sexta-feira, 25 de junho de 2010

Fases do buscador

1 - Uma pessoa leiga se interessa por Wicca. Esse interesse se torna muito grande, quase uma obsessão de busca de informações. Esse geralmente é o momento em que se identifica o Chamado da Deusa, ou seja, a Deusa esta chamando aquela pessoa para conhecê-la e se aproximar Dela.

2 - O novato começa a pesquisar, conversar , ler, aprender. Vai juntando conhecimento, gosta do que lê e um dia resolve experimentar fazer um ritual. Daí gosta e começa a praticar celebrando no mínimo sabbats e esbats. Vai aperfeiçoando seus ritos.

3 - Chega um dia em que ele gosta tanto das celebrações que começa a considerar tomar o caminho do sacerdócio wiccaniano[sic]. Dai é que ele começa a considerar a hipótese de uma futura iniciação. Nessa altura ele já aprendeu que para chegar a Iniciação ele precisa passar pela Dedicação.

4 - Na verdade, durante a Dedicação é que o novato vai passar pelo chamado PROCESSO INICIÁTICO, ou seja, vai vivenciar todas as coisas que vão transforma-lo em um Iniciado. Isso tem a ver com pratica magica, conhecimento da Deusa e do Deus, conhecimento de si mesmo e auto-equilíbrio, construção de um Eu mágico e tudo que ele significa.

5 - Dedicação pode ser definida como um compromisso simples em que você vai aprofundar sua vivência com os Deuses Antigos e experimentar viver como vive um sacerdote ou sacerdotisa. Uma boa definição é que a Dedicação é o namoro para conhecer os Deuses, para saber se você quer mesmo se casar com eles pra sempre, que é o que significa a Iniciação.

6- Você vai ficar como Dedicado o tempo necessário para que todas as mudanças que precisam acontecer rolem. Para entender essas mudanças, você precisa compreender que é um processo de Despertar. Um leigo é um Adormecido, um Iniciado é um Desperto. É no processo Iniciático, durante a Dedicação, que ele vai passando pela transformação de adormecido em desperto.

7- Na minha experiência, e já acompanhei de perto ou de longe mais de uma centena de processos de dedicação, um leigo demora em média 3 anos para chegar ao Despertar. Por isso eu já falo hoje para quem me pede dedicação que nem pense em se iniciar com um ano e dia, é uma perspectiva bastante irreal, pelo menos na minha avaliação. Eu sou uma Iniciadora muito exigente, e a cada ano me torno mais exigente, porque vejo o quão prejudicial é para a vida das pessoas e das tradições quando pessoas não vocacionadas acabam passando pela peneira da iniciação e a fazem sem ser algo muito pensado.

8- Quando o processo inciático está ok, ou seja, a pessoa alcançou o mínimo necessário para poder ser iniciada, ai se coloca a decisão que mudara sua vida para sempre: ela quer se iniciar e ser uma sacerdotisa/sacerdote dos Antigos, um instrumento consciente deles no mundo e servi-los? Se o amor da pessoa pelos Deuses for tão grande que ela aceite essa tarefa, então ela deve se Iniciar e saber que servirá os Deuses para sempre com todos os seus recursos, da melhor maneira que puder.

9 - No dia da Iniciação termina o período da Dedicação. Mas se a pessoa futuramente quiser se dedicar em alguma outra tradição de bruxaria, dai a cada tradição que entre haverá um período de dedicação especifico. Mas isso é só para os doidos que praticam mais de uma tradição ao mesmo tempo, ok? Isso exige muitíssimo mais da pessoa e demanda uma vocação muito maior e uma entrega total. Não é muito comum, o mais frequente é que a pessoa passe só por uma tradição ou pela auto-iniciação uma vez apenas.

10 - O processo de auto conhecimento, estudo, prática etc não termina com a Iniciação, pelo contrário! Depois da iniciação ele se intensifica e muito! Um recém-iniciado é alguém que apenas esta começando o caminho, ele vai caminhar muito, aprender muito. Nessa hora da iniciação é preciso manter a humildade e a auto-crítica. Há recém-iniciados que se acham super-poderosos e começam a fazer coisas suicidas, tipo dedicar logo dez pessoas.

É preciso que os recém-iniciados percebam que estão apenas no começo do caminho, e não se achem os "sábios". Já vi muita gente com bom potencial se perder e se danar de verdade por causa dessa ilusão de poder que a iniciação traz... Muito cuidado!

Autora: Mavesper Ceridwen, em texto da Sociedade Wicca

Nota da casa: Este tópico é uma continuação e um complemento ao excelente texto "Formando iniciadores e iniciados", de autoria desta mesma sacerdotisa. Realmente, um texto que encerra primorosamente o tópico.

Nenhum comentário: