sexta-feira, 9 de maio de 2014

O corpo

Que lugar de confusão complexa é o corpo. Como pessoas espirituais, nós temos várias convenções sobre ele para considerar.

Muitas tradições religiosas proclamam que o corpo é algo negativo, um obstáculo em nosso caminho para a iluminação ou a salvação. O corpo é um conjunto de paixões em guerra, uma coleção de fluidos impuros e matéria, um obstáculo e nada mais. Esta é uma compreensão dualista do mundo, onde o corpo e toda a matéria são separados do espírito. Se transcendermos nossos corpos, geralmente através de renúncia ou ascetismo, estaremos livres da escravidão do mundo físico.

Algumas tradições abraçam este mundo e todas as várias manifestações físicas, vendo o físico como um local de prazer e alegria. Se alguém vê o divino em tudo, então o dedo do meu pé, aquela árvore e seu gato são todas formas de manifestação do divino. Isso pode levar a duas ideias diferentes, uma que tudo que é prazeroso vale, e outra que envolve moderação.

Algumas tradições espirituais não falam muito sobre o corpo de qualquer maneira. Mas se você cavar mais fundo, quase todas as tradições caem em um dos dois campos. E a maioria delas caem na primeira, a de negação do corpo.

Como uma mulher no mundo ocidental, existem inúmeras outras questões sobre corpo no alicerce da tradição filosófica e religiosa. Os discursos, na maioria, são dualistas por natureza. Dizem, quase por inteiro, que o corpo feminino é perigoso. Mesmo com a ostentação comparativamente hedonista - o uso de corpos femininos para vender coisas e entretenimento em filmes e pornografia - o corpo feminino é um objeto usado por forças patriarcais em seu benefício, nunca para benefício ou prazer da fêmea. O corpo é definitivamente usado como uma armadilha, mas supõe-se que tenhamos um heroico espírito de autocontrole. É tudo muito confuso.

Nas minhas tradições escolhidas, o corpo e o espírito não são entidades dualistas em guerra uma com a outra, nem são uma e a mesma coisa. Eu vejo o corpo como um presente. A personificação é cheia de beleza. Alguns dizem que os espíritos invejam nossa existência física. Nós temos o cheiro, o tato, o paladar, o tato, o sentimento. O meu corpo é meu veículo, a minha ferramenta, mas não é uma carne mecânica que faz a vontade da minha mente - uma perspectiva dualista. Idealisticamente, meu corpo e minha alma trabalham em conjunto para o bem de todas as minhas partes, para manter a conexão entre essas partes e com outras criaturas e espíritos.

Evidente, nossos corpos e nossos sentidos podem nos enganar. Uma coisa boa em excesso já não se torna uma coisa boa. Muito vinho embota nossos prazeres, muita comida faz com que nossos estômagos doam, muito sono pode nos deixar desatentos, etc. E nossos corpos muitas vezes nos “traem”. A dor nos impede de nos conectar; a conexão é, em minha opinião, o objetivo principal da vida espiritual. Eu tenho uma quantidade maior de compaixão para com os meus amigos e outras pessoas que experimentam a dor e desconforto.

E depois de todo esse sofrimento, controle e negação (ou revelação) de nossos corpos - nós morremos.

A teologia cristã vê a morte como a prova do pecado. Adão e Eva teriam vivido para sempre, mas foram amaldiçoados com labuta, sofrimento e morte. "Porque o salário do pecado é a morte." Isso não é uma metáfora. O Cristianismo Clássico vê isso como uma verdade física. Eu acho que é um disparate. Na melhor das hipóteses, é uma metáfora. A dor e o sofrimento de qualquer tipo são de fato uma forma de pecado. A maioria de nós sofre, graças ao pecado sistêmico. A Bíblia não está brincando quando diz que sofremos pelos pecados de nossos pais por sete gerações. Ciclos de abuso, pobreza, degradação ambiental - todas essas coisas levam a teias do pecado, e eles levam a desconexão e morte.

No entanto, vivemos em um mundo governado pela física, biologia, química. Não há vida sem morte. Nós temos que comer e, quer que isso seja uma cenoura ou uma vaca, alguma coisa deve morrer para que algo viva. Pensar que a Terra e os seres humanos poderiam existir sem a morte é desconcertante.

Meu corpo é um ponto de conexão. Eu sou minha própria árvore do mundo, o eixo do meu universo. Eu sou tanto meu corpo e não o meu corpo. Se eu ganhar peso, ou perder as pernas, ou ficar queimado em um incêndio, eu ainda serei eu. E não eu. Mas esta personificação é tudo que eu sei neste momento.

Eu sei que, se eu precisar, eu posso suportar e me beneficiar da austeridade. Mas por que impô-la se eu não preciso? O mundo tem sofrimento o suficiente como é. A partir deste eixo corporal no universo eu me conecto com esse mesmo universo e com você. Eu não posso transcender a minha forma. Mesmo se eu alcançar a iluminação amanhã, eu ainda estou preso neste corpo. E que alegria e privilégio que é.

Nenhum comentário: