terça-feira, 16 de novembro de 2010

Como prender uma bruxa

Ao usar o oráculo virtual [Google] eu me deparei com uma notícia inusitada e engraçada.
Na Grã-Bretanha, com a proximidade do Halloween, a Metropolitan Police deu um manual de instruções aos policiais para saberem lidar com os pagãs/os e bruxos/as.
Estamos no Halloween e a hora das bruxas se aproxima, mas não fique alarmado - policiais estão na patrulha, com orientações de como lidar com bruxas.
O conselho está em um manual de 300 páginas que dá aos oficiais uma lista de "fazer e evitar" quando se aproximarem dos seguidores de diversas religiões, do ateísmo ao zoroastrismo.
As instruções incluem evitar tocar o "Livro das Sombras" de uma bruxa, que contém seus feitiços, ou segurar sua adaga cerimonial.
O manual online também adverte aos oficiais a não tirarem conclusões precipitadas se encontrarem uma situação onde uma pessoa nua e vendada está amarrada pelas mãos – eles podem ter acidentalmente tropeçado em um ritual pagão, onde tais atividades são uma prática normal.
"As bruxas tem um Livro das Sombras, que contém um registro escrito ou diário de seu progresso pessoal como bruxa", diz o guia.
"A maior parte dos livros tem capas ornamentais, alguns tem o título Livro das Sombras, outros não".
"Qualquer livro pode ser usado, mas este livro é considerado como privado e especial e não deve ser tocado por outro que não sua autora. Se for possivel evitar tocar este livro então o melhor fazer isto".
O guia, feito pela Metropolitan Police, a maior força policial da Bretanha, adverte contra interromper uma cerimônia pagã.
Acrescenta: "Algumas cerimônias incluem um participante nu, vendado, cujas mãos podem estar atadas. Isto está de acordo com o ritual e tem o total consentimento do participante".
Aos oficiais também é dado conselho sobre a adaga cerimonial, conhecido por athame, carregado pelas bruxas e alguns tipos de pagãos.
"Quando entrar na casa de uma bruxa, não toque um athame sem a permissão de sua dona", diz [o guia].
"Durante a Disputa de Beltane que celebra o festival de Beltane (pelo fim de Abril), tem sido um hábito para alguns usar athames de vários tamanhos, alguns do tamanho de espadas, em um cinto, como um símbolo visível de sua crença pagã e os usam nas ruas".
"Estes não tem a intenção de serem usados como uma arma ofensiva, mas pode ser mal iterpretada dessa forma".
Também providenciaram um glossário de termos pagãos incluindo a saudação tradicional de "Feliz Encontro" e uma explicação de um "wickening" [wiccaning], ou cerimônia de nomear uma criança.
Explica as datas e os significados dos festivais pagãos tais como Imbolc, Lughnasadh e Samhain – também conhecido como Halloween.
O manual também afirma: "Os pagãos não tem leis dietéticas. Entretanto, muitas bruxas, mas não todas, são vegetarianas".
Fonte: Telegraph [link indisponível]
Nota da casa: Meus amigos ateus vão certamente protestar por terem sido incluídos como pertencendo a uma "religião". E definitivamente eu não suporto bruxo/a que é vegetariano/a.

Nenhum comentário: