sexta-feira, 25 de junho de 2010

Hierós, hágios, hósios

Hierós

Este termo remete às coisas que permitem a aplicação das condições necessárias para a realização do rito. Trata-se de formas casuais ou circunstanciales, e não essenciais, do sagrado. Assim, um lugar pode se voltar sagrado ao tempo de uma cerimónia (o lugar de um sacrifício), inclusive um objecto da vida quotidiana (a faca para degolar à vítima sacrificial) ou inclusive um homem (o oficiante). Efectivamente, o sacerdote (ou ἱερεύς / hiereús) não é um homem fora da sociedade civil: o clero não há que falar dele como uma casta social senão como uma função administrativa da sociedade grega. Com freqüência, o sacerdote, efectivamente, não é mais que um servidor público sacado a sortes ou eleito para um ano, o sacerdocio aparece como um cargo do Estado, essencialmente efémero (o do sacerdote de Eleusis era o mais célebre). Durante seu mandato, o sacerdote não é investido de suas funções mais que durante os actos litúrgicos, e não fora destes momentos. Não existe, ademais, clero grego jerarquizado e organizado como instituição autónoma, o sacerdocio aparece como uma função essencialmente pública.
Este aspecto essencialmente ocasional do ἱερός / hierós ajuda ao entendimento do sustantivo plural τὰ ἱερά / ta hierá que pode remeter também segundo o contexto aos «actos do culto», aos «lugares de culto» ou inclusive aos «objectos do culto», ou globalmente «às coisas consagradas ao culto».

Hágios

Este termo poderia ser traduzido pelo adjectivo santo. Caracteriza o que é definitivamente afastado da vida quotidiana e do mundo comum por sua pureza. Opõe-se em isso a ἱερός hierós. É notável que seja o termo que se usa em grego moderno para designar aos santos cristãos. Um lugar pode ser definitivamente ἅγιος hágios, é então o τέμενος teme-nos, termo derivado do verbo τέμνω, témnô, «cortar», e significando literalmente «cercenado». O téménos é, efectivamente uma zona, um lugar, um lugar de tamanho variable que lho tem separado do domínio humano, voltando assim definitivamente aos deuses. Com freqüência, um lugar volta-se téménos após uma teofanía, aparecimento ou manifestação divina, podendo estar realizada por um fenómeno natural como o raio, um prodígio qualquer, ou todo o acontecimento ou fenómeno simples ao qual se lhe atribui rasgos virtuosos por pura interpretação. O espaço do téménos, porque não deve ser mancillado, é rigorosamente delimitado, com freqüência grosseiramente com pedras ou a colocação de marcos. Não se pode entrar mais que em um estado de pureza e com respeito às proibições, variables de um lugar a outro; um santuário aparece desde então sistematicamente como téménos. Originalmente, o téménos (seu primeiro sentido está em Homero) designava também uma porção de terra reservada aos heróis ou ao monarca para lhes assegurar seus rendimentos. Trata-se, guardadas as distâncias, de um feudo medieval.

Hósios

Este último termo connota a ideia de permisión. É ὅσιος / hósios o que está prescrito ou permitido pela lei divina. Um ser voltado impuro por causa de uma mancha, é excluído dos ritos e tem proibido entrar em um téménos, volta a ser hósios após ser lavado desta mancha. Em plural e substantivada, a expressão τὰ ὅσια tà hósia («ler coisas hósios») designa «as leis divinas», por oposição a τὰ δίκαια tà díkaia, «as leis humanas».

Fonte: Wikilingue

2 comentários:

Anônimo disse...

No caso do santuário, Hágios, ninguem podia entrar. Nem sacerdotes, nem santos, nem ninguém?

betoquintas disse...

O local santo torna-se especial. Deixa de ser profano, público. Para adentrar ao local santo, o devoto e o sacerdote cumpriam uma purificação ritual.