sábado, 13 de agosto de 2022

O mundo de Bob

Eu conheço bem os cristãos, então eu esperava que Bob, ateu, se saísse melhor, afinal, o ateu se vangloria de ser mais inteligente. A minha experiência mostra o contrário.
(Desculpas que não colam)

Desde que inventaram a internet as pessoas foram desenvolvendo uma notável habilidade de fazer questão de passar vergonha em público. Bob é um desses. Ele tropeçava cada vez que eu fazia um comentário em seus textos no Patheos, na seção Non Religious. Ele acreditou que mudar para o Only Sky lhe traria mais sucesso.
Ele tem sido um fracasso bem sucedido.
A série de textos que ele pretende publicar deve seguir a terrível falha da série de três textos onde ele analisa e responde ao texto do apologético Lennox.
A vã e desesperada tentativa de Bob me fez lembrar do desenho animado chamado O Fantástico Mundo de Bob. Desta vez ele promete mostrar 25 razões pelas quais não vivemos em um mundo com um Deus.

…eu devo descrever algumas palavras, tal como o ateu conceitua. Felizmente, eu conheço o Ateísmo tão bem quanto o Cristianismo.

Deus é a entidade do Cristianismo, senão das religiões abraãmicas.
Religião é a cristã, ou suas semelhantes advindas do monoteísmo.
Igreja é a instituição que representa Deus.
Crença é qualquer coisa que destoa do pensamento científico, desprovida de evidência.
Ainda que desnecessário, eu acho conveniente ressaltar que esse conceito é superficial, generalizante, discutível e questionável.
(Criando um caso)

Bob diz:
Para mim, ter uma epifania pessoal da existência de Deus não serve. Há tantas explicações naturais concebíveis para tal experiência – drogas (recreativas ou medicinais), doença que eu não poderia confiar em algo genuinamente sobrenatural.

O ateu, o descrente, deve ter uma vida tediosa. Você tem uma epifania pessoal com as várias formas de arte: música, poesia, pintura, escultura, teatro e cinema. Então, segundo o raciocínio do Bob, nós vivemos em um mundo sem arte. 😏

Bob diz:
…Deus não fornecerá essa evidência, estamos sozinhos, procurando pistas para a existência de Deus. O que precisaríamos ver para saber que o deus cristão existe? Dito de outra forma, como saberíamos que estamos vivendo no Mundo de Deus?

Minha resposta: se vivêssemos no God World, esperaríamos não ver coisas que argumentam que esse deus não existe. Essa é uma maneira complicada de colocar as coisas, mas precisamos ver dessa maneira. Estamos nadando em tantas pistas de que não vivemos no Mundo de Deus que minha resposta é: eu poderia concluir que Deus existe, mas somente se todas essas pistas não existissem.

Essa é a "evidência" que eu vou usar para mostrar que Bob (como o do desenho) vive em um mundo tal como foi concebido por ele. O método científico não é o único jeito de entender o mundo, a vida e a existência. Mesmo na ciência, o pensamento abstrato está presente. Bob sequer toca na questão do que é considerado existência. Como bom ateu, Bob insiste nessa obsessão de que algo só existe se tiver evidência, mas ele acredita na moral, mesmo que esta não tenha evidência de existência. 😏
Mas Bob está confortável no pedestal que ele mesmo ergueu e se entronou. Então ele anuncia, convencido de sua retumbante vitória:

Porque vimos como é a sociedade cristã.
Porque as crenças religiosas refletem a cultura.

Sim, nós vimos e vemos diariamente. Mas onde está a sociedade ateísta? O Ateísmo surgiu dentro da cultura ocidental, fundada e formada pelos povos antigos, todos religiosos, todos pagãos. Até pouco tempo atrás, a ciência endossava o racismo. Dawkins é duramente criticado por suas opiniões sobre as pessoas transgênero. Ops.
Eu nem preciso esperar e ler as outras 23 "razões". O discurso é bem conhecido e não convence. Boa tentativa, Bob, não foi dessa vez.

Nenhum comentário: