quarta-feira, 30 de março de 2016

A Árvore da Vida Assíria

Pesquisando por artigos e fontes sobre a cultura babilônica e o quanto este povo influenciou o Judaísmo e o Cristianismo em suas crenças, práticas e rituais eu encontrei um artigo descrevendo a Árvore da Vida Assíria e suas correlações com a Árvore da Vida da Cabala.
Diz-se, inclusive, que o misticismo contido na Cabala seja de origem do povo Caldeus, mais especificamente dos Oráculos da Caldéia, cuja análise faz parte da obra de Jâmblico e Plotino. O Neoplatonismo contém muito dos mistérios do Egito Antigo, Caldéia, Acádia, Suméria, conhecimento que nos foi transmitido também pelo Hermetismo e pelo Ocultismo.
Apesar das informações esparsas e discutíveis, eu pressinto que eu deva explorar os mitos envolvendo Semíramis e Nimrod, visto que estes mistérios têm muitos elementos em uso no Paganismo Moderno, na Bruxaria Tradicional e na Wicca Tradicional.
A Árvore da Vida Assíria tem, como na Árvore da Vida Judaica, dez ramos [que são chamadas de Sephirots na Cabala], que são emanações ou atributos de Alaha Ashur, o Deus Supremo [Ain Soph, na Cabala], cada ramo identificado com um Deus do panteão Assírio.
Os dez ramos da Árvore da Vida Assíra tem na primeira linha, na coluna central, Anu [Kether ]; na segunda linha, coluna esquerda, Sin [Binah]; na segunda linha, coluna direita, Ea [Hokma]; na terceira linha, coluna esquerda, Enlil [Gevurah]; na terceira linha, coluna central, Mullisu [Tipheret]; na terceira linha, coluna direita, Marduk [Hesed]; na quarta linha, coluna esquerda, Adad [Hod]; na quarta linha, coluna direita, Nabu [Nezah]; na quinta linha, coluna central, Ishtar [Yesod], na sexta linha, coluna central, Nergal [Malkuth].
A primeira tríade é o domínio intelectual composto pela coroa, sabedoria e compreensão, a tríade mediana é o domínio moral composto pelo amor, compaixão e justiça, a tríade inferior é o domínio físico composto pela glória, vitória e fundação.
A coroa é Anu [Céu] e a fundação é Nergal [Terra]. Entre o Céu e a Terra, conectando-os, está a Deusa do Amor, Ishtar.
A Santissima Trindade [Pai/Filho/Espírito Santo] é composto por Alaha Ashur [Ain Soph, Pai, Adonai], Ishtar [Yesod, Filho/a, Sol, Amor] e Mullisu [Espírito Santo, Sophia, Shekinah, Mãe].
Essa análise é de autoria de Maggie Yonan, encontrada na página do Speak Assyria.

Nenhum comentário: