segunda-feira, 28 de abril de 2008

Poste de Maio

Do wikipédia, traduzido por mim.
O poste de Maio é um mastro alto de madeira (tradicionalmente feito de bordo, pilriteiro ou vidoeiro), muitas vezes erigido com várias fitas longas coloridas suspensas pelo topo, adornado com flores, envolto em folhagens e enfeitado com largas coroas, dependendo das variações locais e regionais. O que é frequentemente visto como um poste de maio Inglês/Britânico "tradicional" (uma versão um tanto mais curta, mais lisa do poste escandinavo com as fitas amarradas no alto e suspensas ao chão) é um relativamente recente desenvolvimento da tradição e é provavelmente derivado das pitorescas danças itálicas encenadas em teatros na metade do século 19. Usualmente é esse poste menor, simples que as pessoas (usualmente crianças de escola) dançam em volta, trançando as fitas para dentro e para fora para criar padrões espetaculares.
Com raízes no Paganismo Germânico, o poste de Maio tradicionalmente aparece na maior parte dos países Germânicos, nos países fronteiriços e nos invadidos pelos Germânicos após a queda do Império Romano (como Espanha, França e Itália), mas mais popularmente na Alemanha, Suécia, Áustria, Grã Bretanha, República Tcheca, Hungria, Eslováquia, Eslovênia e Finlândia nos tempos modernos para as festividades e ritos da Primavera, Dia de Maio, Beltane e Solstício de Verão.
Simbolismo:
O poste de maio é considerado um símbolo fálico, coincindindo com a adoração de figuras germãnicas fálicas como os de Freyr.
Outros significados potenciais incluem o simbolismo relacionado ao Yggdrasil, um eixo mítico que liga o Submundo, o Mundo, o Astral e vários outros reinos.
A tradição atual do poste de Maio coincide geograficamente com a área de influência dos mitos Germânicos.
A afirmação do simbolismo fálico em relação ao poste de Maio reflete seu atual valor semiótico: celebração, comunidade, jovialidade e a chegada do Verão.

Nenhum comentário: