pergunta quem faria tal coisa com ele. Ele diz: "Eu nunca sofri uma dor como esta antes." Então ele fala sobre o quão poderoso deus ele é e quantos nomes maravilhosos e poderosos ele tem. Seu nome real e secreto, no entanto, "foi escondido dentro do meu corpo por meu progenitor, para que as palavras de poder daqueles que fariam magia sobre mim não obtivessem domínio sobre mim" (205). Ele então fala sobre sua dor novamente e pede aos deuses que ajudem a curá-lo com feitiços.

Todos os deuses tentam, mas apenas Ísis parece ter uma pista sobre a natureza desta doença. Ela diz imediatamente que Ra foi obviamente envenenado por uma serpente e, além disso, que ela pode curá-lo com suas "palavras eficazes de poder" (206). Ra novamente reclama de tremer e sentir frio ("mais frio que a água") e febril ("mais quente que o fogo"). Ísis diz: "Diga-me o teu nome, ó pai divino, pois vive a pessoa que repete o teu nome" (206).

No entanto, em vez de dizer seu nome, Ra se gaba de ter criado a terra e as montanhas e de seu poder de fazer o Nilo subir (206). Ele diz a Isis alguns de seus outros nomes - "Eu sou Khepera pela manhã, Ra ao meio-dia e Temu à noite" (207) - mas ele não entregará seu nome secreto.

Ísis não se deixa enganar por esses nomes conhecidos e pergunta novamente pelo nome secreto. Por estar tão doente, Rá finalmente diz: "Eu me permitirei ser revistado por Ísis e deixarei meu nome sair de meu corpo e passar para o corpo dela" (207). Rá se esconde dos outros deuses, e Ísis, auxiliada por seu filho Hórus, realiza a operação do nome de uma maneira não especificada. Ela então profere um feitiço ("Descarrega-te, ó veneno" etc.), curando-o com suas palavras de poder. Sem dúvida, esse feitiço para curar picada de cobra poderia ser usado por humanos que estavam em apuros semelhantes aos de Ra.

Fonte: https://faculty.gvsu.edu/websterm/Egypt/Ra&Isis.html
Traduzido com Google Tradutor.

Nenhum comentário: